Esse tal de full frame vale a pena? 3/5 (1)

Olá pessoal, chegamos ao sétimo episódio das Dicas do Vernaglia, com algumas considerações sobre tamanhos de sensores de captura de imagem, tanto para vídeo como para fotografia.

Há certamente vantagens e desvantagens em um sensor “full frame” (que eu prefiro chamar de 35mm), assim como há vantagens e desvantagens em qualquer tamanho de sensor, APS, 4/3″, 1/3″ e tantos outros, mas se formos considerar o que é dito na mídia, especialmente na publicidade dos fabricantes de equipamentos, iremos pensar que uma câmera com sensor full frame é verdadeiramente a melhor opção que existe para captura de imagens qualquer que seja o trabalho, o que nem sempre é verdade, por isso optei por tratar desse tema.

Lógico que para quem é fotógrafo há muitos anos e que iniciou com filme, a manutenção do tamanho do sensor em comparação ao filme traz um conforto para que as coisas funcionem como sempre funcionaram e assim o uso do sensor 35mm faz todo o sentido, mas e para quem começa hoje, sem referências anteriores ou costumes arraigados, faz sentido se preocupar com isso? É possível que não pois o que faz sentido é escolher o sistema que lhe ofereça o que você precisar para o seu trabalho, seu estilo etc. E também para quem é do mercado de vídeo e cinema, acostumado a sensor de 1/3”, ou no caso de cinema, digital ou analógico, com o padrão Super 35mm, faz sentido ter o sensor 35mm fotográfico como referência? Talvez sim, talvez não.

Trabalho com câmeras APS (Canon EOS 7D), Super 35 e 1/3″, e mesmo tendo começado com filme, lá em um passado distante, devo dizer que não é o tamanho do sensor que faz meu trabalho ser melhor ou pior, mas o uso que faço dos sistemas que escolho e para extrair o melhor de cada sistema, entender as diferenças é fundamental.

Fica a dica, nos vemos em breve.

http://vimeo.com/53097367

Em breve mais novidades no Dicas Do Vernaglia. Acompanhem a série!

Nos vemos em breve,
Grande abraço a todos,

Armando Vernaglia Junior
@VernagliaJr

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Armando Vernaglia Jr

Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar