Home » Sites Úteis » Portefólios Profissionais só na SmugMug

Portefólios Profissionais só na SmugMug

A partilha de fotografias na Internet tem vindo a ganhar diariamente novos adeptos. E com este acréscimo de interesse tem-se notado também uma evolução nos Serviços disponibilizados para o uso das nossas Fotografias. SmugMug é mais um Serviço, mas com características bem definidas para quem gosta de Fotografia e está a pensar divulgar os trabalhos pessoais em forma de Portefólio.

Para quem faz da Fotografia uma forma de rendimento, quer em Full-Time quer em Part-Time, sabe que é necessário muita dedicação na divulgação/apresentação dos nossos trabalhos. Possuir um Portfólio é meio caminho andado, o problema muitas das vezes é possúir um com qualidade. A SmugMug pode dar-nos uma ajuda nesta tarefa visto que é de certa forma especializada na criação de Portefólios para Fotógrafos e ainda nos ajuda a aumentar os rendimentos dos nossos trabalhos.

Experiemente a SmugMug durante 14 dias gratuitamente e sem compromisso clicando aqui.

Como funciona a Plataforma SmugMug

Na SmugMug cada um de nós possuí uma Página Web Pessoal (o chamado portefólio) onde podemos colocar as nossas Fotografias. Todos os nossos trabalhos podem ser separados em Pastas para melhor organização e dependendo do tipo de conta, temos o poder de decidir como ordenar todo o nosso Portefólio. Como se isto não chegasse é possível ganhar dinheiro com a venda dos nossos trabalhos sem grandes preocupações. Ou seja, a SmugMug trata de todo o processo de venda, impressão e envio das Fotografias e nós só precisamos de esperar pelos nossos 85% da venda realizada.

Tipos de Conta na SmugMug

Como se sabe todos os serviços possuem quase sepre contas de utilizador com diferentes características. Na SmugMug não é diferente e também podemos encontrar diferentes tipos de conta. Desde o Standart passando pelo Power e acabando no Pro, podemos encontrar contas com mais poderes que outras.

Conta Standart: Esta conta é indicada para quem apenas quer possuir um Portefólio onde possa colocar as Fotografias que tira. Não existe forma de tirar rendimento directo, ou seja, não é possível comprar as Fotografias que aparecem no Portefólio, servindo então apenas para apresentação do vosso trabalho. (Preço: 5$/mês ou 40$/ano)

Conta Power: Esta conta é algo difícil de caracterizar visto possuir características da Conta Pro e obviamente todas as da Conta Standart. O que quer isto dizer é que de certa forma podemos fazer as mesmas coisas que na Conta Basic, tendo no entanto mais Segurança e Protecção nas fotografias que alojamos na SmugMug. (Preço: 8$/mês ou 60$/ano)

Conta Pro: Indicada para quem anda nas Fotografias há algum tempo e que sabe que até possuem trabalhos que vendem bem. É com esta Conta que podemos definir o Preço dos nossos trabalhos e gerar recetas muito boas. No entanto e como indica o nome apenas para PROs. (Preço: 20$/mês ou 150$/ano)

Notas Importantes: A qualidade do Serviço prestado é comum às três contas. Apenas diferem nas opções que a elas estão associadas. Para ver a comparação total dos três tipos de conta podem visitar este link.

Aspectos que destacam a SmugMug das outras Plataformas

Um dos aspectos que dá grande valor à SmugMug é a Segurança de toda a Plataforma. Todas as fotografias são protegidas contra cópia e Pastas de Álbuns podem ser ocultadas e protegidos por senha e dependendo do tipo de conta adquirida. Uma outra característica que podemos apontar como favorável é o facto de não existir Publicidade em volta das nossas Fotografias, facto que em outras Plataformas não podemos ver visto estarem carregadas com Publicidade.

Abaixo deixam-se algumas frases de testemunhos que usam a Plataforma e que comprovam o que já foi dito.

“The only real advantage to Smugmug over other “site post and view” sites, is you can set the pricing and it appears like it’s your own site.”

“It works well. Very customizable. I have hidden galleries for storage of personal photos.”

Em resumo, a SmugMug é sem dúvida uma Plataforma a ter em conta quando estivermos a pensar fazer o nosso primeiro Portefólio. Senti-mo-nos logo um pouco mais profissionais em possuir um Portefólio de qualidade, já para não falar que com a experiência podemos retirar receitas da mesma Plataforma.

Experiemente a SmugMug durante 14 dias gratuitamente e sem compromisso clicando aqui.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Amigo, entrei no site do Smugmug… Como ele funciona aqui no Brasil? É possível vender, imprimir e enviar as fotos para os clientes aqui no Brasil? Ou ele imprime minhas fotos lá nos EUA e envia pra cá? Ou usa um laboratório daqui? Como isso funciona? Grato!

    • Anselmo, acesso o site da SmugMug e coloque suas dúvidas a eles que vão dar certamente o melhor suporte.

  • I am an emotional eater, my weight increased recently because of emotional turmoils… Once i grasped why I was eating, and of course, with applying above stated tips, I hope I’m on a good way… WE are all hungry for something, and it is not food. I thought Sacher cake will fill my emotional emptiness, but even five pieces didn’t.. So, now I’m trying to be more conscious about it…

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1110010368 which is not a hashcash value.

  • É verdade Lucas, mas a segurança na internet hoje é muito diminuta e qualquer foto alojada na web pode ser roubada, infelizmente. Vamos ver se futuramente conseguimos mudar isso com a ajuda do Diogo Ramos, colunista aqui no portal ;-)

  • Diogo, só há um problema com Smugmug, ou qualquer outro "portfolio" digital: A ruptura da ideia por trás de um portfolio.

    Como diz o nome, se trata de algo que você porta contendo folhas, páginas, fotos,…

    Acredito que um portfolio (fotolivro, fotos organizadas numa pasta, caixa,…) E slideshows seriam mais completos e surtem amis efeito que um serviço de fotos digital.

    Com respeito à segurança, se alguém quiser roubar e usar minhas imagens, há vários serviços de busca de imagem pela internet e a justiça está ao lado dos direito autorais (e eu agradeceria, assim poderia fazer alguns ups no meu set de equipamentos… rs)