Home » Artigos » Dicas

Termos básicos da Fotografia 4.33/5 (6)

Alguns termos básicos da Fotografia podem parecer específicos e difíceis para os amadores quando estão lendo sobre fotografia ou pesquisando câmeras, mas aqui você vai encontrar os principais pontos de interesse nesse mundo fotográfico.

Megapixel: quanto mais megapixels uma câmara tiver, mais detalhe obterá e mais conseguirá ampliar a imagem com maior qualidade.

ISO: o ISO é uma função fundamental para se fotografar em ambientes com pouca luz e sem o uso do flash. Porém, quanto mais alto colocamos o ISO, menor a qualidade da imagem, pois, devido à claridade gerada, a imagem fica com os famosos ruídos.

LCD: usamos o Live View para fazer composições usando a tela de LCD ao invés do visor da câmera (View Finder).

Autolimpeza: os sistemas de autolimpeza são essenciais, eles controlam e eliminam pequenos vestígios de pó/poeira que se acumulam no interior da câmera.

Estabilizador da imagem: a tecnologia permite que as fotos fiquem desfocadas e ameniza àquela impressão de ‘imagem borrada’. Podemos encontrar dois tipos de estabilizador: o da própria câmera e o da lente.

Autofocus: é um sistema com determinados pontos focais prontos para que, em um momento de pressa, você não precise ajustá-lo manualmente. O número de pontos focais pode variar de acordo com o modelo da câmera.

Faixa dinâmica (alcance dinâmico): como uma câmara não consegue captar os detalhes de uma cena – com um grande contraste – da mesma forma que um olho humano, quanto mais alta a faixa dinâmica (HDR), maior a possibilidade de obter um bom contraste. Uma alta faixa dinâmica capta mais contraste do que uma exposição única, combinando os melhores detalhes de altas luzes de uma foto e o melhor detalhe da sombra.

Fator Crop: antes mesmo da quantidade de megapixels, o sensor é uma das prioridades na hora de escolher uma câmera. A imagem que vemos no visor é apenas 95% da fotografia total, é o sensor que define a qualidade da imagem final. Câmeras com sensores de 35/36mm são chamadas de ‘Full Frame’ e equivalentes às analógicas de filme. As câmeras que tiverem um valor abaixo deste, apresentarão o que chamamos de “fator de corte”, o que significa que apenas uma parte da imagem que passa pela lente é capturada.

Disparo contínuo (Continuous Mode): o, também conhecido como, ‘Continuous Mode’ é um drive de velocidade que permite tirarmos diversas fotos em um disparo contínuo. O número de frames por segundo (fps) varia de acordo com o sistema de cada câmera.

JPG e RAW: o formato JPG é, digamos, o mais fácil de usar, As fotos ficam leves, o que permite uma maior quantidade de fotografias armazenadas e facilita na visualização e no envio das mesmas. O formato RAW é mais comum entre os profissionais da área que necessitam de uma maior qualidade para trabalharem na pós-produção (como, por exemplo, tratamentos de imagem).

Formato: hoje em dia o formato mais comum é o de 16:9, mas existem formatos preferíveis para cada tipo de fotografia.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Adriana Cecchi

Paulistana de 21 anos, graduada em Comunicação Digital/ Produção Audiovisual é apaixonada por fotografias randômicas e conceituais.
Embora tenha concluído um curso de Fotografia Digital, sempre foi autodidata, buscou entender e prestigiar artigos, reviews, trabalhos e dicas de colegas na Internet.

10 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Oii!Quero comprar uma câmera boa,mas sou leiga nesse assunto.Fico em dúvida entre Nikon e Canon.Qual a melhor?E qual o modelo melhor?Me indique uma poooor favor?!?Pensei na Canon t4i ou t3i…O que acha?

  • Não sei quanto a vídeos, mas em fotografia o formato mais comum é o 3:2 e não o 16:9.
    Inclusive, é a proporção padrão dos filmes analógicos e dos sensores digitais das reflex.

  • Acho que isso aqui não ficou lá muito certo não…
    "A imagem que vemos no visor é apenas 95% da fotografia total, é o sensor que define a qualidade da imagem final."

    Nem sempre o visor mostra 95%: às vezes é 96, outras 98 99 e até 100%, então definitivamente não dá pra generalizar.

    • É um dos artigos mais honestos e esclarecedor que tive a oportunidade de ler sobre equipamentos fotográficos.
      Acho que hoje, não apenas os amadores mas também os profissionais tem algumas dúvidas se está fazendo a opção está na hora de comprar equipamentos ou assessórios fotográficos. Artigos como este alerta com imparcialidade sobre os cuidados que devemos ter na hora da compra.

Páginas Úteis

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar