Um ensaio pré casamento “atemporal” 4.83/5 (46)

Hoje em dia quando falo de ensaio pré casamento com meus clientes, sempre tento passar pra eles a idéia de fotografar um ensaio de fotos atemporal, algo que não seja “brega”daqui a alguns anos, ou meses… rsrsrs

Eu acompanho a fotografia de casamento desde muito novo, como sou criado por um pai fotógrafo, eu vou a casamentos desde os 12 anos de idade, ajudar a iluminar com fotocélula, em tempos bem mais remotos onde a fotografia não tinha atingido esse nível de difusão como hoje.

Então posso dizer que, o ensaio pré casamento é algo relativamente novo dentro da fotografia de casamento como um todo, e que esse ensaio passou por muitas tendências e modinhas ao longo desse processo, onde muitas delas caíram de vez, mas ainda tem aqueles que sem muita criatividade usam desses artifícios.

Vamos lá, vou dar algumas dicas do que EU acredito ser legal OU não dentro de um ensaio pré casamento, vou dividir o assunto por tópicos.

Roupas

Esse é um quesito bastante importante de ser comentado, as pessoas acham que tem necessidade de trocar várias vezes de roupa, e muitas vezes nem se perguntam se a roupa que ela escolheu faz sentido com alguma coisa da paisagem ou do momento que estão vivendo, por isso a minha dica sempre é: USE UMA ROUPA SÓ.

Sim, é muito melhor você acertar uma vez do que errar três. Muitas vezes eu digo ao cliente que faça o investimento em um look só, mas um que seja certeiro, e acredito que quando temos apenas uma chance de acertar, nós nos concentramos mais em fazer a melhor escolha.

Cores das Roupas

Dar preferência para cores neutras, como branco, nude, creme… cores claras vão combinar muito com o momento, as roupas transmitindo um sentimento de leveza, isso vai com certeza deixar suas fotos ainda mais lindas, sem contar que quanto menos atenção você atrair para as roupas, mais atenção você vai atrair para quem realmente importa, os noivos. No meu ponto de vista é ideal que o homem se vista com uma camisa, e uma calça de cor neutra ou shorts dependendo da situação, evitando também camisetas com estampas, números ou marcas.

Contexto

Esse ponto aqui vai ser um pouco mais complexo e conflitante com os dois acima, porque 90% dos ensaios pré casamento ou mais que eu fotografo aqui, São em áreas verdes, praia ou montanha, sempre algo a ver com a natureza, mas claro que se você vai fotografar um casal “Rock n’Roll” que vai fazer esse ensaio num Pub, ou um casal que curte skate e vai fazer isso numa pista de manobras, não vai fazer sentido algum ela estar de vestidinho branco e ele de calça e camisa, então o contexto de onde as fotos estão sendo feitas vale tanto quanto o estilo de fotos, o que também não estou dizendo pra o indivíduo pegar uma camiseta velha e ir fazer fotos para o pré casamento, as fotos que marcam o anúncio do dia mais importante da vida dos dois… existe jeito de fazer uma produção para que as fotos tenham contexto e mesmo assim esteja bonitas, elegantes, diferentes de um dia normal.

Acessórios

Novamente, isso tem muito a ver com contexto. Eu não vejo muita lógica em se levar balões num ensaio pré casamento, a menos que esse seja num parque de diversões, ou então uma moldura, para que se coloque o casal dentro, também será uma foto solitária, que não fará sentido algum no conjunto da obra, ou ainda uma cesta de pick nick, quando o casal nunca fez isso na vida antes, não tem sentido fazer agora, um violão para um noivo que nem sabe tocar, e por aí vai… a lista de acessórios desnecessários é imensa.

Horário

Esse ponto vai realçar algumas idéias acima descritas. O horário do ensaio vai influenciar no andamento e na aparência das fotos, por isso quando se quer ter um ensaio mais harmónico, eu procuro fazer o ensaio mais próximo do fim do dia, onde eu posso pegar os vários nuances do dia, e isso da um toque ainda mais especial as fotos.

Como Eu Faço?

Então vamos lá, vou contar um pouco de como eu costumo fazer, e primeiramente, o que vale dizer é que respeitar o cliente ainda é a regra mais importante, então você como profissional pode sugerir, explicar o ponto de vista, a tendência, mas se o cliente insistir que quer fazer de outro jeito, ele tem a palavra final, ele está pagando por sua arte, mas a arte vai ter a cara dele, entao tente usar sua identidade artística para melhorar o máximo que puder e faça o trabalho, você pode até não postar, mas nunca poderá não fazer.

Eu Faço Assim:

Falo para o cliente que se ele fizer trocas de roupas, o ensaio vai parecer um editorial de moda, e vai perder aos poucos o romatismo das fotos, a sintonia, e que para o vídeo isso vai ser prejudicial também. Digo ao noivo que mesmo que talvez ele não goste de usar camisa, calça e pentear os cabelos, esse será um dia atípico na vida dele, um dia incomum pede um estilo incomum também, então sempre tem como melhorar um pouco, depois converso com eles sobre cores e estilo das roupas, evitar estampas e numerais, vai fazer com que as fotos nao “saiam de moda”em pouco tempo, depois falamos sobre contexto para ver o que eles pensam em fazer, e se eles tem alguma particularidade do casal, tipo, o noivo toca violão, ou os dois gostam de tomar chimarrão, ou andar a cavalo, nesse caso escolhemos algum acessório que faça sentido, a minha dica é que um buque de flores sempre tem espaço dentro de um ensaio pré casamento, dai dentro desse contexto e já com uma aceitação maior deles, criamos um estilo, e sim, se necessário podem haver trocas de roupas, lembrando que respeitar o contexto é muito importante e que toda regra pode ter uma exceção, e por ultimo definimos o horário de término do ensaio, pra saber que horas vamos começar, e daí é só alegria.

UMA REGRA DE OURO pra mim é que O MENOS É MAIS. É uma frase clichê, mas que funciona, procure não querer re-inventar a roda, faça algo sutíl e aposte suas fichas em boas poses e numa boa direção de cena, em fotos mais românticas, ou até mesmo num ensaio mais solto onde o casal segue o próprio ritmo, mas lembre-se, o noivos não são modelos profissionais, então o fotógrafo tem a missão de ajudar nesse momento, para que eles possam ser naturais durante essa sessão de fotos, para que eles possam “destravar”.

Fotografia é arte, então crie seu estilo pra se destacar, seja original e único ou o mais próximo disso.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Maicon Sturm

Sou fotógrafo de pessoas felizes, com mais de 12 anos atuando no mercado
e há mais de 18 acompanhando meu pai em eventos como seu auxiliar Junior… rsrsrsr Minha principal área de atuação é em casamentos e ensaios de casais, espero poder contribuir com todos compartilhando minhas experiências vividas.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar