Home » Artigos » Dicas » 7 Passos para criar uma Fotografia de casamento perfeita

7 Passos para criar uma Fotografia de casamento perfeita 4.33/5 (70)

Olá, tudo em paz?

Queria agradecer o imenso retorno após meu artigo “7 passos para ter coragem de ser fotógrafo profissional”. Fiquei impressionado com a ressonância das minha idéias nas pessoas, consegui somar positivamente em centenas de pessoas.

Obrigado!

Agora vamos lá!

Vem comigo, para conversarmos sobre algumas dicas quentes para a criação de fotografias impactantes, esteticamente e tecnicamente interessantes – e o mais importante – que comuniquem uma mensagem.

1- Conte uma História

Fotografias impactante

Conheça a história para poder contá-la.

Somos fotógrafos sociais, registramos pessoas e contamos as histórias delas através da linguagem fotográfica. Como é possível contar uma história sem conhecê-la? Se interesse pelos seus noivos, ouça o que eles te dizem. Pergunte muito, é de graça!

Claro que existem pessoas mais interessantes que outras, mas sempre há algo em nossos casais que merece de ser contado. De um momento na vida deles, até uma característica física.

2- Seja como um encanador

_DSC0463

Veja suas fotografias antes delas existirem.

O encanador quando chega à sua casa para consertar um cano, não sai quebrando a pia ou a parede. Ele olha, testa, estuda e aí decide onde e como quebrar o que é necessário.

Nós, fotógrafos, achamos que temos que, por exemplo em um ensaio, começar a fotografar desinfreadamente e não pensamos no sentido do que estamos fazendo. Não sentimos, não vemos as coisas como deveríamos: com o nosso olhar único e sensível.

Dica do Gabriel: ao chegar no local do ensaio e conversar com o casal, peça uns 15 minutos. Neste tempo, ande pela locação com um celular na mão e sinta o local, sinta as suas possibilidades e sinta a luz. Busque registrar com o celular as fotografias que você quer fazer. Depois chame o casal e realize com eles as composições que pensou.

3- Composição

IMG_7252

Seus noivos são apenas parte do seu quadro.

Seja uma parede com cor chapada ou uma composição com muita informação, formas e cores, seus noivos fazem parte desta composição.

Experimente pensar em toda a composição antes de encaixá-los na sua foto. Preste atenção, o fato de você não pensar exclusivamente neles e toda a sua composição ser em função deles, não tira a importância do casal, mas lhe auxilia a criar composições interessantes e mais complexas. Pense fora da caixa!

4- Luz

_MG_3444

Antes de tudo: não tenha preconceitos.

Vejo muitos fotógrafos torcerem o nariz para algum tipo de iluminação: luz dura, flash na camera, LED, lanterna, luz do sol ao meio dia, luz natural rebatida…

Sua negação a qualquer fonte de luz, só te deixa com menos recurso. Posso te falar um coisa? TODA luz tem um propósito e situação. Seja curioso.

Posso te falar mais uma coisa? Todo absoluto é insuficiente.

Domine diversas formas de luz e seja um fotógrafo mais completo, a luz é a base de tudo. Às vezes, escolhemos fotos como favoritas no Lightroom apenas porque a Luz está incrível. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra! Veja a luz, antecipe-se à ela – porque a todo o momento muda sua temperatura, contraste e posição.

Utilize a luz de forma interessante.

Um dia você irá parar de correr atrás de luz e vai começar a buscar as sombras.

5- Movimento

_MG_1869

Dê movimento a sua Fotografia, sua mensagem irá ser potencializada.

Após você decidir sua composição, determinar a mensagem da sua Fotografia e utilizar uma luz interessante. Comunique um movimento, pode ser uma gargalhada, um olhar, um toque etc, algo que construa uma sensação em quem está vendo a sua fotografia.

Dica do Gabriel: após tudo estar como você quer, converse com os noivos, sempre com o olho na câmera, pronto para fotografar. Fique atento e clique! Se você os conheceu em um bate-papo prévio, não vai faltar assunto.

6- Edite

_MG_6067

Sem baboseiras puristas: em toda a história da Fotografia a edição exerceu seu papel, e ele foi e é bem importante.

Seu clique finaliza na revelação das suas fotos, seja analógica ou digital. Diversas fotografias antológicas da época do filme foram duramente editadas. Porque agora, com tantos recursos e tamanho dinamismo, você não deveria melhorar suas fotografias? Preste atenção novamente: editar suas fotos não siguinifica ter uma fotografia mediocre e usar o Lightroom, Photoshop ou Photomecanics como muleta. Busque seu estilo na edição e siga-o.

7- Saiba falar sobre a sua Fotografia

IMG_2236

Se observe para se conhecer.

Busque saber os porquês das suas criações. Saiba dissertar sobre suas fotografias, explique as pessoas, quais os objetivos da sua arte. Conte a história por trás da história. Seja verdadeiro e atento, assim a busca sobre a sua Fotografia Autoral será plena.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gabriel Reinert

Gabriel Reinert é fotógrafo de casamentos porque gosta do que é essencialmente humano:
as emoções e os sentidos que atribuímos às imagens. Acredita no compartilhamento do conhecimento como ferramenta de crescimento pessoal. Formado em publicidade e propaganda, com trabalhos com fotografia e design no brasil e exterior. Gestor da produtora Allados Studio no Rio de Janeiro.

18 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Me gerou uma dúvida: como argumentar sobre as minhas fotografias e ter admiração sobre o trabalho?
    Estou pensando em começar com a carreira, pois gosto muito de fotografar coisas por aí!

  • Com certeza Ronaldo!
    Precisamos muito pensar em nossos clientes.
    A ordem de importância do direcionamento de nossas atitudes deveria ser;
    – nossos clientes
    – nossa fotografia
    – em nós

    Nesta ordem!
    Fica na paz, tudo de bom!

  • Boa noite Gabriel, gostei muito de seus conteúdos e conhecimento pois sou fotógrafo e amor essa profissão pois eu acho que para seu trabalho sair de uma forma bem feita você têm que primeiramente amar o que você faz, pois assim você fará com muito amor, e a cada momento que você estiver fotografando sempre ser coloque no lugar da pessoa que está contratando o seu serviço pois assim você fará tudo de forma mais incrível e lembrasse que cada instante que você fotógrafa e único e inexplicável.

  • Não sou fotógrafa profissional, não trabalho com fotografia. Estou iniciando meus estudos juntamente com aquisição de material e prática. Porém eu digo: todas as dicas acabam por me auxiliar mesmo nas fotografias "caseiras", familiares e de amigos. Show de dicas!

  • Gostaria que vocês façam duas matérias por que fotografar à noite em eventos e terrível. 1 com objetivas do kit 18×55 Nikon e 50mm (cinquentina) da nikon.

    • Olá Irapuan, na paz?
      Fica a dica para a gestão do portal, obrigado pela sua sugestão!
      Pense em soluções para a sua iluminação, com certeza esse é um bom caminho.
      Grande abraço e boa sorte!
      Espero que tenha curtido o artigo.

  • Gostei muito dessa publicação! redondinha! tudo isso se aplica aos registros relativos à família em seus eventos nos quais somos chamados a fotografar :-))

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar