Home » Artigos » Dicas

Veja o mundo como uma criança

Praticamente em todo curso básico de fotografia, que ministro na escola de Imagem – Rio de Janeiro, costumo introduzir o módulo com a seguinte frase:

Veja o mundo como uma criança!

E na maioria das vezes são adultos na sala de aula com objetivos distintos mas unidos ali pela mesma paixão, a fotografia.

E por que ver o mundo com uma criança?

Thiago-Theo-8914

Crianças são curiosas e caminham contemplando novidades visuais a sua volta. Elas tem a leveza em observar o detalhe e a “visão” sem censura, bloqueios, pré-conceitos ou anestesia.

Certa  vez ao receber uma mãe no meu estúdio para um ensaio de infantil, estava sentado em minha mesa na lateral do estúdio e observei as duas entrarem pela primeira vez naquele ambiente. Fato foi, que a mãe com olhar completamente vidrado em minha direção, não observou nada além da minha mesa e eu, já sua pequena filha, de 4 anos, observou tudo em sua volta em um movimento de cabeça como se estivesse em slow motion!

Imersa em um ambiente novo e rico em detalhes estava ela, a criança, apenas observando e/ou fotografando, assim alimentando seu banco de imagens mental.

Ai, te pergunto! Quantas vezes hoje você já reparou nos pequenos e belos detalhes a sua volta? Crescemos e entramos em uma anestesia visual, a qual acostumamos “ver” quase as mesmas coisas diariamente!

Thiago-Theo-8933

Isso é claramente quebrado quando viajamos e deliramos visualmente com quase tudo, pois o novo (visual) nos desperta curiosidade.

Assim faço um desafio. Fotografe detalhes de lugares da sua rotina como sua casa, sua rua, seu local de trabalho e nele busque formas, cores e luzes que irão fazer você sair de sua zona adulta de conforto visual. Ótimo exercício para “descondicionar” o olhar! Complexo? Não! Gostoso! Arrisque-se e depois me conte.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Gostei bastante do artigo. Ja fazia isto de vez em quando, mas agora vou começar a ver as coisas de outra maneira.
    Estou começando agora no ramo da fotografia / filmagem e esta vai ser uma dica bastante válida!!!!!

    Valeu!

  • Luciana

    Muito bom!

  • Pascoal de Oliveira

    Ótimo artigo Thiago, tento fazer isso sempre e não só com a fotografia.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar