Home » Artigos » Artigos de opinião » Vença o medo do início

Vença o medo do início

Como em toda em qualquer profissão, o princípio é cercado pelo medo. Por melhores que sejam as expectativas, os desafios e as incertezas do novo nos perseguem.

Conversando com alguns amigos fotógrafos pude perceber que no fundo todos já sentiram medo. No meu início não foi diferente. Lembro-me que, por diversas vezes, este site foi meu auxílio. Através de vários e-books e artigos que muito me ajudaram a amadurecer profissionalmente e a vencer os desafios que apareceram naquele momento.

Para quem está começando a fotografar o maior medo é de fracassar e de não conseguir chegar a um alto nível técnico. Vemos fotos de grandes profissionais e admiramos o resultado, porém quando estamos diante das nossas próprias fotos o medo nos causa questionamentos… Como farei fotos assim? Como alcançarei esse patamar? Acredito que seja comum e natural sairmos para realizar um trabalho cheios de motivação após nos inspirarmos em fotos maravilhosas que vimos na Internet e ao mesmo tempo no final, nos decepcionarmos com os nossos próprios resultados. Quando vemos que nada saiu como planejado e muito menos como gostaríamos, logo vem o desapontamento, seguido do medo que volta a nos assombrar.

Priscila&Douglas-6329

O objetivo deste artigo é encorajar e mostrar que o início sempre vem acompanhado de desafios, dificuldades e medos, o que é totalmente natural e que somente o tempo nos fará enxergar o quanto tudo isso nos faz crescer profissionalmente.

Em nossas vidas de fotógrafos encontramos dificuldades, porém temos tudo para superá-las. No fácil acesso à Internet encontramos vários artigos, dicas e ensinamentos técnicos, que abrem nossos horizontes e ainda que suas fotos não estejam como as destes profissionais que te inspiram, saiba que é uma questão de tempo e que em breve, com muito estudo e dedicação você fará imagens lindas e até melhores. Foi assim que superei meus medos. Parei de olhar e me desapontar, apenas sigo em frente vencendo os medos e as dificuldades. Hoje depois de quatro anos consigo viver da arte e o medo do início foi superado dando espaço para novos desafios e novos medos.

Tash-Leandro&Celia-5788

Escrever aqui para vocês é realizar um antigo sonho e nem por isso deixei de sentir medo. Será que vão gostar? Qual será a reação dos leitores? Ainda mais em se tratando de um portal que tanto me ajudou e que é tão bem reconhecido por todos. Enfim, tomei coragem e escrevi. Saibam que, ministrar meu primeiro workshop faz parte de mais um desafio a ser superado, mas a vida segue e vencemos nossos medos diariamente.

Espero que tenham gostado deste artigo e que sigam em frente, lutem e se dediquem, pois com certeza alcançarão seus objetivos fotográficos.

No próximo artigo estarei preparando algo técnico para vocês!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Kleiton Oliveira

Kleiton Oliveira , 28 anos Fotógrafo. Encontrei na fotografia um modo poético e original de me expressar ,só ela tem o poder de eternizar momentos e realizar sonhos!!!

14 Comentários

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra