FLASH TTL. 5 dicas de como utilizar

Neste artigo você vai conhecer 5 dicas de como utilizar o seu Flash TTL.

“Eu odeio Flash!”

Frase muito comum nas rodas de fotógrafos amadores e iniciantes! Isso se dá por conta da responsabilidade dada a este carinha chamado também de speedlight! Bom, acontece que quando adquirimos nosso flash nós não respeitamos algumas regras que farão com que dominemos esse nosso sabre de luz!

Flash TTLFlash TTL via shutterstock.com

1ª Dica Flash TTL – Procure a exposição perfeita da luz ambiente

Essa minha primeira dica é muito séria e muito real. Pelo fato do flash ser uma fonte de luz, por muitas vezes não levamos em consideração a exposição da luz ambiente (salvo quando propositadamente você busca utilizar o flash como única fonte de luz) tendo como resultado ambientes escuros e sombras duras. Por isto saiba que mesmo utilizando o Flash você terá que por muitas vezes utilizar ISO Alto.

2ª Dica Flash TTL – Flash rebatido

Acredito que por muitas vezes você já se perguntou por que os fotógrafos usam o flash virado para cima? Bom, isso se da para buscar como resultado uma luz mais “harmoniosa”, suave com transições de sombra bem sutis. Quanto maior a fonte de luz mais suave ela será. Rebatendo a luz do flash você faz que a luz se espalhe aumentando o tamanho da área e preenchendo o objeto por um todo.

3ª Dica Flash TTL – Uso de acessórios

Em ambientes com tetos altos ou externas o uso do flash rebatido não fará muito sentido (acredite é comum ver esta prática). Neste caso temos que buscar algumas alternativas como os acessórios para speedlight. Estes vão desde rebatedores de PVC ao famoso e genial Ligthsphere.

4ª Dica Flash TTL – Fique atento(a) à velocidade de sincronismo

Caso não saiba, a velocidade de sincronismo é o limite da velocidade do obturador que faz com que o sensor fique todo exposto. Passando deste limite pelo fato da alta velocidade da cortina, quando uma abre a outra já sai atrás. Neste caso se o flash disparasse criaria uma sobra na foto. Então sempre preste muita atenção na sua velocidade quando estiver utilizando o seu speedlight. Más não temos uma solução para isto? Sim, os engenheiros criaram um sistema que permite você passar para altas velocidades. Este chamado de Sync Speed na canon e Auto FP Nikon. Na canon é mais fácil pois ele pode ser alterado no próprio flash e na Nikon através do Menu. Infelizmente alguns modelos da Nikon não têm esta função. Caso não for utilizar altas velocidades deixe esta função inativa pois aumenta o consumo de bateria e perda na luz.

5ª Dica Flash TTL – Controle a exposição do seu flash

Essa é a sacada master. Sabendo que você precisa ter uma boa exposição de luz ambiente, é fato que você também poderá fazer estes ajustes de exposição no seu flash. Mesmo a leitura do modo TTL sendo feita pela câmera, podemos subexpor e superexpor a luz do flash em até 3 pontos.

Siga estas dicas e tenha certeza que terá um ótimo resultado com seu Flash.

Aproveito para convidar você a participar do nosso grupo whatsapp sobre Flash, clique no seguinte link para entrar: https://chat.whatsapp.com/09UzMa5U2Ic7NJ7JQCEAbM

Vamos te mostrar os principais SEGREDOS PARA CRIAR ENSAIOS MARAVILHOSOS.
1º CONGRESSO NACIONAL FOTODG
Saber Mais ➜