Home » Artigos » Dicas

10 dicas fundamentais de composição na fotografia – Parte I

Lentes, tripés, filtros, equipamentos caros e sofisticados, iluminação… Essas são as primeiras coisas que você pensa que fazem um ótimo fotógrafo? Calma lá caro amigo, há algo mais na fotografia do que simplesmente cuidar da exposição e dos quilos de equipamentos que carregamos. A composição é um dos principais pilares para uma excelente fotografia, e quem entende dela registra excelente fotos até com o celular, ou com uma câmera portátil.

Então, o que está por trás de uma excelente fotografia? Há muitos estudos sobre percepção humana e sobre construção de sentido no nosso cérebro, e o gestaltismo é um deles. Você dá sentido as imagens conforme elas estão organizadas. As cores têm o poder de aguçar ou de inibir nossos sentimentos. Naturalmente, nos sentimos mais confortáveis (ou desconfortáveis) quando as imagens se mostram de um certo jeito para nós. Isso é valido para quase todo tipo de arte: desde a fotografia até a pintura e o desenho.

Na primeira parte desse artigo vamos mostrar a você alguns exemplos disso. Há alguns princípios básicos de composição para a fotografia que podem ser aplicados com algum sucesso, caso você treine bastante. Vamos ver?

Simplicidade

Menos é mais. Já ouviu essa frase? Ela também vale para a fotografia. Suas fotos precisam de um assunto. Ponto. As fotos confusas raramente agradam o visual. Já viram aquelas fotos que tem milhões de coisas nelas e você fica confuso só de ver? Montanhas, flores, pessoas, pássaros, turistas, você, etc, etc. Esqueça isso um pouco e pergunte a si antes de clicar: Qual o elemento principal da sua imagem? Essa dica é extremamente válida para ensaios, retratos e fotografia documental. Um dos motivos pelos quais os melhores fotógrafos “embaçam” o fundo da imagem é para colocar o foco no assunto principal!

1

Regra dos terços

Essa é velha conhecida. Aquele jogo da velha que você risca no seu frame antes de tirar a foto. Lembrou? A regra dos terços prega que há certos pontos em sua imagem onde há uma atenção especial da visão, principalmente na primeira olhada. Seus olhos precisam passear pela imagem, e o assunto quando fica nesses pontos confere harmonia à imagem. Em paisagens é interessante dividi-la em terços, por exemplo, chão no terço inferior e céu nos terços superiores (ou vice-versa). Em retratos também fica bastante legal colocar os olhos do assunto, bem nítidos, nos terços superiores.

2

Frente, meio e fundo

Especialmente em fotografias de paisagens, é importante que sua foto tenha profundidade e tridimensionalidade. Por isso, você precisa emoldurar um primeiro plano, plano intermediário e plano de fundo para sua imagem. Ache algo interessante no primeiro plano: uma flor, um galho, uma rocha serve! No segundo plano, coloque algo que guie os olhos até o fundo. Finalmente no fundo, deixe a natureza falar por si só: montanhas, pôr-do-sol, ou um belo céu estrelado. Só não esqueça, seu assunto pode estar em qualquer plano: dê foco a ele!

3

Linhas

As linhas na sua foto são fundamentais para levar os olhos até o assunto, ou para passear pelo quadro. Elas também dão profundidade e mobilidade ao seu frame. Lembre-se sempre de compor sua imagem, aproveitando-se das linhas diagonais, paralelas, perpendiculares e curvas. Brinque com elas, e você vai ter resultados surpreendentes!

4

Peso e Balanceamento

Sabia que sua imagem também tem peso? Como uma construção, é necessário balancear com leveza os itens no quadro para uma foto mais harmônica. Por isso gostamos de algo simétrico quando vemos, ou então percebemos logo algo estranho no meio de um padrão. Olhe para os setores de sua fotografia: Baixo x Cima, Esquerda x Direita. Há um excesso de coisas em um lado, e o outro está completamente vazio? Em retratos muitos beneficiam-se do “espaço negativo” para focar a atenção no assunto, mas que tal contrabalancear com alguns objetos, mesmo que fora de foco?

5

É isso aí, pessoal! Essas são as cinco primeiras dicas para uma composição campeã. Em breve publicaremos as outras cinco, então não percam!

Se vocês querem aquele reforço nas dicas, não esqueçam de assistir abaixo o vídeo do nosso canal!

Um abraço a todos e boas fotos!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Vilmar

    Gostei muito das explicações de forma simples e fácil entendimento,já estou esperando a próxima.

  • Karina Silva

    Excelente… Estou aprendendo mto aqui.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar