10 dicas fundamentais de composição na fotografia – Parte I

Lentes, tripés, filtros, equipamentos caros e sofisticados, iluminação… Essas são as primeiras coisas que você pensa que fazem um ótimo fotógrafo? Calma lá caro amigo, há algo mais na fotografia do que simplesmente cuidar da exposição e dos quilos de equipamentos que carregamos. A composição é um dos principais pilares para uma excelente fotografia, e quem entende dela registra excelente fotos até com o celular, ou com uma câmera portátil.

Então, o que está por trás de uma excelente fotografia? Há muitos estudos sobre percepção humana e sobre construção de sentido no nosso cérebro, e o gestaltismo é um deles. Você dá sentido as imagens conforme elas estão organizadas. As cores têm o poder de aguçar ou de inibir nossos sentimentos. Naturalmente, nos sentimos mais confortáveis (ou desconfortáveis) quando as imagens se mostram de um certo jeito para nós. Isso é valido para quase todo tipo de arte: desde a fotografia até a pintura e o desenho.

Na primeira parte desse artigo vamos mostrar a você alguns exemplos disso. Há alguns princípios básicos de composição para a fotografia que podem ser aplicados com algum sucesso, caso você treine bastante. Vamos ver?

Simplicidade

Menos é mais. Já ouviu essa frase? Ela também vale para a fotografia. Suas fotos precisam de um assunto. Ponto. As fotos confusas raramente agradam o visual. Já viram aquelas fotos que tem milhões de coisas nelas e você fica confuso só de ver? Montanhas, flores, pessoas, pássaros, turistas, você, etc, etc. Esqueça isso um pouco e pergunte a si antes de clicar: Qual o elemento principal da sua imagem? Essa dica é extremamente válida para ensaios, retratos e fotografia documental. Um dos motivos pelos quais os melhores fotógrafos “embaçam” o fundo da imagem é para colocar o foco no assunto principal!

1

Regra dos terços

Essa é velha conhecida. Aquele jogo da velha que você risca no seu frame antes de tirar a foto. Lembrou? A regra dos terços prega que há certos pontos em sua imagem onde há uma atenção especial da visão, principalmente na primeira olhada. Seus olhos precisam passear pela imagem, e o assunto quando fica nesses pontos confere harmonia à imagem. Em paisagens é interessante dividi-la em terços, por exemplo, chão no terço inferior e céu nos terços superiores (ou vice-versa). Em retratos também fica bastante legal colocar os olhos do assunto, bem nítidos, nos terços superiores.

2

Frente, meio e fundo

Especialmente em fotografias de paisagens, é importante que sua foto tenha profundidade e tridimensionalidade. Por isso, você precisa emoldurar um primeiro plano, plano intermediário e plano de fundo para sua imagem. Ache algo interessante no primeiro plano: uma flor, um galho, uma rocha serve! No segundo plano, coloque algo que guie os olhos até o fundo. Finalmente no fundo, deixe a natureza falar por si só: montanhas, pôr-do-sol, ou um belo céu estrelado. Só não esqueça, seu assunto pode estar em qualquer plano: dê foco a ele!

3

Linhas

As linhas na sua foto são fundamentais para levar os olhos até o assunto, ou para passear pelo quadro. Elas também dão profundidade e mobilidade ao seu frame. Lembre-se sempre de compor sua imagem, aproveitando-se das linhas diagonais, paralelas, perpendiculares e curvas. Brinque com elas, e você vai ter resultados surpreendentes!