Home » Artigos » Dicas » 10 dicas fundamentais de composição na fotografia – Parte II

10 dicas fundamentais de composição na fotografia – Parte II

Como já vimos na primeira parte desse artigo, há muito o que estudar e aprender em termos de composição para fazer uma foto se destacar das outras. Mas, para nossa alegria, ainda temos mais cinco dicas importantíssimas que não podem ser esquecidas pelo bom fotógrafo. Você gostou da primeira metade? Então segura um pouco aí que vamos falar agora mesmo da segunda metade dos conceitos-chave para uma composição excelente!

Contraste no assunto

Lembre-se que seu assunto precisa sobressair com relação ao restante do quadro. Uma foto com assunto é fundamental, mas se ele contrastar e sobressair ao restante, é excelente! Use cores marcantes e opostas na escala cromática (Verde x Vermelho, Azul x Laranja) para marcar seu personagem, ou objeto. Lembre-se também que isso vale para o claro x escuro, tanto nas fotos coloridas como nas monocromáticas.

1

Enquadramento

A própria imagem já é uma janela que a visão do fotógrafo faz em um momento infinitesimal de tempo. Mas, há uma coisa bem curiosa: quando você envolve seu assunto em algum enquadramento dentro do frame, ele fica ainda mais ressaltado. Uma moldura, um alvo, um recorte, em torno do seu foco chama a atenção e é esteticamente agradável. Essa técnica é muito usada em ensaios, casamentos e até mesmo fotografia de rua e documental quando você precisa destacar uma ou duas coisas em detrimento de várias outras.

2

Ângulo e Pontos de Vista

Esforce-se para capturar uma imagem de um ponto de vista inusitado. A nossa tendência quando estamos em campo ou em um evento fotografando é ficar parado, concentrado nas configurações da nossa câmera, do flash ou pensando na luz. Quebre esse padrão, e mexa um pouco os joelhos e as pernas. Abaixe-se e fotografe de baixo, suba em alguma pedra, ou escada, e fotografe de cima. Use ângulos diferentes com a câmera. Você vai ver como as imagens sairão interessantes e diferentes.

3

Simetria

Sabe quando você vê alguma coisa que parece perfeitamente organizada e semelhante, de modo que seja quase uma imagem espelhada? Brinque com a simetria das imagens que você vê antes de clicar! Fique atento para reflexos, escadarias, monumentos, prédios. Na fotografia de paisagens existem muitas imagens clássicas com reflexos em lagos calmos. Quando você usar esse artifício, experimente quebrar a regra dos terços e posicione as linhas no centro da imagem para um efeito ainda mais marcante.

4

Padrões e Semelhança

Muito parecido com a simetria, mas um pouco mais sutil, as imagens com algum tipo de padrão visual são agradáveis ao olhar. Gotas de chuva arranjadas em uma janela, barracas de praia fincadas na areia, etc. Esses padrões podem estar até implícitos no ambiente! Agrupamentos organizados de objetos também são interessantes para a nossa percepção. Explore o ambiente, e você verá muitos exemplos em volta para clicar!

5

Ufa! Com isso, terminamos nosso artigo com técnicas para melhorar as suas técnicas de composição. Lembre-se sempre que apenas a prática leva a perfeição, então, além de estudar bastante, pratique bem essas dicas. E aí? O que você está esperando?

Se aquela dúvida chatinha ainda persiste, veja o nosso vídeo e mande ela embora de vez!

Um abraço, e até mais!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Luiz Carlos Junior

Fotógrafo brasileiro de paisagens e viagens. Começou sua paixão por fotografia em 2005 com uma pequena Sony W5 e hoje roda o mundo em busca da imagem perfeita.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar