Home » Artigos » Dicas » 10 informações importantes que desejaria ter recebido quando iniciei na fotografia

10 informações importantes que desejaria ter recebido quando iniciei na fotografia 5/5 (3)

É incrível a sensação de desemparo e de segurança quando entramos no assunto de fotografia, são tantas informações, milhares de equipamentos, por onde começar?

Este é um guia rápido para ajudar você!

Fonte: www.shutterstock.com
Fonte: www.shutterstock.com

1 – Que equipamento devo comprar?

Nunca uma dúvida foi tão recorrente como esta.  Lembro de quando comprei minha primeira câmera e como fiz tudo errado, não pesquisei, comprei baseado em marca e por impulso.  Acabei dando sorte, o vendedor me ajudou e acabei ficando fã da marca.   Não precisa ser assim, a partida deve ser uma boa pesquisa.  Recomendo que leve alguns dos  principais fatores em conta, qualidade da lente, qualidade do sensor (CCD), preço, variedade de lentes para determinado modelo de câmera e valor de revenda.  Lembre-se o resultado de imagem depende  fundamentalmente da qualidade da lente e da qualidade do CCD, sites especializados comparam, informam e ajudam a escolha final.  Conversar sobre o assunto com algum fotografo profissional também ajudará muito.

2- Lentes fixas ou zoom?

Depois de comprar lentes dos dois tipos e usar bastante, cheguei as minhas conclusões que compartilho agora com vocês.  As lentes fixas, via de regra são caras (excluindo-se as 50mm que acho que são boas e possuem um preço camarada) portanto devemos investir nisto com sabedoria.  O que falam sobre as fixas é que tem menor distorção, melhor construção, etc, é de fato é  bem verdade, as fixas são uma delícia de usar e conseguem imagens com uma qualidade de tirar o folego.  O que não falam é que são limitadas no uso, para variar a distancia focal você tem que mudar a lente e obviamente se mexer muito mais para frente e para traz para suprir a falta do zoom.  Pois bem, desde que adquiri uma zoom muito versátil  24-120mm  devo dizer que é agradável ter rapidamente em mãos uma gama tão grande  de distancias focais.   Resumindo, se você tem bom orçamento e não precisa alterar rápido a distancia focal compre um conjunto de lentes  fixas, mas se você quer mais agilidade e está com um orçamento menor compre uma versátil lente zoom, e de preferência, a mais clara possível.    Em tempo, conheci um profissional de casamento que tinha duas câmeras, uma equipada com uma zoom e outra câmera equipada com fixa, tudo para garantir uma rápida ação durante o evento que não vai esperar você trocar a lente.

3 – Proteja o equipamento

De preferência já saia da loja com um filtro UV  equipado na lente.  Acredito que seja uma ótima proteção mecânica apesar de que alguns puristas vão torcer o nariz. Até hoje acho que compensa muito usa-lo.

Já vi muitas pessoas levando câmeras e lentes em bolsas que não possuíam proteção mecânica alguma.  Vamos pensar um pouquinho…  Você gasta uma fabula em um equipamento que tem mecânica de precisão e muito cristal polido…   Para transporte usa a bolsa do ano passado dos kids, aquela velhinha mesmo.    Não!  Equipamento custa caro, invista em algo mais profissional, com uma proteção básica como as malas de transporte.  Se for viajar a toda hora gaste um pouco mais nas malas metálicas  profissionais.  Vale a pena.

4- Acessórios básicos

Alguns itens são muito interessantes para se ter, recomendo e justifico

  • flash portátil TTL, com controle de potencia manual e cabeça rotativa – depois do uso obvio de incluir luz extra, usar o flash portátil é um passo a mais na foto criativa.  Este acessório vale cada centavo.
  • extensor para flash portátil – na foto criativa, flash a 45 graus e fora da máquina aumentam a beleza das imagens de retratos
  • um monopod ou monopé – fácil de transportar, aumentará a qualidade das imagens
  • um tripé profissional – se curte fazer paisagens, certamente melhora em muito a estabilização da imagem e a nitidez.
  • cartão extra de memória – fique atendo a velocidade dos mesmos (classe) quando mais rápido melhor.  Não saia de casa sem ao menos duas unidades.  Infelizmente eles estragam  e você não quer ficar na mão não é?    Considere de tamanho médio, apesar de 128 ou 64 GB serem tentadores em caso de perda equivale a colocar todos os ovos no mesmo saco.  Uso cartões de 16GB que em média me dão 200 fotos em RAW .
  • Se você faz eventos com duas câmeras compre o suporte (cinta)  onde as cameras ficam penduradas nas laterais.  Este acessório é muito legal mesmo.
  • Iluminação portátil com LED – para uso em foto criativa
  • filtros – do tipo ND para foto criativa,  polarizador, graduado são interessantes e razoavelmente baratos
  • dependendo do autonomia considere a compra de uma bateria extra para a câmera
  • um jogo de baterias adicionais para o flash
  • fotômetro – indispensável no estúdio com flashes profissionais

5 – Fotografe em RAW

Demorou um pouco para que eu entendesse porque motivo deveria fotografar em RAW.   Precisei perceber que a edição no Lightroom ou Photoshop é muito mais limitada em JPG. Que o balanço de cores fica menos critico se fotografar em RAW e que as possibilidades criativas ampliam muito mais no formato RAW.    O lado negativo é lidar com arquivos bem maiores, mais processo de tratamento, mais manipulação e mais investimento em treinamento pois de nada adianta me dar o pincel e tinta se não souber pintar.  Usar RAW requer estudo sobre fundamentos da captura da imagem, cor, faixa dinâmica, formatos, etc

6 – Faça um curso básico

É preciso investir em conhecimento, cursos básicos em workshops são ótimos como ponto inicial.  Recomendo muito os presenciais mas se estiver com a grana curta você pode investir em DVDs e em livros brasileiros.  Se o Inglês estiver em dia recomendo o site  Amazon, livros chegam ao Brasil por um preço muito bom e rápido.   Como sugestão faça o básico em Photoshop, Lightroom e Fotografia.

7- Monte um acervo de referencias visuais

Faça uma pasta no computador e salve as imagens que você admira para ir treinando o olhar.  Faça uma subdivisão por temas como contraluz, luz dura, luz suave, high key, paisagem, bebês, etc.  Gaste algum tempo nas imagens pensando como foram feitas, ângulo ,tipo de luz, profundidade de campo, etc.  Tente reproduzir algumas.  Muitos fotógrafos famosos fizeram isto.  Além de ser um ótimo exercício vai ajuda-lo a compor seu próprio estilo.

8- Entenda que você deve dominar o conhecimento sobre a  luz

Pode-se pensar que o domínio do equipamento já é o suficiente para obter uma boa imagem.  Bom, isto é fundamental mas de fato o mais importante mesmo e dominar os tipos de luz produzidas na natureza ou artificiais para poder obter o máximo da fotografia.   Este estudo é extenso e merece um artigo apenas sobre isto, por hora aceite que no início é prioridade estudar sobre os tipos de luz.

9 – Faça Network ou morra de fome

Sucesso neste ramo é dependente 99% de relacionamento: pessoas que indicam trabalhos, empresas que precisam de fotografia com frequência  e referencias boca a boca.  A formula de sucesso é essa, entenda, aceite, faça seu network  ou morra de fome.

10 – Os 5 Ps de Marketing são importantes  mas o foco é no produto

Produto, promoção, ponto de venda, preço e pessoas são os famosos 5 pontos de marketing de sucesso.  Todos estes pontos são importantes mas vale ressaltar que produto ruim não deixa mais nenhum fator influenciar ou funcionar.  Em resumo, faça algo criativo, de qualidade e que deixe sua entrega final um objeto de desejo, um produto que vale a pena fazer a propaganda ¨boca a boca¨.

[divider]

Concluindo, acho que era isto que desejaria que me tivessem dito quanto iniciei na fotografia, espero ter ajudado a você que está buscando por informação.

Se  precisar tirar alguma dúvida, trocar alguma ideia sobre tema use os comentários do artigo, meu site www.foto.site.com.br ou a minha  página no facebook https://www.facebook.com/superfotografia

Bons cliques!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Eduardo Mendonça

Sou fotografo e amante da fotografia. Possuo um estúdio voltado para produtos e retratos, principalmente para gestantes e newborn. Tenho vários anos de experiencia como fotografo amador e nos últimos 5 anos estou atuando com serviços profissionais na área. Sou auto-didata mas já participei de vários congressos e cursos sobre o tema.

34 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Lente boa, um pouco escura mas ok. Compre se está com um bom preço. Sempre é bom ter uma lente mais versatil e vai ser bem mais interessante que a lente de entrada. Abs

  • Olá Eduardo, tudo bem?

    Estou iniciando na fotografia. Possuo uma Nikon d5300 com uma lente do kit 18-55. Surgiu uma oportunidade de eu comprar uma 18-105 por um preço muito bom. Vale a pena eu comprar essa lente e tentar vender a minha 18-55, ou invisto em flash, tripe, que são equipamentos que eu ainda não possuo.

    • Eu compraria a lente. O tripe nao eh critico ou urgente e o flash voce pode adiar sem problemas. Esta lente é mais versatil o que conta muito ponto para a compra. Infelizmente nao foi informado a abertura minima ou a tecnologia de reducao de vibracao o que pode preocupar um pouco se a lente for muito escura ou muito barulhenta.

      Abs
      Eduardo

  • Boa noite! Adquirir recentemente a Nikon d 7000, apesar de que eu queria uma outra camera, pois como a grana estava curta a D7000 foi a opção. Eu amo a fotografia. Gostaria de saber se a minha câmera mesmo sendo um pouco defasada, pode ser útil para fotografar paisagens e animais? Desde já agradeço pela atenção.

    • É um erro comum achar que uma câmera por ser de um modelo de alguns anos não fará com qualidade muitas das fotos que podem ser demandadas. O mercado faz pensar assim, mas não caia nessa armadilha.

    • Em qualidade de imagem são semelhantes, veja quais lentes e acessórios você encontra mais facilmente na sua região, se são para Sony ou Nikon. Pense sempre no depois para poder escolher sua câmera.

  • Eu queria pedir sua ajuda, se você puder criar um artigo mostrando todos os detalhes da câmera semi profissional SONY DSC H300… Eu comprei ela, porém no manual não vem explicando muitas coisas além do básico e na internet também não encontro muitas coisas… Se vocÇe puder ajudar, um artigo onde mostra todas as funções e coisas assim

  • Neste momento recomendo que desfrute das lentes pois já atendem 99% das necessidades. Você fez boas escolhas, no futuro estude comprar lentes claras (pois estas do kit devem ser mais escuras e limitam fotos com pouca luz) e uma grande angular que é muito bacana registro de paisagens.

  • Bom dia! Eduardo, Possuo uma Nikon D7000, adquiri o ano passado, veio 02 lentes = 18-105 e 55-300. mm, em seguida comprei a 50mm 1.4G, Pergunto-lhe você acha que preciso adicionar mais alguma, lembrando que sou amador, nada profissional.

  • Estou iniciando como fotógrafo, tenho uma Nikon d3100, mas ainda preciso de um flash melhor e mais uma lente. que dicas boas! muitas pessoas acham facil ser fotografo, e quando olham o resultado falam: nossa, que camera boa! mas quem arrumou a configuração foi o fotografo, hahaha. enfim, é assim mesmo, o jeito é nao parar pra estar sempre aprendendo algo mais :)

  • Boa noite,
    Estou iniciando no meio fotográfico mas não tenho noção de que câmera comprar, quero me especializar em fotos de mamãe e bebê e festas infantis, em minhas pesquisas gostei muito da Nikon D5100 / D 3200 e da Canon T3i, pode me informar qual dessas é a melhor ou se teria outra mais adequada?

  • Boa tarde Carol !

    Comparando as especificações das câmeras no link http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-

    Notei vantagem para a Sony pois alem de ser mais moderna, a lente é um pouco mais clara. Na hora de decidir prefiro sempre optar por lentes claras por serem mais versáteis com pouca luz. Ambas possuem um zoom enorme o que dá uma boa segurança de fotografar muitas situações. Ponto positivo. Os pontos negativos são o peso, em média 600g, o tamanho, tornando um belo trambolho para um amador levar e o zoom um tanto lento, pois demora mais tempo para fazer o foco.

    Recomendo duas coisas, pesquise um pouco sobre compactas pois hoje estão fabricando ótimas opções. São leves e será fácil levar para todos os momentos.

    A segunda coisa é que fiz um vídeo sobre o tema de escolha de câmeras: http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-

    O vídeo poderá ajuda-la no processo de escolha.

    Espero ter ajudado!

    abs
    Eduardo

    • Eduardo,
      Muito obrigada! Optei pela sony mesmo, além destas vantagens tbm adorei a idéia de foto panorâmica, que a canon sx não tem… Vou partir para os cursos… Louca pra começar!
      Valeu pela atenção!
      Abc, Carol.

  • Olá Eduardo,
    Estou adorando o site!
    Inicio no mundo fotográfico sem conhecimento porque a paixão pela fotografia e inata! Gostaria da opinião de um profissional…
    Pesquisei, pesquisei e pesquisei… E tinha duvidas entre uma DSLR e superzoom, já me decidindo pela superzoom, pois não tenho interesse de ser profissional e sim tirar boas fotos dos momentos da minha vida… Logo não pretendo ficar trocando lentes neste primeiro momento… As opiniões são para todos os lados e marcas, mas o que mais ficou pra mim são as lentes e sensor, pois o encantamento da foto e o fotografo que vai dar! Enfim, fico com uma superzoom mesmo??? Ou DSLR???(Isso que já tinha me decidido…kkkkk) … Duvida entre a CANON SX 50 HS ou SONY HX300… Se tiver outra indicação na SUA OPINIÃO desde já agradeço!
    Att, Carol

  • Tatiane boa tarde. Lembro a você que é um artigo curto e não um curso, a densidade e aprofundamento do tema portanto é naturalmente pequena. Isto vale para seu comentário de escolha de câmera ou acessórios.
    Quem são os N fotógrafos renomados que você cita? Depois de alguns anos tratando imagens não consigo imaginar alguém, principalmente um fotografo renomado que defenda o uso de um formato JPEG para edição de imagem profissional.

  • Estou aos pouvos desistindo deste site, os conselhos são otimos mas incompletos, para não entrar em polemicas o autor se limita e deixa o post faltando informação para quem esta iniciando …
    A primeira pergunta qual equipamento > eu comentaria as diferenças entre os equipamentos as diferenças de cor, uma aulinha basica de iso e lentes edeixar claro que não existe equipamento ruins existem limitações de linha e epoca de fabricação e claro entre as marcas e que a fotografia é gosto pessoal e quem está iniciando tem que olhar uma fotografia crua dos equipamentos e escolher a que mais o agrada …

    Os Acessorios basicos não são baicos para todos, tudo depende do objetivo que a pessoa tem, dependendo do objetivo ela não vai usar alguns acessorios e vai ser dinheiro jogado fora, o certo seria ele descrever os acessorios basicos e dar dicas de quando e o por que o fotografo vai utilizar assim ele pode comprar somente o que agrega a ele o fotometro por exemplo é importantíssimo não vivo sem ele, mas para quem está iniciando sim é possivel iniciar e fazer otimas fotos sem o fotometro então …
    Existem N fotografos renomados que defende a possibilidade da pessoa não usar o RAW por que o conhecimento deles é tão bom que quase não é necessario fazer ajustes finais (embora eu discorde disto) mas é importante falar para quem inicia que o RAW é como o negativo da camera de filme é a sua prova de que a autoria da foto é sua por isto é importante ter o RAW…

    Nem vou comentar os outros pontos …

    É otimo cada conselho mas quando lemos um artigo esperamos que ele seja completo e não superficial fica a dica

  • porque newborn? e não recem-nascidos? ahh, nossa eterna mania de americanizar o simples, numa vão e falsa tentativa de parecermos "chic"

    • Boa tarde. A razão do uso do termo em Inglês é simples, a América do norte ou Europa são, via de regra, criadores de estilos. Newborn quer dizer mais que a simples tradução ¨recém-nascidos¨, trata-se de definir um formato de sessão que ficou famoso no meio fotográfico, quer dizer que você fará uma sessão do bebê dentro de certa faixa de idade, com vários acessórios que embelezam a sessão e quase sempre com luz natural.

  • Bom dia, as dicas que tenho são estas do post. Certamente a marca Nikon é uma boa escolha pois possui valor para revenda e boa parte do mercado nacional está com a Nikon e Canon. Se a câmera está ou não adequada para voce e assunto para analise bem mais profunda que este espaço não pode oferecer. Se desejar posso prestar uma consultoria VIP , sob medida, para ajuda-la na escolha. Abs Eduardo mendonça

  • Eduardo, estou começando na fotografia agora e fazendo cursos básicos. Meu interesse é em fotografia de familia em geral: Gestantes, newmborn, criancas e festas. Ainda não decidi por um equipamento. Mas gostaria de algo mais profissional pois pretendo me especializar e não gostaria de ter que trocar de equipamento. Estou tendenciosa por uma Nikon D600, o q vc acha? Alguma dica?
    Obrigada.

  • Olá Zida, suas duvidas são comuns, não precisa ficar preocupada! De fato quando se deseja estudar mais composição fotografar no automático é uma ótima escolha e as vezes a cena é tão rápida que é mesmo a única alternativa. Entretanto algumas vezes aquele japonesinho que está dentro da máquina e que escolhe rapidamente a exposição e abertura se engana e faz bobagens. Nesta hora ou quando você está ao anoitecer procurando obter uma foto criativa você vai para o manual e ajusta a câmera buscando a melhor imagem técnica ou criativa com todo o tempo do mundo.
    Lente fixa significa que mantem sempre a mesma distância focal e na pratica se desejar aproximar o assunto ou se afastar dele quem se mexe é você, são lentes mais eficientes para fotografar com pouca luz e muito caras. As lentes não fixas ou zoom como as que você equipou na sua câmera podem mudar a distancia focal com você parada no mesmo lugar por este motivo são tão praticas, o negativo é que possuem mais elementos e a ótica não é tão boa quanto a fixa, via de regra são mais baratas apesar de existirem zoom claras bem caras… Lente macro é uma lente que amplia bem o assunto, hoje mesmo publiquei na DG um post bem legal sobre o tema onde explico macro com bem mais detalhes, dê uma olhada! Lente grande angular, como o nome diz tem um ângulo de cobertura maior e falando de lentes quanto maior o número da distancia focal, exemplo 300mm, mais estreito será a área coberta. Portanto se deseja fotografar o máximo de informação de uma paisagem você usará uma lente curta na faixa de 24mm mas se deseja um detalhe de um assunto mais distante usará uma lente longa na faixa de 200mm. Espero te ajudado!
    abs
    Eduardo

  • Ola! não pretendo ser fotografa, só quero aprender a tirar boas fotos, como hobby, gosto de fotografar só isso. Comprei uma Sony nex com lente 18-55 e numa recente viagem adquiri uma lente 55-210e mais uma macro(nem sei porque) que veio com um filtro que nem sei pra que serve nem como usar… Na verdade gosto de fotografar paisagens, reuniões de amigos e familiares, passeios, e como viajo muito,de registrar os momentos e os lugares mas obtendo boas e lindas fotos. Já comprei cursos pela internet mas acho tudo muito dificil … não dá para ajustar obturador, velocidade, abertura etc rapidinho quando se quer registrar aquele exato momento … por isso tenho usado tão sómente o automatico inteligente. Estarei tão errada asim para meu objetivo??
    O que significa uma lente fixa? O que é uma macro e uma grande angular, qual a diferença entre elas? Para que serve cada uma delas? Desculpe-me pela ignorancia, mas precisava perguntar. Agradeceria se voce me respondesse no meu email. E por favor não ria de mim …. Grata, zilda

  • Boa tarde Gilmar É simples, basta verificar o caminho dos fabricantes, nas caixas dos produtos todo o material fica junto com um saquinho de sílica que mantem o ar seco e livre de umidade. Portanto fuja do armazenamento em locais úmidos. O outro ponto é a manutenção, proteja a lente com um filtro UV e a cada quinze dias deixe a lente tomar sol por alguns poucos minutos, controlando para que a mesma não aqueça demais e prejudique as borrachas ou finos óleos de lubrificação. Um banho de sol bem curto ainda é a melhor prevenção contra fungos.

    abs
    Eduardo

  • Bom dia!! Gostei das suas dicas. Mas tenho uma dúvida com relação a proteção dos equipamentos. Como proteger os equipamentos(cameras e lentes) contra fungos? Um abraço e aguardo novos artigos.

  • Bom dia !!! Eu tenho um D60 Nikon lente 18/55, gostaria que me dissesem se com ela da pra começar e o que mais eu vou precisar ???? Obrigado !!!

    • Fabrício, bom dia! Já é possível fazer muitas coisas com este equipamento. Para ir além em compras seria preciso definir o que pretende fazer pois via de regra o tipo de trabalho definirá melhor os requerimentos de equipamento. Evite a tentação de sair comprando como louco e agora que fez esta escolha, descubra cada detalhe e domine sua câmera e lente, ao fazer isto você vai notar melhor o que falta. A lente 18/55 é bem versátil e será mais indicada para paisagens e retratos. A ISO de sua máquina limitará trabalhos com pouca luz portanto o uso de um bom flash será essencial. Veja no post acima, item 4, a lista que fiz dos itens básicos que deve procurar comprar ao longo do tempo. Bons cliques!

  • Caro Eduardo,
    Estes foram os melhores conselhos que já vi na internet.
    Instintivamente já os seguia. Agora, vindo de uma pessoa experiente, motivou-me a ter mais empenho nesse sentido. Continue enviando sua contribuição que é muito preciosa para quem recebe.
    Faço questão de conhecer seu trabalho (especialmente por ter passado uma boa temporada como amador.Acredito que esse fator deve ter contribuído bastante para desenvolver seu lado criativo. E eu, como amadora, estou tentando desenvolver uma boa fotografia.
    Muito obrigada.

    • Obrigado pelas palavras! Pretendo contribuir com frequência aqui na DG. meu próximo artigo está ficando muito legal, acho que o pessoal vai curtir. Abraços e bons cliques!