fbpx

3 ensaios que provam como a fotografia sensual pode esbanjar classe 4.14/5 (7)

Ainda que venha perdendo o caráter de tabu e ganhando espaço no mercado, a fotografia sensual segue, por vezes, sendo erroneamente associada à vulgaridade. Ao contrário do que muitos pensam, quando bem feitos, ensaios sensuais colocam preconceitos de lado e despem seus modelos de qualquer obscenidade ao criar retratos de extremo bom gosto.

Evitar abordagens erradas é o primeiro passo para produzir um ensaio sensual de qualidade. Apesar de amplamente presente como elemento estético em projetos de moda, publicidade, beleza e até mesmo em álbuns pessoais, não quer dizer que o sensual esteja banalizado. Cabe lembrar, inclusive, que esse tipo de fotografia não necessariamente precisa do nu, mas quando ele ocorre, aumenta o cuidado exigido por essa prática. Invadir a intimidade das pessoas demanda do fotógrafo um trabalho de aproximação e delicadeza, além de um olhar que saiba enxergar além do óbvio para explorar formas e demonstrar a beleza do corpo sem causar constrangimentos.

Inspire-se com três séries fotográficas que tratam a sensualidade com criatividade e muita classe.

Zebras – Optic Stripes

Zebras – Optic Stripes

O fotógrafo francês Francis Giacobetti transformou o sensual em arte nessa estonteante série fotográfica. “Corpos nus vestidos de sombras. Corpos banhados de sol despidos pela luz. Positivo/Negativo é uma variação que eu gostaria de continuar desenvolvendo infinitamente.” É assim que Giacobetti descreve seu projeto.

Através de um conceito simples, o fotógrafo demonstra o poder do olhar ao fazer do contraste entre luz e sombra e da geometria, artifícios para a expressão de formas belas da anatomia humana.

Zebras1

Zebras2

Towel Series

Towel Series

O fotógrafo peruano Mario Testino enxergou sensualidade em algo trivial e rotineiro, criando uma série que transforma um objeto do cotidiano – a toalha – em um elemento de composição para um ensaio sensual altamente elegante. O projeto, que começou quando Testino notou a modelo Kate Moss sentada no set com um robe branco e uma toalha enrolada na cabeça, já conta uma lista repleta de personalidades.

“Eu acho que garotas e caras sentem essa liberdade de poder se expressar, porque não existe uma maneira pré-determinada para colocar a toalha. Você pode fazer o que quiser, usá-la como quiser.” Além de estabelecer um conforto aos modelos, o que permite extrair o melhor de cada retrato, a proposta do fotógrafo gera possibilidades infinitas para um ensaio que dificilmente perderá sua unidade formal e estética.

Towel Series1

Yu (Tsai) and Me

Yu (Tsai) and Me

O fotógrafo americano Yu Tsai soube provocar os leitores da revista Sports Illustrated com fotografias sensuais que deixam margem para a imaginação. Em uma das edições da campanha, ao registrar a modelo californiana Hailey Clauson, Tsai provou que a sensualidade reside primeiramente nas formas e na mente, e que expressá-la sem apelar para o nu logo de cara pode ser um ótimo exercício para atingir o objetivo de produzir um ensaio belo e nada vulgar.

 

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Shelsea Hüsch

Formada em Rádio e TV, Shelsea Hüsch tem um apreço especial por narrativas nas suas mais diversas formas. Trabalha desde 2014 no desenvolvimento de novas experiências de aprendizado através de cursos online para a Escola Saibalá e o Grupo Cerebral.

Chat