Como Distinguir a fotografia Sensual do Vulgar? 4.75/5 (4)

Olá, é com muito prazer que estamos aqui com mais um artigo falando sobre fotografia sensual e para este artigo conto com a parceria do excelente fotógrafo e grande amigo Roma Junior que juntamente com sua equipe, colaborou com as fotos para ilustrar este material.

Por trabalhar com este segmento de fotografia sensual, busco participar dos mais variados grupos em redes sociais, sites, blogs, conhecer trabalhos de fotógrafos nacionais, internacionais e também busco muito o material impresso.

O que tenho percebido em muito material de alguns profissionais e também de iniciantes é que estão tratando o sensual de uma forma muito errada e devido a algumas posturas, quando é tocado no assunto fotografia sensual, as pessoas visualizam diretamente a nudez e aqui vamos esclarecer alguns pontos.

Quando falamos em sensualidade a mesma não se resume em focar bundas, seios, mulheres seminuas e sim este formato de foto pode ser usado como complemento de uma sessão. O que mais vemos nos últimos tempos são sessões em que um conjunto de 10 fotos 9 são closes, com isto formando mais um simples material com fotos de uma mulher seminua sem técnica e identidade, apresentando as partes de seu corpo.

Modelo Camila Guedes
Modelo Camila Guedes

 

Assistindo a um curso on-line com o consagrado fotografo J.R. Duran, deu para se perceber que muitos que acompanhavam as dicas, estavam mais preocupados em saber como o fotografo lidava com as modelos quando o assunto se tratava sobre fotografia de nu frontal, deixando bem claro que para estes que tanto questionaram o assunto, na verdade mais usam deste trabalho para poder ver uma mulher nua do que por tratar de uma arte, sentimento, momento pessoal, entre outos.

A primeira coisa que é preciso entender é que esta categoria de fotografia é dividida em vários segmentos e aqui indico alguns, são eles:

➤ Sensual Publicitário – São Fotografias que envolvem o marketing de produtos sensuais, como roupas, lingeries, acessórios e claro que para isto é preciso de uma modelo, mas o foco real são os produtos. Aqui é preciso conhecer muito sobre direcionamento e poses que enfatizem o produto.

➤ Sensual para Moda – Neste segmento modelos buscam produzir uma material envolvendo sensualidade para poder complementar ou renovar seu composite.

➤ Sensual em Revistas/Sites – Cada editorial trabalha com formatos diferentes de apresentação da fotografia, onde algumas buscam trabalhar a sensualidade envolvendo o mistério, um conto, fotos que complementam uma a outra. Por outro lado, outra categoria no mercado é voltada para a mostra escancarada do nu, partes íntimas, poses que mostram a mulher ou homem por completo, estes são considerados os materiais pornográficos, onde o consumidor esta em busca deste material, as sessões não contam com muita qualidade, estrutura, e a maioria das fotografadas são pessoas que atuam no mercado também vendendo seus corpos ou são atrizes do segmento pornô.

➤ Material para Acompanhantes – Como explicado no tópico anterior, aqui o material produzido é voltado atrair clientes para sites de acompanhantes, catálogos e o intuito é mostrar tudo que venda bem este serviço.

➤ Mulheres Comuns – Com o passar dos anos e as mulheres ganhando mais espaço no mercado e sua independência, a procura e venda de ensaios sensuais ampliou para este grupo, 70% das mulheres em algum momento de suas vidas sentiram vontade de ter uma sessão envolvendo sensualidade, algumas para presentear a si própria, outras para presentear seus parceiros, registrar uma fase especial de suas vidas, em fim, as mulheres passaram a se sentir mais confiantes em realizar o sonho de ter seu dia de modelo e que elas também podem ter um belo material com as atrizes e modelos que  tanto admiram.

Esta ultima categoria é a que muitos profissionais têm falhado, pois não se trata de um material comercial como os anteriores e sim, um material pessoal e estas mulheres estão buscando sentir-se  bonitas, atraentes, sexy, mas não estão ali para se expor por completo, mostrar partes intimas, basear sua sessão envolvendo somente nudez e muitas das vezes nem a este ponto chega.

Modelo Camila Guedes
Modelo Camila Guedes

 

Quando tratamos de sensual, não é necessário ter uma mulher com pouca roupa, ou nua e sim, um gesto, um olhar, uma pose, pode tornar esta fotografia extremamente sensual mesmo esta mulher estando completamente vestida.

Antes de fotografar, busque conhecer sua cliente, no caso de material comercial conhecer a modelo, entenda os fins reais desta sessão, para não errar e criar uma imagem negativa sobre você, em meu artigo “Extraindo o Melhor de Sua Sessão Fotografia Sensual” falo muito sobre isso.

Não ache que tem por obrigação fotografar mulheres de corpos esculturais, lindas, jovens para poder agregar ao seu material de trabalho só porque em grupos, blogs, sites são as fotos mais curtidas, esta é uma falsa ilusão. Se prestar a atenção a grande maioria que curte ou comentam nestas fotos são pessoas que só o fizeram porque a fotografia possui uma mulher seminua ou nua e não levam em consideração mais nada além disso.

A realidade do mercado fotográfico com mulheres comuns, as mesmas não procuram os fotógrafos devido a terem corpos esculturais, por serem maravilhosas e sim querem registrar quem elas são, mas, com qualidade que só um profissional com ética pode lhe proporcionar.

Busque além do objetivo principal, compor a cena com melhores enquadramentos, poses que valorizam a cliente/modelo, usar acessórios que complementem, com isto terá fotos mais bonitas, atraentes e que irão passar bem longe do vulgar.

Lembre-se uma boa fotografia não se faz sozinho(a) ter uma boa equipe com, produção, make-up, auxiliar para ajustar o que for necessário na cliente/modelo, irá melhorar e muito no resultado final de seu trabalho.

Modelo Camila Guedes
Modelo Camila Guedes

 

Retornem ao inicio deste artigo e observem cada foto com calma, perceba como o fotógrafo ao mesmo tempo em que deixou sua modelo nua, em nenhum momento suas partes intimas estiveram exposta e como cada fotografia valoriza um ponto em especifico, trazendo sensualidade, delicadeza e muita beleza.

Como comentei no início, as fotos que ilustraram este artigo são do meu amigo fotógrafo Roma Junior junto com sua equipe técnica, que agradeço muito por colaborar comigo abrilhantando ainda mais este material.

Equipe Técnica

Fotógrafo: Roma Junior Fotografia |facebook.com/romajrfotografia|instagram @romajr_photo
romajunior.tumblr.com |[email protected]
Beleza: Odilon Schmid |instagram @odilon_schmid
Modelo: Camila Guedes

Ajude-nos a expandir o conteúdo deste excelente portal, curtindo compartilhando com os amigos, os artigos que são publicados aqui, o apoio de vocês nos ajuda muito.

Grande abraço

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Paulo Roberto

Paulo Roberto, fotógrafo principal e proprietário do Estúdio Bendet Fotografia, situado em Araraquara/SP. Atua no mercado fotográfico desde 2009, em 2012, iníciou uma nova etapa em sua carreira que foi a de ministrar aulas de fotografia, tanto particulares e também em instituições como Senac Araraquara e CEPIR (Centro de Referência Afro). Realiza consultorias para fotógrafos iniciantes e também atuantes no mercado. Ministra Workshops voltados para Iluminação em geral, especialização em Flash Dedicado e Gerenciamento de Carreira. Formado em Ciências da Computação e Design Digital dois cursos que hoje complementam seu conhecimento na fotografia. Atuou em vários segmentos da fotografia e hoje seu foco esta no segmento publicitário, still, fisiculturismo e fitness.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar