Como entrar para fotografia sensual 4.78/5 (9)

Olá, tudo bem com você? Antes de tudo,  gostaria de me apresentar, meu nome é Paulo Roberto, tenho 34 anos e atuo na fotografia a pouco mais de 5 anos e a 3 anos ministros cursos de fotografia para iniciantes e também avançado para quem pretende entrar para o mercado.  Para mim estar escrevendo para este site que por muitas vezes me auxiliou em meus estudos, é mais que um prazer hoje estar fazendo parte dele, podendo compartilhar o pouco do que sei.

Já passei por diversas categorias na fotografia e desde 2013 venho me especializando na fotografia para editorial de moda, books para modelos e fotografia sensual e este ultimo citado é o tema que estarei compartilhando com você neste post e em outros mais.

Sessão Sensual Modelo Wilma Herrero
Sessão Sensual Modelo Wilma Herrero

Entendendo o mercado da fotografia Sensual

A fotografia sensual não vem de hoje mais nos últimos 10 anos esta ganhando mais e mais o mercado mundial e quando falo do mercado mundial não estou falando de maior procura pelo publico como: modelos, artistas, agências ou revistas e sim sobre a procura por mulheres comuns, donas de casa, empresárias, namoradas, noivas, casadas, mulheres maduras, etc. Algumas para poder presentear seus parceiros e outras para melhorar a sua alto estima, ter uma recordação deste momento que esta vivendo.

Em estudos e pesquisa que realizei para meus trabalhos uma estimativa de 70% à 80% das mulheres em algum momento de sua vida teve ou ainda alimenta o desejo de ter seu próprio ensaio sensual, se sentir por alguns momentos uma modelo, artista, ter aquele mesmo tratamento da mulher  que ela vê na capa da revista.

Muitas destas mulheres podem até dizer da boca pra fora que não fariam, outras que até sentem vontade só que a timidez ou vergonha acabam lhe inibindo, neste caso uma boa conversa com um profissional pode fazer com que ela mude de idéia rapidamente.

Sessão Sensual Modelo Wilma Herrero
Sessão Sensual Modelo Wilma Herrero

Quem tem mais vantagem no mercado o fotografo Homem ou Mulher?

Por muitos anos este segmento foi dominado pelos fotógrafos homens, ainda hoje este número prevalece, mas as fotógrafas têm ganhado um grande espaço devido a este novo público para este seguimento.

Mulheres comuns se sente mais à vontade quando a fotógrafa é mulher, mais isso não quer dizer que fotógrafos homens não conseguem estas clientes. As pessoas em geral estão cada vez mais exigentes, antes de realizar uma sessão, sempre é realizada uma vasta pesquisa, primeiramente para encontrar materiais de qualidade, depois informações sobre o profissional, pessoas que já realizaram trabalhos com os mesmos, quais suas opiniões sobre o trabalho realizado e por fim um contato direto.

Sessão Sensual Modelo Elaise Silva
Sessão Sensual Modelo Elaise Silva

Como entrar para este mercado?

Como em qualquer outra categoria, para se conquistar clientes é preciso apresentar um bom portfólio de trabalho.  Mas como vou apresentar um bom trabalho se nunca o fiz?
Muitas pessoas acabam entrando de cara no mercado, se intitulando algo que ainda não são oferecendo trabalhos que desconhecem por completo e este é o seu maior erro, pois podem até conseguir alguns trabalhos, mais os mesmos servirão somente para mostrar o quão despreparados (as) estes “profissionais” estão e isso pode prejudicar e muito uma carreira que ainda nem começou.

Se o seu desejo é entrar para este mercado, abaixo vão algumas dicas:

  1. Primeiramente, você tem que estudar muito e quando pensar que está pronto (a), estude mais um pouco, seja com livros, vídeos dicas e uma das melhores formas de se aprender e tirar aquela duvida curinga que você tem e só conseguirá estando ao lado de quem realmente conhece do assunto, é realizando Workshops Presenciais, digo isso por experiência própria e cada vez mais este assunto é abordado e diversos fotógrafos relatando esta mesma opnião. Algumas pessoas vêm o Workshop como um gasto, onde na verdade, este é um dos maiores investimentos que se pode fazer e claro, antes de se gastar rios de dinheiro com equipamento (Assunto para um próximo Post).
  2. Pesquise sobre fotógrafos que já estão no mercado, estilos de fotografia neste segmento, não para copiá-los mais sim para ter um embasamento melhor sobre o assunto. No meu caso estudei e estudo, sobre muitos fotógrafos e aproveito para compartilhar com vocês, são eles: Richard Avedon, Bob Wofenson, Jr. Duran, Drausio Tuzzolo, Fernando Bagnola, Pedro Nossol,  Annie Leibovitz, Patrícia Prato, Gina Stocco, PrimoTacca, Glauco Filelline, Cláudia Regina e a algum tempo passei a acompanhar o fotógrafo italiano Max Moor e o português Luis Filipe Azevedo. Todos eles com estilos e características diferentes, mais em comum fotografam mulheres, seja para uma revista, para um editorial, para um book, e sejam modelos, artistas ou mesmo mulheres comuns.
  3. Pratique muito antes de oferecer seus serviços. Hoje contamos com amigas, colegas, primas, namoradas, esposas, etc, pessoas que confiam em você, elas serão as pessoas que irão lhe ajudar a ter suas primeiras experiências. Lembrando que estas fotos não serão para montar seu portfólio e sim para que exercite os conhecimentos adquiridos com os estudos.
  4. Mantenha contato com fotógrafos mais experientes se possível até amizade, eles poderão lhe ajudar dando dicas sobre o que melhorar em suas fotos.
  5. Evite neste início postar suas fotos em comunidades ou grupos de fotografia, nestes espaços pode acabar se decepcionando com os comentários maldosos de algumas pessoas que só estão ali para humilhar e não para formular uma critica construtiva.
  6. Ser autocrítico (a), ninguém melhor do que você para entender se gosta daquele trabalho ou não.
Sessão Sensual Modelo Elaise Silva
Sessão Sensual Modelo Elaise Silva

Montando seu portfólio e buscando clientes

Depois de passar por estas etapas citadas acima, chega à hora de poder se lançar para o mercado e para isso é preciso de um portfólio bem montado, não precisam ser muitas fotos, mais sim poucas que mostrem da melhor forma seu trabalho.

Neste momento você pode voltar a recorrer às amigas, colegas, que por já terem participado de uma sessão com você, desta vez estarão mais tranquilas e também virão com ideias para agregar nesta sessão.

Você também pode procurar por modelos  no início de carreira, lhe oferecendo um cachê ou mesmo uma parceria, onde em troca você lhe entregar estas fotos para incluir em seu portfólio. Obs. Modelos estão sempre precisando atualizar suas fotos e uma sessão não é barata, então estas trocas são sempre bem aceitas.

Com este material pronto, você pode montar um foto livro com isso tendo um material físico que suas futuras clientes possam ver, pegar e analisar com calma. Um site bem montado e de acesso simples também ira lhe ajudar bastante, aproveitar de forma correta o uso das redes sociais, que são gratuitas e com certeza um bom material publicado ira conquistar uma boa repercussão.

 

Em nosso próximo post estaremos falando sobre briefing, atendimento, direção, cuidados a serem tomados nas sessões com as clientes e como extrair o máximo deste trabalho.

Neste post me estendi um pouco por ser o primeiro mais os próximos serão mais curtos.
Agradeço a equipe Fotografia-DG pelo convite e confiança e espero poder atender as expectativas de todos.

Um grande Abraço !!!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Paulo Roberto

Paulo Roberto, fotógrafo principal e proprietário do Estúdio Bendet Fotografia, situado em Araraquara/SP. Atua no mercado fotográfico desde 2009, em 2012, iníciou uma nova etapa em sua carreira que foi a de ministrar aulas de fotografia, tanto particulares e também em instituições como Senac Araraquara e CEPIR (Centro de Referência Afro). Realiza consultorias para fotógrafos iniciantes e também atuantes no mercado. Ministra Workshops voltados para Iluminação em geral, especialização em Flash Dedicado e Gerenciamento de Carreira. Formado em Ciências da Computação e Design Digital dois cursos que hoje complementam seu conhecimento na fotografia. Atuou em vários segmentos da fotografia e hoje seu foco esta no segmento publicitário, still, fisiculturismo e fitness.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar