Home » Artigos » Dicas

Dicas para realizar um ensaio sensual 4.9/5 (10)

Nesta segunda matéria sobre dicas para ensaios fotográficos, vou falar um pouco sobre Ensaio Sensual.

Assim como o ensaio gestante necessita toda atenção (matéria anterior), o ensaio sensual não fica pra trás. As diferenças entre os dois ensaios são gritantes, porém os sentimentos e a ansiedade são semelhantes.

Um ensaio sensual pede muita paciência, atenção e cuidado… De certa forma você está entrando numa área íntima da vida do seu cliente, portanto toda discrição da sua parte é fundamental. Você trabalha com o psicológico e a autoestima também, por isso muita cautela nessas horas.

Antes de continuar veja se algum destes artigos lhe interessa:

Algumas dicas de como trabalho quando vou clicar um ensaio sensual

1- Primeira coisa (como sempre): Converse com sua cliente. Perceba sua personalidade, converse sobre suas vontades e desejos. Deixe sua cliente a vontade para falar sobre o que quiser e como sonha em realizar este ensaio sensual.

2- Sempre ouça e observe tudo com muita atenção e jamais diga que tal ideia é cafona, brega ou que ficará horrível. Palavras negativas ou contrárias podem travar sua cliente e aí fica bem complicado para desenvolver um trabalho bacana. Se caso ela der alguma ideia que você já sabe que não ficará legal, contorne a conversa e apresente outras ideias. Se caso a cliente insistir, faça o que ela deseja, porém inclua sua ideia ao longo do ensaio sutilmente, isso se você sentir que é permitido. Nunca force nada, nem mesmo suas ideias.

3- O ensaio sensual possui vários estilos, porém destaco três que acho que são os principais: Estilo Sexy, Estilo Romântico, Estilo Fetiche. Antes de fotografar, você precisa saber qual destes estilos mais se enquadram com sua cliente.

 Estilo Sexy: Provavelmente sua cliente é mais aberta as ideias e produções ousadas, assim como as cores, vermelho, preto, pink, etc… Uma maquiagem mais pesada é uma boa pedida neste tipo de estilo. As poses também são mais ousadas e as fotos podem ser realizadas em lugares com pouca iluminação seja em estúdio ou externo. Motéis são bem vindos para este tipo de fotografia.

Estilo Romântico: Cores claras como nude, rosa, branco, dourado, assim como uma iluminação bem clara em ambientes que remetam suavidade. O ar de mistério e fantasia, mostrando sempre a sutileza da sensualidade. A vulgaridade passa longe a não ser que seja proposital e que sua cliente esteja ciente desta mistura romântico X vulgar, mas tudo isso é sempre definido pela cliente.

Estilo Fetiche: Neste tema você trabalha exatamente em cima daquilo que sua cliente quer e normalmente elas já tem em mente alguma fantasia. A partir daí é só desenvolver a ideia com ela, sempre trocando informações e expondo todo o tipo de ideia pra que tudo fique bem claro para ambas as partes. A iluminação e a produção vão de acordo com o fetiche, a fantasia. Este tema é possível trabalhar em cima de cenários e montar uma história para que se defina realmente o tema fetiche.

4- Este tipo de ensaio é sempre muito íntimo e quanto menos você expor sua cliente, melhor. Por isso evite levar uma equipe muito grande. E se ela quiser levar um acompanhante, permita, pois assim ela se sentirá mais segura. Mas lembre-se: quanto menos pessoas, melhor.

5- Mantenha sempre um contato amigável com a cliente, para que ela se sinta a vontade, acompanhe seu ritmo e não force poses. Comece com poses suaves e uma produção maior, ao longo da sessão ela estará mais a vontade e naturalmente vão surgindo poses e produções mais ousadas.

6- Além de lingeries, leve alguns tecidos leves e faça algumas fotos somente com os tecidos. Amarrações “mostra, não mostra” sempre dão certo.

7- Fotos de detalhes são bem vindas e trazem um ar de mistério para o ensaio. Clicks tanto das peças da cliente ou partes de seu corpo dão um ar de exclusividade para o ensaio, ou seja, são detalhes que você extrai que só sua cliente possui.

8- Leve sempre uma pesquisa de imagens para mostrar suas ideias, poses e atitudes. Imagens podem ser seu grande aliado nessas horas, muitas vezes sua cliente poderá se sentir tensa ou tímida, então não adiantará palavras nestas horas para explicar poses ousadas, é aí que entra sua outra alternativa.

9- Fotos espontâneas ficam lindas para este tipo de ensaio, portanto, converse, brinque, peça para sua cliente arrumar os cabelos, amarrar a sandália, ou fechar algum zíper por exemplo e aproveite esses momentos para fotografar.

10- Elogie sempre e verdadeiramente (claro) e quando você clicar uma foto linda não esqueça de mostrar. Quando o fotógrafo mostra apenas algumas fotos durante o ensaio, a tendência é da cliente se admirar e consequentemente sua autoestima vai lá em cima! E essa é uma boa hora para clicar ainda mais, pois ela se sentirá feliz, segura e linda!!! Faça o teste e veja como as poses sairão facilmente e muitas vezes feitas por elas mesmas.

Talvez você não tenha lido este artigo, ainda: Dicas para fotografar mulheres

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Rogério

    ÓTIMAS dicas! Mas peço mais atenção ao português ;-)

    Abraço!

  • succubusun

    Muito legal. Eu e meu marido brincamos de fotografar. As dicas vão ajudar muito.

  • Elaine Alves Costa

    Elaine Alves Costa,Telefone:21 3565-9088,39 anos,gostaria de participar de Ensaios Sensuais.
    Pois tenho a disponibilidade de horarios,e deslocamento rapido,pois aguardo o contato de algum fotografo,com cache a vista.

  • Pingback

    [Pingback] 8 dicas para fotografar um ensaio sensual – http://yoguealencar.com.br/blog/dicas/8-dicas-par

  • adriana

    bem legal

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar