Dicas para fotografar mulheres 5/5 (7)

Olá amigos, leitores! :-D

Como essa é minha primeira coluna no Fotografia-DG, gostaria de primeiramente agradecer pelo espaço que me foi cedido e fazer uma breve apresentação, me chamo Fabíula Kerber, resido em Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, sou apaixonada por fotografar e atuo há dois anos como fotografa profissional, atendendo especialmente mulheres e casais. Então durante esses anos aprendi alguns truques básicos para fotografar mulheres (que não são modelos profissionais) e agora os passo a vocês.

Dicas para fotografar mulheres

AJUDE NA ESCOLHA DAS ROUPAS

Ajudar a escolher as peças de roupas, ver o que combina e dar dicas do que vestir é importantíssimo, pois como a maioria das meninas está fazendo o seu primeiro ensaio, a escolha das roupas acaba sendo complicada e um pouco duvidosa e com nossa ajuda fica mais fácil. Claro, que para ajudar não vamos ir até a casa de nossas clientes e revirar os seus roupeiros (apesar de que já fiz isso). Então além de dar dicas, eu sempre peço às meninas para que levem várias peças de roupas no dia do ensaio e então antes de começarmos a fotografar montamos as combinações juntas e vemos o que mais fica legal.

TENHA UMA MAQUIADORA OU APRENDA A MAQUIAR

Eu optei pela segunda opção, que é aprender a maquiar, assisti vídeo aulas, treinei bastante e hoje faço a maquiagem das minhas modelos. Porém, sei que tem muitos colegas que levam uma maquiadora consigo aos locais dos ensaios.

fotografar mulher

ELOGIE BASTANTE

Toda mulher adora ser elogiada e elogios ajudam na autoconfiança, então elogie, elogie bastante, diga a suas modelos quando estão bonitas, pois com elogios elas vão sorrir, vão se sentir lindas, ficarão mais a vontade, mais naturais e com isso ganhamos fotos maravilhosas.

PÓS-PRODUÇÃO É ESSENCIAL

Nas fotografias de mulheres, a pós-produção é indispensável, já que estamos trabalhando com a intensão de fazer nossas modelos se sentirem mais belas. Então não podemos dispensar uns pequenos “retoquezinhos”, como uma ajustadinha na barriga, olheiras, sinais de idade, espinhas e outras imperfeições comuns. Mas cuidado, não exagere!

DEIXE O ENSAIO COM A CARA DE CADA UMA

Cada mulher é diferente, por isso devemos ficar atentos a alguns detalhes para captar o que nossa modelo deseja de suas fotos. Algumas mulheres são tímidas, falam pouco, gostam de tudo mais comportado, já outras são mais ousadas, gostam de inventar, querem um ensaio diferente e provocante. Normalmente conseguimos perceber o que nossa cliente deseja na primeira conversa, mas se não conseguir, fale bastante com ela, pergunte coisas que ela gosta, o que ela espera do ensaio, peça que lhe mostre algumas fotos que vocês possam usar como inspiração, assim você vai uma ideia melhor do que ela espera e será mais fácil a deixar completamente satisfeita no final, com um ensaio do jeito que ela imaginava.

fotografar mulheres

TENHA POSES PRONTAS

Essa dica é valida principalmente para quem está começando e ainda fica um pouquinho nervoso antes dos ensaios. Então decore algumas poses para utilizar com as modelos, com isso as outras irão surgindo em consequência destas e em seguida e só deixar a criatividade e imaginação rolar.

ESCOLHA LOCAIS APROPIADOS

Para os ensaios mais tradicionais e comportados, temos opções ilimitadas de locais, desde parques públicos a casas abandonadas, mas como a maioria das mulheres deseja ensaios sensuais precisamos procurar com mais cuidado, pois os locais devem ser reservados, como por exemplo, casas bem decoradas de conhecidos das nossas clientes ou caso elas prefiram algo mais natural, procure um camping bonito que não seja muito movimentado ou uma cachoeira com bastante pedras, para assim a modelo conseguir ficar bem tranquila e a vontade.

JAMAIS PUBLIQUE FOTOS NA INTERNET SEM AUTORIZAÇÃO

Por favor, amigos! Jamais façam isso, ainda mais se nas fotografias as modelos estejam com pouca roupa ou em poses sensuais. Sempre peçam autorização antes de publicar, se possível, autorizações escritas, assim poderão evitar grandes incômodos futuros.

fotografia de mulher

AME O QUE VOCÊ FAZ

Ultima e mais importante dica, ame, ame muito fotografar, não faça seus ensaios correndo, coloque o seu melhor em cada fotografia, sorria para seus clientes, estude muito, não fique um dia sem pesquisar, ler revistas ou livros, olhe fotografias de outros profissionais, se inspire e faça sua imaginação funcionar.

Muito obrigada, espero ter ajudado e até a próxima!

[divider]

Estou me perguntando se você já leu o Livro “A Arte da Fotografia Boudoir”… ou não.

Com este guia lindamente ilustrado, você aprenderá como preparar uma modelo inexperiente, criar movimentos sensuais, produzir lindos esquemas de iluminação e deixar todos os biótipos de mulheres mais atraentes. Christa oferece perfis de modelos antes e depois da sessão, cenários sobre o que deve ou não ser feito, equipamentos e acessórios essenciais, dicas práticas para fotógrafos homens e segredos de pós-produção no Adobe Lightroom e Photoshop.

Clique na imagem para saber tudo sobre o DVD!

livro-a-arte-da-fotografia-boudoir

Talvez você não tenha lidos estes artigos, ainda.

[starlist]

[/starlist]

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • Roger Gomes

    Eu gostei muito do Post, independente das criticas que você pode ter tido, só sua paixão pela fotografia já é um grande avanço, coisa que não vejo a tempos em um fotografo(a).
    Vejo muitos criticando o fato de manipulação com o PS, bem, sou Designer, acho algumas técnicas no PS são muito bem vindas dependendo do tema da imagem ou as mas simples que sejam como o desfoque que é muito usado (antes que algum grandioso mestre da fotografia comece a "chorar", eu sei da pra fazer direto da câmera) mas remover aquela marca de expressão (leve), olheiras e coisas do tipo, não vejo problema algum, mas acho que tudo e qualquer manipulação que altere a pessoa eu já não acho legal porque no caso a fotografia não seria autêntica.
    Independente de gostei muito das dicas, das fotos e sua posição diante do que você faz porque ao menos você diz que usa retoques finais, melhor do que muitos hipócritas que eu vejo.

  • Hugo Carlos

    Boas dicas. Eu estava precisando de algo assim. Parabéns e obrigado.

  • Fotic

    Dicas excelentes e muito pertinentes. Sem estas otimizações nenhum site conseguirá trazer resultados satisfatórios.

    O Fotic ( http://fotic.com.br ) é uma ferramenta completa que aos poucos está se tornando a maior rede de fotógrafos do Brasil. Além de possibilitar a venda de fotos na internet, o usuário tem um hotsite social grátis e com SEO completo e preparado para traze resultados. Além de profissionalizar o negócio de fotógrafos profissionais e amadores. Acesse e cadastre-se grátis para conhecer mais.

  • Fotic

    Parabéns pelo artigo. Assim como você buscamos melhorar cada vez mais o mercado fotográfico. E assim criamos o Fotic ( http://fotic.com.br ). Uma ferramenta completa que aos poucos está se tornando a maior rede de fotógrafos do Brasil.
    Quando puder de uma passadinha por lá e cadastre-se grátis.

  • Fabiula Kerber

    Olá Borges, como estas? Creio que esteja em um dia mal…
    Diante a tantos xingamentos, gostaria de lhe dizer que aceito a sua opinião e lhe desejo boa sorte ao entregar seus trabalhos as SUAS clientes, sem pós-produção.
    Abraços!

    • Qual a diferença entre pós produção e adulteração. Não entre as palavras mas a diferença no sentido de cada uma.
      Vc aconselha maquiagem e "retoques". Então a pessoa não precisa nem pentear o cabelo pra fotografar. Da pra ajustar isso na "pós produção". Aliás, nem seria necessária uma boa câmera já que também existem ótimos filtros por ai. Até no celular. Nem cusro é necessário ja que no YouTube existem ótimos cursos.

  • Borges

    Mas que besteira que acabei de ler. Nunca, em nenhum site de fotografia, li algo sobre "pós-produção é essencial". Não, não é essencial. Todos os sites sempre incentivam a usar o mínimo de pós-produção possível, ajustar tudo o que puder na hora, e você já chega mandando retocar barriguinha? É justamente por atitudes como essa que o passo anterior também é citado como "necessário". Se não houvesse tanta mídia podre dizendo o que é bonito ou não, mulheres comuns, fora do padrão aceito pela sociedade, não precisariam ouvir elogios da boca pra fora na hora do ensaio só pra renderem fotos boas. Pensei muito se te escreveria ou não, mas, desculpa, preciso expressar minha opinião, preciso dizer que seu post soou meio torto. E não, a maioria das mulheres não preferem fotos sensuais; as SUAS clientes podem preferir fotos sensuais. Se vai limitar o assunto, especifique antes do post.

    • ricardo

      também acho,que pós produção, já está ficando cansativo. Uma boa luz,um bom olhar ,e um toque sensual sim. Os grandes fotografos de artistas no passado,não conheciam PS.

      • Fabiula Kerber

        Olá Ricardo. O problema hoje não é os fotógrafos conhecerem PS, mas sim os clientes.
        Abraços!

        • "Ajustadinha" na barriga usando pós produção?
          Ainda acho que é melhor estudar fotografia. Caprichar nas poses e na luz.
          Abro mão totalmente de adulterar a imagem.

    • Nelson

      Deselegante, inadequado e prepotente ao extremo o seu comentário. Impossível, nos dias de hoje, negar a existência e a aplicação dos recursos de pós produção na fotografia moderna. O fato de não concordar com a autora do artigo, não lhe dá o direito de ser arrogante e muito menos o investe na condição de dono da verdade! A diversidade de opiniões, ou de experiências técnicas adquiridas não justifica a crítica feita de forma agressiva como a que acabei de ler. A humildade é uma técnica que deveria ser mais praticada por todos, mas que, infelizmente, anda meio esquecida por alguns.

      • Fabiula

        Olá Nelson, agradeço imensamente seu comentário!
        Abraços!

      • Ai vc combate a grosseria usando o dobro da falta de educação. Estranho.

  • kokusho

    Alguém conhece site "s" com postes

  • Denis Job

    Valeu Fabiula, começou com o pé direito. Parabéns pelas valiosas dicas.

  • Rodriggo Sapiens

    Saudações Fabiula,
    As dicas foram extremamente valiosas e de grande presteza!
    Trabalho muito bem com Books Sensuais porém com suas dicas é possível adquiri maior confiança da cliente trabalhando de maneira mais profissional!
    Aproveitando que estou mencionando sobre fotografia sensuais, seria bem sugestivo um post sobre esse assunto em questão o que geraria uma ótima discussão!
    No mais, parabéns pelo post!
    Obs.: Sua página esta fora do ar mas curti sua página no Face!
    Abraços!

  • Tay

    Eu to começando agora e ainda fico muito nervosa, na verdade eu sei que não deveria, mas tenho vergonha de pedir pra pessoa fazer poses. Poderia ser uma boa matéria, não? hehehe
    (:

    • Roger Gomes

      ACONTECIA MUITO ISSO COMIGO, MAS GUIE NO INICIO, DEPOIS QUE A PESSOA SE SOLTA VC NÃO VAI FAZER MAIS NADA, SÓ CLICAR .

  • Cristiano

    São dicas como estas que nos deixam mais seguros e motivados… obrigado!!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar