Home » Artigos » Dicas » Fotografando Mulheres

Fotografando Mulheres 4.5/5 (2)

- Última Atualização a: 12/05/2014

Olá amigos do Fotografia-DG. Como vocês estão?

Há tempos não fico tão inspirada com um tema em questão, como agora. Sempre gostei muito da fotografia de mulheres. A beleza do corpo feminino é sempre algo interessantíssimo de se registrar e de se fazer arte. Não é a toa que a anatomia da mulher sempre foi esculpida, pintada, vista e admirada desde os tempos mais antigos. Quem aí, por exemplo, nunca ouviu falar da Vênus de Milo, a famosa escultura grega?

A verdade é que fotografar mulheres não é tão simples assim. É preciso muita técnica, bom senso e grande criatividade.

A seguir, darei algumas dicas de como fazer fotos de mulheres com bom gosto.

Esqueça o sexo

Sentir atração pela mulher fotografada não é de todo o mal, ajuda a sua imaginação e criatividade fluírem, o que resultará em um grande ensaio. Todavia, é necessário ressaltar que trata-se de um trabalho profissional e você deve manter sua postura de fotógrafo. Fotógrafos inconvenientes não duram neste ramo.

Fotografias de Rômulo Lubacheski

Ambiente confortável e amigável

Para que a sessão se desenvolva com naturalidade, o mais importante é que a mulher esteja à vontade. Vale dedicar um tempinho pensando no bem estar da sua modelo. Isso inclui sua atitude com relação a ela também. Trate-a com respeito!

Fotografia de Lucas “y sus modelos”

Iluminação criativa

Luz e sombra marcada podem gerar grandes resultados. Use iluminação da janela, abajures ou lanternas para criar volume à imagem, ressaltando a textura da pele e as curvas da mulher.

Fotografia de Jonathan Chales

Fotografia de Gustavo Afaro

Brincando com os ângulos

Vamos sair da mesmice, né amigos?! Dispensa maiores explicações, há muitos ângulos legais a serem explorados.

Fotografia de Irena Cencula
Fotografia de Michell Dörr

Detalhes… ah, os detalhes

Mulheres são lindas por natureza. Cada detalhe do corpo é importante e lindo. Os pelinhos da barriga, a pele arrepiada, os mamilos, os cílios…

Fotografias de Mary Kuzmenkova

Retoques e edições posteriores

A minha dica é: se puder, não os faça! Tente se desprender da beleza imposta e focar-se na beleza natural. A menos, é claro, que você esteja fotografando para a Playboy (acho que o JR Duran ou o Rodrigo Vipych não estão lendo).

Fotografia de Leandro Neves

Se você for mulher, o tripé é seu grande aliado

Há muito tempo que gosto de fotografia de mulheres, mas nem sempre tive modelos ou fotógrafos – para me fotografar – a meu dispor. Portanto, como sempre tive muitas ideias, o tripé sempre foi meu melhor amigo.

A seguir, algumas fotos minhas, que fiz sozinha.

Fotografia de Huaíne Nunes

De bônus, pra quem gosta de cinefotografia, segue esse maravilhoso ensaio feito pela Revista Esquire com a Megan Fox!

 

 

É isso amigos, espero que tenham gostado de ler (e admirar!) tanto quanto eu gostei de escrever. Até a próxima. Um forte abraço.

Atenção: algumas imagens deste artigo foram retiradas do site Flickr, apenas para fins de ilustração. Caso algum autor sinta-se prejudicado e não queira que seu trabalho seja exposto, por favor, fique a vontade para nos comunicar que removeremos as fotografias.

Talvez você não tenha lido este artigo, ainda.

[starlist]

[/starlist]

Ajude-nos, avalie este artigo:

Huaine Nunes

Vinda de uma família de fotógrafos, a fotógrafa Huaíne Nunes já nasceu em meio às câmeras fotográficas. Em 1999 ganhou sua primeira câmera de visor direto, tinha apenas 10 anos de idade. Com 16 anos começou a se interessar pelas técnicas, sempre tendo seu pai como principal instrutor. Com 19 comprou sua primeira reflex digital e agora, aos 21 atua como fotógrafa infantil. Perfeccionista e dedicada, é aficionada por livros de técnicas fotográficas e está sempre procurando aperfeiçoar-se. É formada em Design de Moda e ainda persiste em aprender a fotografar o mundo fashion. Mantêm também um blog com dicas para fotografia de bebês e crianças, que tem trazido um aprendizado constante.

35 Comentários

Clique aqui para comentar

  • adorei as dicas..Parabéns!
    meu [email protected]

  • Bom… estou começando agora (agora = essa semana) nessa área e tenho lido muitos artigos. Sou casado e a 1 ° idéia foi fazer um ensaio nu com a minha esposa, nesse estilo (tenho a sorte de ter uma esposa maravilhosa). Esse artigo foi de um proveito enorme!!!! Muito obrigado

  • Não retocar ???? Como disse o fotógrafo Scott Kelby, a transformação de um objeto tridimensional em algo bidimensional é um processo complexo aonde nós seres tridimensionais temos a tendencia e focar somente no principal e belo esquecendo que a foto tem um contexto.

  • Quanta falta de profissionalismo, a maioria dos comentários foram "cantadas" para autora do artigo, que certamente faz um trabalho bem técnico.Este é um dos problemas da fotografia de nus, a maioria dos profissionais brasileiros ainda encaram como uma oportunidade de flertes, cantadinhas bestas, etc. Imagine, se até nos comentários de um artigo, os caras aproveitam para disparar cantadas, penso como seria o comportamento destes "profissionais' em contato com modelos na vida real.
    Respeitar a colunista, sua família (ela é casada? noiva? solteira? tem namorado, namorada?) seria o primeiro passo fundamental, imagino como fazem com suas modelos…. Machismo típico brasileiro. Muitas modelos desistem por isso, pois sentem-se mais assediadas do que fotografadas.
    Ainda precisamos avançar muito no quesito profissionalismo. Sentir desejo e atração pela modelo, sim, é um componente no trabalho, mas ficar dando cantadinhas, é uma idiotice sem tamanho.Falta de seriedade mesmo. No mais, o artigo foi ótimo, acho que poderia acrescentar a questão da iluminação, luz direta, difusa, filtros e rebatedores e os diferentes efeitos que podem causar no volume, textura, etc..de modo simples claro, abçs

  • quanto mais dificil o percurso pelo seu sonho melhor e a sua linha de chegada pois so q ndo chegar ao fim podera dar valor ao simples fato de sonhar e saberas o quanto foi dificil mais melhor ainda foi buscar aquilo que realmente queria oseu sonho bom dia beijoooo

  • bibiii.caminhao do correio chegando pra avisar q meu carinho por vc e igual a obra dos amor nunca acaba beijooo

  • Amei suas fotos…
    tbm amo fotografar e me sinto mas atraida por fotos sensuais…tanto minha quanto de outras mulheres….bjs

  • Adorei as fotos, as dicas e mais ainda a forma de você se expressar!! Parabéns, ganhou um leitor e apreciador, quem sabe aluno. Se precisar de um assistente, conte comigo, posso ser o substituto do tripé!

Carrinho