4 maiores e mais enganadoras MENTIRAS sobre a Fotografia Digital 4.5/5 (2)

Opa, aqui é o Ricardo Polesso do CaraDaFoto.com.br e hoje eu estou aqui no Fotografia-DG.com pra bater um papo rápido neste artigo especial. Quero contar pra você o que acredito serem as 4 maiores e mais enganadoras MENTIRAS sobre a Fotografia Digital de todos os tempos! Então relaxe, sente-se confortavelmente na sua cadeira e simbora.

Ah! Antes de começar, tenho certeza que você já escutou pelo menos duas dessas infelizes mentiras, então respire fundo, porque hoje a gente vai brindar a ANIQUILAÇÃO total delas, hehe!

shutterstock_182638835

1 – Começando pela mais infeliz de todas: “Equipamento GARANTE fotos sensacionais!”

Dois tipos de pessoas falam isso: aquele que tem mais equipamento que competência e o típico “muleteiro”, que acha desculpa pra tudo! A verdade é que equipamento garante NADA! A competência, sim, garante. Hoje qualquer celular e camerazinha de bolso filma em HD, tira fotos em alta resolução e boa qualidade. Então o que realmente separa o CARA, do amador, é a manipulação da câmera, composição, aproveitamento da luz, escolha e o enquadramento da cena, enfim… a ARTE!

Pega um cara que fala que equipamento faz foto bonita e coloca na mão dele a câmera mais cara do mundo. Você vai olhar as fotos e rachar o bico, qualquer criança consegue fazer igual e não precisava ter gasto trilhões de dinheiros! Mas calma lá, não tô dizendo que equipamento é tudo igual e tanto faz, mas sim que me parece bastante lógico comprar pela NECESSIDADE e não pela crença de que isso vai garantir bons resultados. Nada mais frustrante que gastar muita grana e descobrir, depois, que o que faltava mesmo era o seu domínio. Inclusive, deixamos isso muito claro no nosso curso oficial de Introdução à Fotografia Digital do Cara Da Foto! As pessoas saem tirando fotos incríveis e com o equipamento que já têm!

Então é um grandessíssimo de um mito acreditar que equipamento, SOZINHO, vai levar suas fotos para um outro nível! Câmeras e lentes são meios de capturar e expressar a arte que você cria através da SUA competência e visão artística! Quanto mais experiente você for, mais liberdade vai querer ter e consequentemente vai investir naquilo que te propicie isso!

2 – A inocente: “Fotógrafo que é fotógrafo não PROCESSA fotos”.

Essa é de matar, né não? Minhas fotos NUNCA saíram perfeitas da câmera, não importa o que eu faça nas configurações. Sabe por quê? Porque o sensor simplesmente não “pega” o contraste e as cores como elas realmente eram. A distribuição da luz, a perda de nitidez, as distorções da lente e etc, deixam cada vez mais longe aquela imagem linda que seus olhos viram.

Processar uma foto é tão importante quanto tirá-la! Eu costumo dizer que o processamento começa na hora que você usa algum tipo de filtro físico na lente, e vai até o software depois. A foto PRECISA fazer jus ao momento que você fotografou! Você deve deixar suas fotos tão bonitas quanto elas merecem.

Concordo que quando a gente fala em processar fotos, hoje em dia, é tudo muito fácil e as opções são infinitas. Mas eu, particularmente, não pratico (nem gosto) da manipulação que descaracteriza a cena, como por exemplo: substituir nuvens, recortar árvores, colocar passarinhos e arcoíris onde não tinha, etc. Agora, tirar uma aberração cromática, trabalhar na nitidez e contraste das cores, isso eu faço em TODAS minhas fotos. Acho que todo fotógrafo precisa meter a mão naquilo que a câmera fez um mau trabalho, ou nem fez. Pra isso você encontra vários softwares, como o Adobe Lightroom, por exemplo, que recomento fortemente!

Se isso ainda não faz sentido pra você, saca só: sabe AQUELA sua foto preferida? Aquela que você capturou o momento exato, naquele lugar fantástico? Aquela foto PERFEITA, que… bem, ficou com o horizonte um pouquinho torto, o céu meio esbranquiçado e sem vida… as cores pouco vibrantes? Pois é, ajeita a coitada! A cena que você viu aquele dia é melhor que isso.  Foi sua câmera que não conseguiu “pegar” tudo. Exceto o lance do horizonte torto, que a culpa foi inteiramente sua, hahahah!

3 – A lamentável: “Estude e leia MUITO para tirar fotos impressionantes”.

Ótimo se você, em algum momento, enfiou a cara nos livros e sabe TUDO que tem pra saber sobre a óptica, mecânica, a origem e o passado da fotografia! Conhecimento é conhecimento e isso não se discute. Agora você há de aceitar que isso, definitivamente, NÃO garante boas fotos! Ajuda, SIM, mas não garante.

Mais importante que estudo, técnica e equipamento, é a visão artística. Tá cheio de fotógrafos (“natos” ou não) que saem impressionando sem ter lido absolutamente NADA a respeito. A arte flui naturalmente e a prática vai aperfeiçoando os resultados. Pessoas assim tiram fotos inacreditáveis com iphone também, sem nunca ter visto um tutorial, se quer.

Mas claro, é sempre bom que se domine, pelo menos, os três pilares da fotografia (sensibilidade do ISO, abertura do diafragma e a velocidade do obturador). Tendo o domínio completo destes 3 pilares, você meio que libera todo o seu poder de fotógrafo facilmente, até por isso que 3 módulos inteiros do curso oficial do Cara Da Foto focam neles. Dessa forma você aproveita o melhor de cada situação e evolui a cada foto!

4 – Pra fechar, a comum: “Use o modo AUTO da sua câmera”.

Amigo(a), sua câmera é BURRA, sabia? A coitada se esforça para adivinhar o que você quer, mas quase nunca acerta. Isso é básico, o modo AUTO é um atraso! Suas fotos só vão ESBUGALHAR os olhos das pessoas, quando você assumir o controle total da câmera.

Você não quer que ela escolha sozinha qual a melhor abertura do diafrágma, que calcule uma velocidade do obturador e, muito menos, que soque um ISO alto quando tiver pouca luz. Você precisa e deve ser o responsável pela foto que vai bater, não a máquina! Ah… vou nem entrar no mérito do flash automático, heim!

Valorize suas fotos e a si mesmo: FUJA do AUTO! Explore sua criatividade em fotos de longa exposição, escuras, dramáticas, desfocadas, etc… Analise o fotômetro e configure você mesmo os pilares!

[divider]

Sabe, me frustra muito ver esse tipo de mentira todos os dias. Fotografia é fantástica demais para ser TEDIOSA e DESAFIADORA! Fotografia é ARTE, é VIDA… é DIVERSÃO!

É isso aí, sei que concorda comigo, então deixo você jogar a última pazada de terra nessas 4 mentiras, beleza? A gente se vê no CaraDaFoto.com.br – O Único Site De Fotografia Que Te Ensina a ESBUGALHAR Os Olhos Dos Seus Amigos Com Suas Fotos.

Ah sim, claro, se você estiver pronto para começar à tirar as fotos que sempre quis tirar, sem equipamento super profissional, dê uma olhada no nosso já famoso curso oficial em vídeo de Introdução à Fotografia Digital.

Fonte imagem shutterstock.com

Um grande abraço,
Ricardo Polesso

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Ricardo Polesso

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar