Home » Artigos » Dicas

5 Dicas para Fotografar Famílias 3.04/5 (23)

A fotografia de família está em alta e por essa razão trago 5 dicas de como você pode aproveitar o máximo seu ensaio fotográfico, garantir fotos incríveis e ainda como ganhar destaque com seus clientes.

1 – Saiba o que seu cliente quer

Uma coisa que geralmente os fotógrafos comuns fazem é idealizar o ensaio sem conversar com seu cliente. Quando um potencial cliente te procura é por que ele quer algo que ele não é capaz de fazer e os seus concorrentes também não. Para isso você deve fazer a diferença, dar toda atenção a seu cliente e entrevista-lo antes para entender o que ele quer, como quer e onde quer realizar o seu ensaio! Costumo dizer que na fotografia nada é impossível, basta sabermos o que queremos e realizaremos.

EWR_FAM1

2 – Cumpra seus prazos e supere a expectativa do seu cliente

Outra dica muito importante é sempre cumprir o contrato, um contrato bem redigido é muito importante e deve conter todos os detalhes do ensaio, o nosso maior objetivo é satisfazer nosso cliente, para isso precisamos fazer no mínimo o que ele contratou e sempre surpreende-lo com lindas imagens, dentro do prazo estabelecido, ou até mesmo antes desse prazo, pois ninguém gosta de esperar meses para ver suas imagens.

3 – Crie elos de amizade sempre que possível

Para fazer fotos de família não é necessário fazer parte da família, mas com toda certeza ter um bom relacionamento o ajudará a obter imagens muitos melhores, pois quando se há um elo de amizade e confiança tudo flui melhor e mais fácil. Respeitar seu cliente é muito importante, pois, nem sempre todos se sentirão a vontade para ser fotografado, nessa hora é muito importante saber conversar para descontrair o seu cliente e ele não ficar tímido com a câmera, uma dica legal é apresentar a eles seus equipamentos, muitos ficam curiosos para perguntar mas tem vergonha, eu sempre faço isso, mostro as lentes, falo sobre as diferenças entre elas e para qual situação utilizo cada uma, assim seu cliente fica mais solto e você poderá aproveitar melhor o ensaio e poderá registrar grandes imagens.

EWR_FAM2

4 – Quais equipamentos utilizar

Depende… sim depende, por que? Para que você não saia por ai carregando todos os seus equipamentos, é fundamental que você SAIBA O QUE SEU CLIENTE QUER, assim você será capaz de definir quais equipamentos deve utilizar e assim poderá reduzir de forma eficiente o peso que você carregará.

Se vai fotografar de dia, de noite, ao ar livre, salão de festa, pouca luz, com muita luz, quais efeitos quero fazer? Como posso realizar o sonho do meu cliente? Essas são algumas perguntas que devemos nos fazer para definir quais equipamentos devemos utilizar, mas sempre você deve no mínimo ter: Dois corpos, duas baterias, um flash externo, um tripé, e as lentes de sua preferência, filtros, etc… uma lente que não pode faltar em meu kit é a 50mm 1.8, lente fixa e clara! Também sempre carrego comigo uma lente versátil, que me permite uma certa liberdade 18-300mm, assim estando sempre pronto para aquele momento perfeito.

5 – O Ensaio

Após você saber o que seu cliente quer, você já está preparado, já fez sua lição de casa, como ir no local com antecedência, se possível ir dias antes e ver qual o melhor horário para realizar o ensaio conforme o desejo do seu cliente, verificar a segurança que é fundamental, revisou seus equipamentos, preparou tudo como dever ser, estreitou os laços de amizade e confiança com o cliente, agora chega o grande dia! Realizar o ensaio (sonho do seu cliente).

Chegue alguns minutos antes, prepare seus equipamentos, e seja cordial, inicie o ensaio de forma gradual, dando tempo para que seu cliente se solte, caso tenha criança estimule brincadeiras que a família pratique em casa, assim você se afasta e conseguirá registrar lindas imagens. Particularmente não gosto de fotos posadas, acho artificiais, a melhor imagem é aquela que nasce da simplicidade e é espontânea, por isso você deve estar ligado e atento 100% para aquele momento especial e único!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Bárbara

    Sou iniciante e muito apaixonada, cada dia aprendo mais e mais! Não vejo a hora de colocar todas estas dicas em ação! Muito obrigada!

  • Excelentes dicas!!! Muito Obrigada de postar, Artista-Fotógrafo Diogo Guerreiro: compartilhei no Facebook!!
    Teruko Monteiro, que AMA fotografar!!

    • Muito obrigado Teruko Monteiro, obrigado por compartilhar nossa materia! Grande abraços

  • acvomotta

    Excelentes dicas. Visão global de.eventos é fundamental. Colocar-se no lugar de quem.solicita, seja cliente ou amigo.

    • Muito obrigado Acvomotta. Grande abraços

  • Jeferson Ribeiro

    Como sempre os posts são totalmente uteis, mesmo que alguns que o leiam sejam profissionais gabaritados sempre se pode aprender um pouco mais.

    Parabens pelo post me ajudou muito.

    • Edward Rosa

      Muito obrigado, Jeferson, é bom saber que estamos contribuindo para nossa profissão. Grande abraços

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar