Home » Artigos » Dicas

O que perguntar para seu futuro cliente 5/5 (2)

Olá pessoal, hoje estou começando a escrever para este site tão bacana e que ajuda muitos os amantes de fotografia, fotógrafos amadores e até mesmo fotógrafos profissionais.

Sempre acompanhei as matérias, tutoriais e dicas do site. Muitas vezes serviu como fonte de pesquisa para alguns trabalhos. Acho que precisamos sempre estar pesquisando e saber o que esta acontecendo de novo no mercado que trabalhamos.

Muitos acham que a profissão de fotógrafo é fácil. Tanto para se administrar como para executar as fotos. Mas antes de fazer o clique precisamos passar por diversos processos (o pedido do serviço, fazer o briefing, fazer o orçamento, a negociação do mesmo e etc). Após tudo isso vamos começar a pensar sobre como vamos fazer a foto em questão.

Achei interessante escrever este artigo, por que no começo muitas vezes deixei de perguntar algo que era muito importante para aquele trabalho. E por isso acabei trabalhando muito mais do que o necessário.

Quando uma pessoa te ligar solicitando seus serviços fotográficos, você deve ter o total controle do seu trabalho e como você realiza o seu workflow.

Durante esta conversa você precisa saber de tudo sobre o futuro trabalho e sobre seu cliente. Caso seja uma empresa entre no site da empresa para ver como é parte visual e as fotos. Desta forma você vai saber um pouco mais sobre como era realizada as fotos e como seu futuro cliente direciona a parte visual da empresa.

shutterstock_185689517

Claro que cada profissional é diferente um do outro e cada trabalho tem características diferentes. Mas vou colocar aqui algumas perguntas que não podem faltar nesta conversa. São elas:

Data do trabalho?
– Uma das mais importantes, afinal não vai querer esquecer a data do trabalho.

Para que data seu cliente precisa da foto?
– Assim você sabe o tempo que tem para fazer a pós produção da foto. Isso vai ajudar na hora de fazer o preço de seu trabalho.

Local do trabalho? Endereço Completo
– Verifique o local alguns dias antes para não ter problemas para chegar no dia da foto.

Qual o horário?
– Sobre o horário, sempre chegue bem mais cedo para arrumar seu equipamento para executar o trabalho.

Qual o tipo de foto ele deseja?
– Estúdio ou externas, fundo branco ou com algum tipo de produção.

Qual a finalidade para as fotos?
– Será utilizada em redes sociais, impressões e etc. Desta forma vai saber qual será a utilização do seu trabalho. DICA: Não importa qual será a utilização da foto, sempre utilize a resolução máxima da sua máquina. Se necessário baixe a resolução na pós produção.

 

Essas são as principais perguntas que deve fazer para seu futuro cliente. Elas vão te ajudar muito para fazer o orçamento. E lembrando que o mais rápido fizer o orçamento, as chances para fechar o trabalho aumentam. Hoje em dia as pessoas não solicitam orçamento para apenas um fotógrafo, mais sim para vários. Se demorar para entregar seu orçamento as chances de outros fotógrafos já terem enviado seu orçamento e até mesmo já ter fechado o trabalho são grandes. Vou deixar aqui um arquivo no formato de Excel, para facilitar na hora de fazer seu orçamento. Clique aqui para baixar o arquivo

Imagem shutterstock.com

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar