Home » Artigos » Dicas » 7 ideias de marketing gratuitas e eficientes para conquistar mais clientes

7 ideias de marketing gratuitas e eficientes para conquistar mais clientes 5/5 (2)

Nos dois primeiros artigos que escrevi aqui para o Fotografia-DG falei sobre a importância de vender produtos impressos e sobre como utilizar algumas palavras que podem aumentar substancialmente a sua influência sobre as pessoas. Hoje quero falar sobre marketing. Mais precisamente sobre algumas ideias para atrair novos clientes sem ter que pagar para isso.

Você decidiu transformar o seu hobby em um negócio sério mas não sabe como conseguir mais clientes?

Depois de ter investido nos seus primeiros equipamentos, talvez não tenha sobrado dinheiro para divulgar o seu trabalho.

Para te ajudar nessa tarefa que preocupa muita gente, vou te dar algumas ideias que tem funcionado muito bem comigo e que você pode começar a por em prática hoje mesmo.

Cliente

1- Crie sua fã page no Facebook

Publique os posts do seu blog em sua fã page e atraia pessoas que se interessam pelo seu trabalho para o seu site. Lembre-se que o Facebook não é o melhor lugar para se vender. As pessoas estão lá para se relacionarem.

2 – Construa sua lista de e-mails

Obtenha os emails dos visitantes (aqueles que você atraiu no Facebook e também daqueles que vem através das buscas orgânicas no Google) oferecendo informações que podem ser úteis para eles. Essas informações podem estar em formato de um e-book, um vídeo ou até mesmo um simples PDF. Para obter essas informações elas terão que informar o email.

A grande vantagem de se ter uma lista de email é que essas pessoas já gostam do seu trabalho, já sabem um pouco mais sobre você e muitas até já confiam em você.

Quer fazer uma mini-sessão ou uma promoção em datas especiais? É só comunicar à sua lista e dar a oportunidade para eles se inscreverem antes de você abrir para o grande público.

Quanto mais cedo você começar mais rápido você colherá os frutos.

3 – Cadastre-se no Google Meu Negócio

Quando alguém faz uma pesquisa utilizando o nome do local, por exemplo, fotógrafos de casamento em Campinas, o Google agora apresenta em seu resultado uma lista de negócios considerada útil. E o mais importante é que essa lista aparece antes do resultado orgânico (anúncios não pagos).

Acesse a página do Google Meu Negócio e cadastre-se gratuitamente.

4 – Relacione-se com outros fotógrafos do seu mercado

Procure outros fotógrafos da sua área e  apresente-se. Peça para ele te dar alguns cartões de visita ou outros materiais de marketing para você entregar a algum cliente que, por algum motivo, não possa atender. A maioria deles vai ficar muito grato e vai querer retribuir o favor.

5 – Publique suas fotos em outros sites e blogs

Vejo muitos fotógrafos se esforçando para terem suas fotos publicadas em sites de fotografia. Receber críticas e comentários sobre nosso trabalho faz bem para o ego e nos ajuda a evoluir. Mas dificilmente nos traz novos clientes. Converse com os donos de sites ou blogs que tem o mesmo publico que o seu e tente publicar suas melhores fotos.

6 – Participe de campanhas beneficentes

Quando houver mobilizações para ajudar pessoas da sua localidade, ofereça um de seus serviços para ser sorteado entre as pessoas que fizerem doações. Você vai contribuir com uma boa causa e sua empresa ficará mais conhecida e bem vista.

7 – Faça parcerias com o comércio local da sua cidade

Procure lojas que atendam os mesmos clientes que você (por exemplo: loja de roupas de grávida, de móveis de bebê, bufes, etc.) e ofereça ensaios gratuitos para o proprietário presentear alguns dos seus melhores clientes. Explique muito bem quais serão as vantagens para ele.

 

Espero que, nesses tempos de crise, essas simples dicas sejam úteis para o seu negócio e te inspirem a buscar novas maneiras de atrair clientes sem ter que abrir a carteira.

E se você está gostando das minhas dicas, tenho uma boa notícia para você. Em breve vou lançar aqui, em parceria com o Fotografia-DG, o meu novo livro digital: A Nova Forma de Vender Fotografia. Nele você vai aprender passo-a-passo tudo que eu faço para vender muitos produtos e aumentar em até 2x o meu faturamento utilizando a IPS (apresentação pessoal de venda).

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Alessandro Cassemiro

Servidor público federal desde 1993 e fotógrafo profissional desde 2002. Proprietário do Simplesassim Fotografia e Receita com Fotografia - Marketing e Venda para Fotógrafos.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Muito legal o artigo, acredito que alguns aspectos como; nome comercial, estrutura de site, etc, ainda sejam a dúvida de muitos. Acredito que toda ajuda é muito bem vinda.
    Abraços e muito sucesso.

    Douglas Barboza – DBFOTOGRAFIA

    • Olá Douglas, obrigado pelo comentário. Em breve farei mais artigos sobre esses temas que você sugeriu.
      Abs.
      Alessandro Cassemiro – Receita com Fotografia

  • Gostei do assunto.
    Dá pra listar as vantagens para ele? Afinal, sou péssima em venda – rsrs?
    Obrigada.

    • Que bom que você gostou Roberta!
      Algumas das vantagens que você pode expor para um potencial parceiro são:

      Agradar os melhores clientes dele – ao presenteá-lo com um ensaio o dono do comércio vai dizer que é ele que está dando o ensaio e não você.

      Esses clientes vão se sentir tão importantes e felizes com o presente que com certeza voltarão para comprar mais e ainda vai indicá-lo para outras pessoas.

      Além do ensaio de presente, podem ser feitos também, em parceria, sorteios de ensaios e exposições. Tudo isso pode beneficiar os dois.

      Roberta, em breve vou lançar meu livro sobre Vendas. Ele é específico para fotógrafos. Fique de olho aqui no Fotografia DG para saber mais notícias sobre isso.

      Abs. Alessandro

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar