Home » Artigos » Artigos de opinião

A fotografia de sentimentos

Ultimamente podemos notar que alguns fotógrafos tem se dedicado a extrair algo a mais das fotos que produzem. Ao ver o resultado final conseguimos identificar que houve um cuidado em todo o processo de criação, direção, que ouve uma entrega em ambas as partes para causar algo em quem vê a imagem. E mais que isso que houve um resgate às origens na linguagem fotográfica.

São sempre retratos com uma carga emocional capaz de prender o expectador. Na maioria dos casos de pessoas comuns, em situações do cotidiano. E ao observar as fotos podemos identificar que são totalmente simples e despretensiosas. Que não tem apelo, que tem um grande equilíbrio, onde nada é gritante. Tudo é na medida, tanto o figurino, quanto a expressão corporal, a luz, o tratamento da imagem. Muitos remetem ou são fotografias analógicas, o que dão um clima e um charme a mais. Os figurinos são sempre neutros, e em muitos casos há presença do nu artístico.  Muitas delas parecem pinturas, e  mesmo em sua simplicidade são totalmente artísticas. A tonalidade é convidativa, quase sempre em tons de cinza, ou tons quentes, focando na leveza e suavidade. A luz é suave e aconchegante. E esse conjunto é capaz de despertar sentimentos, sejam eles bons ou ruins, em quem observa. Geram diversas interpretações seja por um detalhe no posicionamento das mãos, ou um olhar mais profundo, curvatura nas costas, ossos aparecendo, tudo se torna algo a ser observado e interpretado.

Fotografias por Hannes Caspar

São fotos que contam histórias sem precisar dizer absolutamente nada. Contém uma carga emocional muito grande, como se pudêssemos enxergar através delas. Isso nos faz pensar no poder da fotografia, em como ela pode ser usada como expressão artística. E também que menos é sempre mais, e a simplicidade pode dizer muito.

Percebemos também que o simples é algo muito difícil de se conseguir, requer cuidado em todos os detalhes para não ficar vazio. E por fim, como o foco não é a beleza e super produções, a fotografia é colocada como forma de expressar sentimentos de qualquer pessoa, sejam mulheres, homens, crianças, a colocando como arte acessível a todos.

fotografia de Jan Scholz2

fotografia de Jan Scholz8

Fotografias por Jan Scholz

Dois exemplos de fotos com essa linguagem são:

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • An Philos

    Fotos como essas requerem uma boa habilidade por parte do fotógrafo e do modelo. É sem dúvida uma expressão artística criativa.

  • Leandro

    Muito bom!
    Esse estilo fotográfico possui uma profundidade sem igual e mostra o verdadeiro potencial do fotógrafo dirigir a sua foto.

  • Belo texto, fotografo a pouquíssimo tempo, e procuro justamente isso, o sentimento seja das pessoas ou do ambiente ao redor.

  • Camila Candiani

    Texto muito bem escrito, simples e direto. Leiga no assunto consegui, sem esforço, entender um pouco mais sobre esse gicantesco universo da fotografia. Alias sou perdidamente apaixonada por esse tipo de foto elas tem uma pureza impressiobante.

    • muito obrigada, Camila. Fico muito feliz que você tenha gostado.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar