Home » Artigos » Dicas » Pessoas diferentes: Ensaios diferentes

Pessoas diferentes: Ensaios diferentes 5/5 (1)

Atualmente existem diversos tipos de ensaios fotográficos: Desde ensaios para gestantes, até os mais ousados para casais, realizados em estúdio ou externo. O fotógrafo precisa ter em mente que independente de quantos trabalhos ele faça por semana, por mês, por ano, o ensaio fotográfico para cada cliente é pra lá de especial. A ansiedade, a imaginação, os sonhos que cada pessoa deposita nestes books são realmente grandes e precisamos levar isto muito a sério, pois se trata de um registro muito importante para a vida daquela pessoa, que deixa em suas mãos, confia no seu trabalho e consequentemente deseja um resultado incrível para levar como recordação para sua vida.

ensaios fotográficos

É fácil seguir a mesma linha de fotos, os mesmos enquadramentos e tratamentos, filtros. Pode ser fácil sim, mas é monótono, não criativo e cai sempre na mesmice. E o pior: todos seus clientes ficam com a mesma cara.

Um ponto principal antes de qualquer coisa é: Nenhum cliente é igual ao outro. Certo, isso te parece óbvio não é? Mas tem muita gente aí fotografando na mesmice. Somos diferentes, nascemos e desenvolvemos nossa personalidade de acordo com a nossa educação e vivência.

Quando um cliente procura um fotógrafo para clicar seu ensaio é muito importante que o fotógrafo dê a devida atenção para cada um, para cada história, atendendo todos com muito carinho e dedicação.

Conversando com seu cliente, você conseguirá extrair seu melhor e fazer com que o resultado do seu trabalho supere as expectativas dele (é este o segredinho). E para superar as expectativas do seu cliente, você precisa entender um pouquinho seu mundo, seus gostos, suas vontades.

De que adianta você fazer um ensaio magnifico com um make super pesado, uma produção cheia de peças de renda, cores marcantes, poses sensuais se sua cliente é tímida, adora rosa e ama filmes de romance, príncipes e princesas? Com certeza o resultado final ficará totalmente artificial e a sensação será contrária quando ela receber suas fotos: decepção.

Não foi erro de iluminação ou foco, o erro maior foi falta de sensibilidade (aquele tal do feeling do meu artigo anterior).

Para que tudo saia em perfeita harmonia, é legal você:

1- Sempre fazer perguntas ao seu novo cliente: o que ele quer, quais são seus gostos, o que gosta de fazer nas horas vagas, seu estilo de roupa, sua personalidade, etc. Tudo isso influi e muito no resultado final do book.

Ensaio Fotografico

2- Peça ao seu cliente que ele fique a vontade e mande imagens a você. Qualquer imagem que agradá-lo é bem vinda. Com isso você poderá filtrar sua pesquisa e atingir no foco o que ele deseja e que às vezes ele nem sabe. Muitas vezes seu cliente não saberá explicar com palavras, mas talvez ele se expresse melhor com imagens. Tente todas as possibilidades.

3- Seu cliente só quer ficar lindo no book. Ele imagina tudo pronto. Só que é papel do fotógrafo “decifrar”, “ver” o mesmo que o cliente “vê” na imaginação. Por isso listar, filtrar imagens, detalhes e trabalhar em cima da personalidade de cada um é fundamental.

4- Seu cliente não tem a obrigação de falar em linguagem técnica o que ele quer. A partir de conversas informais, você capta qual a melhor produção, maquiagem, cabelo, iluminação, poses e tratamento de imagem.

Use sua criatividade, afinal o que é um fotógrafo que não cria? Trabalhe, pense, ouse, crie para levar a felicidade para seu cliente e consequentemente a sua. Se supere a cada trabalho e o melhor: Supere as expectativas dos seus clientes.

E depois disso, um elogio faz toda a diferença, traz evolução e conquistas!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Sylvia Vigarani

Sylvia Vigarani, paulistana. Formada em moda e fotografia. Atualmente trabalha com ensaios, moda e still. Produz fotos e conteúdo para mídias sociais de duas marcas em um estúdio de criação.

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Texto interessante. Cabe refletir que, se não é fácil entender a diversidade, mais difícil é entender a individualidade. Contudo, exatamente a diversidade e individualidade é que tornam os seres humanos interessantes e os torna "verdadeiramente humanos". Qual o impacto disto para a fotografia de pessoas? Sim, é importante refletir …

  • Muito boa a matéria! Gosto de fotografias diferenciadas onde no primeiro instante sabemos como a pessoas fotografada é! Inovar sempre! E treinar, treinar, treinar….
    Parabéns Sylvia pela materia!

  • Pessoas Diferentes – Ensaios Fotográficos Diferentes Gracias por compartir con todos nosotros toda esta amena información. Con estos granitos de arena hacemos màs grande la montaña Internet. Enhorabuena por este post.

  • Muito bom as dicas aqui apresentadas. Eu procuro sempre ser criativo em meus trabalhos ,pois não gosto de fazer o mesmo retrato, ou copiar o de outro fotografo. Devemos ter total liberdade da nossa mente para inovar e fazer a cada dia algo novo e especial.

  • 30 fotos grátis na 1a compra