Home » Artigos » Dicas » Literaturas e Leituras Fotográficas Parte II: ABC da Fotografia

Literaturas e Leituras Fotográficas Parte II: ABC da Fotografia

Dando seguimento a série de artigos “Literatura e Leituras Fotográficas”, com a “Parte 1: Eventos Sociais”  já publicado aqui na Fotografia DG, estarei voltando a “Parte II: ABC da Fotografia” para os leitores que buscam iniciar na fotografia.

Recebo muitos e-mails com perguntas sobre por onde começar, orientações de equipamentos apropriados para iniciar o estudo básico da fotografia, dentre outros. Os caminhos são muitos, mas independente de qual seguir indico sempre carregar a leitura como aliada, é uma fonte constante de aprendizado.

Volto a ressaltar toda modificação no perfil do “público fotográfico” vem atravessando. É fato, que a fotografia se incorporou no dia-a-dia de cada um, seja por aparelhos celulares (móbiles) ou por máquinas digitais compactas cada vez mais acessíveis a grande massa. Os mercados de consumo se aquecem e os curiosos buscam aprimoramento. Consequentemente as opções de literatura crescem na mesma proporção.

Para esse “segmento” específico da literatura fotográfica não faltam opções. São diversos os livros e revistas disponíveis escritos e traduzidos para a Língua Portuguesa, que vão desde a história da fotografia, prática avançada.

Dentre os livros indicados, ressalto a Trilogia de Ansel Adams: A câmera, O Negativo e A Cópia. Escrita por um dos maiores Mestres da História da Fotografia, a trilogia irá te levar a uma viagem no tempo para descobrir a fotografia em um período anterior a nossa “Era Digital”, são publicações técnicas, mas precisas e completas.

Compre estes e outros produtos na Loja Fotografia-DG

Ajude-nos, avalie este artigo:

Bruna Prado

Atuou em agências de publicidade e departamentos de marketing como criativa. Em 1999, trabalhou em um dos maiores laboratórios fotográficos da América Latina, implantando os serviços de fotografia digital. Desde então aprofundou seus estudos em “registros” fotográficos. Hoje atua com produção fotográfica comercial, autoral e fotojornalismo, e tem participação em exposições, editoriais, premiações e trabalhos publicados no Brasil e no exterior. São 11 ANOS de EXPERIÊNCIA em produção e coberturas fotográficas.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Dentre os livros mencionados sugiro a "Fotografia Básica – Guia Completo para Fotógrafos" do Michael Langford, pois é um livro bastante amplo em termos de abordagem e que permite conhecer bem em pormenor todos os aspectos técnicos da Fotografia.

  • 30 fotos grátis na 1a compra