Home » Artigos » Dicas

Literaturas e Leituras Fotográficas Parte II: ABC da Fotografia

Dando seguimento a série de artigos “Literatura e Leituras Fotográficas”, com a “Parte 1: Eventos Sociais”  já publicado aqui na Fotografia DG, estarei voltando a “Parte II: ABC da Fotografia” para os leitores que buscam iniciar na fotografia.

Recebo muitos e-mails com perguntas sobre por onde começar, orientações de equipamentos apropriados para iniciar o estudo básico da fotografia, dentre outros. Os caminhos são muitos, mas independente de qual seguir indico sempre carregar a leitura como aliada, é uma fonte constante de aprendizado.

Volto a ressaltar toda modificação no perfil do “público fotográfico” vem atravessando. É fato, que a fotografia se incorporou no dia-a-dia de cada um, seja por aparelhos celulares (móbiles) ou por máquinas digitais compactas cada vez mais acessíveis a grande massa. Os mercados de consumo se aquecem e os curiosos buscam aprimoramento. Consequentemente as opções de literatura crescem na mesma proporção.

Para esse “segmento” específico da literatura fotográfica não faltam opções. São diversos os livros e revistas disponíveis escritos e traduzidos para a Língua Portuguesa, que vão desde a história da fotografia, prática avançada.

Dentre os livros indicados, ressalto a Trilogia de Ansel Adams: A câmera, O Negativo e A Cópia. Escrita por um dos maiores Mestres da História da Fotografia, a trilogia irá te levar a uma viagem no tempo para descobrir a fotografia em um período anterior a nossa “Era Digital”, são publicações técnicas, mas precisas e completas.

Compre estes e outros produtos na Loja Fotografia-DG

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Pete

    Dentre os livros mencionados sugiro a "Fotografia Básica – Guia Completo para Fotógrafos" do Michael Langford, pois é um livro bastante amplo em termos de abordagem e que permite conhecer bem em pormenor todos os aspectos técnicos da Fotografia.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar