Home » Artigos » Pós-Produção » Aprenda a tratar suas fotos do céu

Aprenda a tratar suas fotos do céu 1/5 (1)

Uma das grandes possibilidades do Lightroom, praticamente desde suas primeiras versões, é a existência de uma ferramenta como possibilidades de ajustes localizados. Dentre elas está o FILTRO GRADUADO. Com ela, é possível trazermos um tratamento para áreas lineares, onde existe a possibilidade de se trabalhar em planos distintos.

img0

Tratar imagens de céu, por do sol, nascer do sol, paisagens, etc, ficou muito fácil com este artificio. É possível deixar a área superior mais escura, densa e saturada enquanto a parte de baixo esteja mais clara, límpida e nítida.

img1

Ou, podemos trazer uma nova coloração para o céu, destacando o por do sol, deixando uma penumbra na área inferior e transformando-a numa silhueta.

img2

Outra grande possibilidade é a de criar suas próprias vinhetas, trabalhando com a criação de vários filtros, um em seqüência do outro, possibilitando uma vinheta mais personalizada e não tão uniforme como a presente no menu de efeitos.

img3

img4

Teste, treine, use e abuse.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Henrique Ribas

HENRIQUE RIBAS é coordenador de Ensino na Escola de Imagem, onde também leciona as grades de fotografia básica, Photoshop® e Lightroom®. Com formação em Design Gráfico é especialista em fluxo de trabalho, gerenciamento e tratamento de imagens e possui grande experiência nos softwares da Adobe. É colaborador no assunto para diversos blogs e portais sobre o assunto e também para a Revista Técnica & Prática da Editora Europa. Ribas também é ACE – Adobe® Certified Expert para o Lightroom® 4, título que lhe confirma o conhecimento e o destaca no mercado.
Apaixonado por esportes e aventura, desde 2008 faz parte da equipe de cobertura dos ralis de regularidade e velocidade da Mitsubishi e desde de 2009 faz parte da equipe de fotógrafos da equipe Vinícius Matos na La Foto, atuando na fotografia de Família e Casamentos.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Eu realmente estava procurando " como tratar fotos do céu ", mas o artigo não condiz com o título, foi inútil para mim, sugiro que em próximo artigo faça o título condizente com o que é apresentado. Neste caso deveria ser – Apresentando ferramentas do light room, ou outro semelhante.

  • Também achei que fosse dar alguma dica especial, na verdade só falou o básico, nada especial. Não gostei.

  • "aprenda a tratar suas fotos do céu" mas não ensinou a tratar? que a ferramenta existe eu sei, mas pensei que você fosse ensinar a usa-la, como diz o nome do artigo