Home » Artigos » Dicas » Proteja sua profissão. Proteja seu equipamento

Proteja sua profissão. Proteja seu equipamento 1/5 (1)

Como todos nós, profissionais de fotografia sabemos, material fotográfico tem um custo muito alto e pelo menos para mim e acredito que para alguns de vocês a compra de qualquer acessório é muito bem planejado para que não gastemos “a toa” nosso suado dinheiro em vão, correto?! Por essa razão, devemos tomar muito cuidado com roubos, que além de nos prejudicar profissionalmente, nos prejudica emocionalmente também, o que de fato é revoltante.

Hoje em dia, infelizmente, ocorrem diversos roubos que acabam com o nosso dia e as vezes até com a profissão de alguém. Principalmente em grandes cidades, onde se concentram o maior número de fotógrafos.

Seguro equipamento fotográfico

Partindo deste fato, fiz este artigo para listar aqui algumas dicas que eu considero bem importantes para nós fotógrafos e apresentar uma opção de seguro para que possamos proteger nossos equipamentos e principalmente poupar aborrecimentos. E fazer justiça com as próprias mãos definitivamente não vale a pena porque essa não é a melhor saída jamais em hipótese alguma, pois temos outros recursos de evitar e de agir (essa é a sugestão principal do artigo) neste tipo de acontecimento. Vamos lá:

1 – “Um homem prevenido vale por mil”. Ditado popular um pouco destorcido, mas é a pura realidade. Sempre se previna antes de sair de casa. Se fizer fotos externas, procure um lugar movimentado e procure sempre levar mais pessoas com você, seja um assistente, um amigo ou alguma companhia do seu cliente. Evite trabalhar sozinho, seja qualquer hora do dia.

2 – “Disfarce” seus equipamentos. Coloque-os em mochilas para que as pessoas não percebam que se trata de material fotográfico. Evite bolsas próprias para câmeras principalmente quando estiver na rua. Sei que estas bolsas e mochilas são para a proteção do equipamento, mas quando estiver na rua, use algum outro tipo de bolsa, mochila ou sacola para disfarçar.

3 – Ao final de um trabalho evite deixar o cartão de memória na câmera, pois assim você garante seu trabalho caso aconteça um roubo.

4 – Evite deixar todo seu equipamento em uma mochila apenas. Divida-os em diversas bolsas e sacolas.

5 – Evite levar todo seu equipamento fotográfico. O estudo e a pesquisa antes de realizar um determinado trabalho servem também para isso. Leve somente o necessário.

6 – Outra forma importante de proteger seu material é fazer um seguro. Hoje em dia existem diversas maneiras, facilidades e benefícios para garantir uma tranquilidade para nós. O site da Porto Seguro faz este tipo de serviço e com certeza é uma ótima saída para que você se sinta mais protegido quando for trabalhar em lugares públicos:

[checklist]

  • Você pode acessar o site e entender melhor o que eles podem fazer por você. Existe um link em que você pode fazer uma simulação do valor do seguro, para entender melhor como funcionam os procedimentos. (Vá para o link, clique aqui).
  • Você também pode garantir a reposição do seu equipamento caso houver incêndios ou impactos fortes contra veículos, etc.
  • Contratar serviços de cobertura caso aconteça alguma descarga elétrica ou curto-circuitos.
  • Existem também, outros serviços de seguro para tablets, fimaldoras, etc, que muitas vezes usamos em nossos trabalhos fotográficos.
  • Além do que, caso você não tenha tempo o site disponibiliza a contratação de serviços online, o que facilita muito nossa vida agitada.

[/checklist]

Hoje em dia todo cuidado é pouco e já que nós precisamos cuidar do que é nosso, nada melhor do que nos prevenirmos contra quaisquer tipo de ocorrência. Vale a pena você pensar em soluções para seu dia-a-dia para que você se sinta mais tranquilo. Gastar um tempo a mais distribuindo seu equipamento em mochilas ou bolsas diferentes, lembrando de tirar o cartão de memória da câmera e fazendo um seguro contra roubos, são opções que valem a pena levar em consideração.

Não podemos deixar de abordar este assunto tão importante, afinal de contas, trata-se do nosso trabalho e da nossa vida. Cuide-se, PREVINA-SE. ;-)

artigo-patrocinado

Obrigado à Porto Seguro pelo interesse em anunciar no Fotografia-DG para uma audiência superior a 200 mil leitores por mês. Votos de grande sucesso para seus projetos! Este foi um artigo patrocinado. Se tem um blog, um site, um produto ou um serviço que considera ter qualidade, entre em contato conosco através do email [email protected] e adquira um artigo patrocinado.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Sylvia Vigarani

Sylvia Vigarani, paulistana. Formada em moda e fotografia. Atualmente trabalha com ensaios, moda e still. Produz fotos e conteúdo para mídias sociais de duas marcas em um estúdio de criação.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Boas as dicas da matéria. Utilizo a maioria delas e realmente tenho a sensação de estar mais seguro. Vale apenas lembrar que o seguro da Porto Seguro tem limite máximo de R$ 5.000,00, o que no caso de profissionais com equipamentos de ponta não adianta muita coisa…

    • Olá. Na verdade esse limite é só no sistema on line do site. Somos especialistas em seguros de equipamentos e não há limites de valores para contratação na Porto Seguro. Ficamos a disposição.

  • 30 fotos grátis na 1a compra