Home » Artigos » Dicas » Backup um BEM necessário – Parte 1 de 9

Backup um BEM necessário – Parte 1 de 9 5/5 (1)

Introdução

Existem apenas dois tipos de pessoas, as que já perderam algum tipo de arquivo e aquelas que ainda vão perder! A única diferença é que uns podem saber recupera-los…

Já comecei com uma frase impactante e que faz parte de nossa realidade. O maior problema é que você geralmente não recebe nenhuma mensagem sobre algum problema que esteja ocorrendo e que o mesmo pode danificar ou apagar seus arquivos.

Não é fácil ser fotógrafo e ter milhões de arquivos para fazer backup, temos que fazer backup de vários formatos de imagens, documentos, programas, e-mails, eu, por exemplo, tenho mais de 1TB de arquivos importantes que faço backup diariamente.

Pare um pouco e se faça a seguinte pergunta…

“O que aconteceria se eu perdesse um trabalho que não foi entregue?”

Vou lhe dizer o que poderia ocorrer

O Cliente

  • Não vai ter as fotos e se puder refazer, é possível que faça com outro.
  • Vai perder toda a confiança em você.
  • Vai comentar com todos sobre o problema ocorrido.
  • Pode abrir um processo contra você.
  • Vai pedir a grana de volta.
  • Se ganhar o processo (grandes chances) mais grana vai ser desembolsada.
  • Pode perder o cliente.
  • Vai ser difamado e perderá mais clientes.
  • Vai ter que devolver a grana.
  • Se for processado vai ter arcar com os prejuízos.
  • E finalmente vai começar a fazer backup

O Fotógrafo

O pior de tudo é você perder o cliente e ainda ser difamado por ele. Lembre-se, noticia ruim corre mais do que a boa.

Como alguns devem saber, trabalhei mais de 15 anos na área de informática e isso me possibilitou ter uma bagagem bastante interessante com os mais diversos casos de pessoas que perderam os seus dados.

Existem inúmeras formas para ter arquivos perdidos ou corrompidos, entre elas: vírus, exclusão acidental, falha no hardware e software, queda de energia, mau uso e por ai vai.

Para se proteger da melhor forma possível é necessário ter um planejamento para Backup, ou o mesmo pode se tornar ineficaz.

Abaixo mostro um diagrama com alguns tipos de backups, e com eles podemos ter uma ideia de como funcionam.

Diagrama de alguns tipos de backup

Mas não se preocupe, não precisamos fazer todos os métodos informados no diagrama. Temos que utilizar os principais e que podem nos deixar seguros.

O que vai aprender na série Backup um BEM necessário

  1. Introdução
  2. Organização e simplificação
  3. Backup direto da câmera
  4. Backup ao Importar no Lightroom
  5. Lightroom, exportando para backup.
  6. Cobian Backup – Configurando
  7. Backup Externo Principal
  8. Backup Externo Online
  9. Dicas finais para não perder suas fotos.

Obs.: Lei de Murphy apareceu durante esta série de artigos, acabei tendo problemas com dois HDs de 1TB, um Samsung e um Seagate.  O Samsung era o meu HD de Backup Interno e o Seagate era um HD Extra que não era novo, mas estava parado e acabou substituindo o Samsung (por pouco tempo), acabei comprando mais um HD de 1TB e outro de 2TB.

 

Na segunda parte do artigo, vou explicar o meu método que uso para salvar meus arquivos de forma organizada e simplificada (pelo menos pra mim RS).

Obrigado a todos e caso queiram ver um pouco mais do meu trabalho podem acessar o meu site www.guilhonfotografia.com.br e me seguir no Twitter @eduardoguilhon juntamente com o @fotografiadg.

Esta é mais uma série de artigos do Fotografia-DG que no final se vai tornar num eBook Grátis! Caso não seja um visitante habitual visite nossa Loja de Fotografia e compre gratuitamente todos os nossos eBooks de grande qualidade. CLIQUE AQUI

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Eduardo Guilhon

Eduardo Guilhon é brasileiro, nascido no ano de 1981 e residente na cidade de Florianópolis/SC, atua no mercado através Books/Retratos, ele também foi o primeiro Catarinense se especializar em Crianças com Necessidades Especiais através SpecialKids Brasil. Sua marca é a utilização de técnicas de iluminação criativa (Strobist) em conjunto com a luz ambiente. Tem como missão congelar a imagem de forma inovadora, refletindo e registrando com alto desempenho o momento único existente durante todo o trabalho, entregando ao cliente, um pedaço especial de sua vida em forma de fotografias.

9 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Muuuuito bom este post! Post necessário e obrigatório para todo fotógrafo.

    Vou compartilhar com vcs meu processo de backups. Eu o realizo de 3 formas: no próprio desktop (enquanto trabalho com aquelas fotos), HD externo e backup online.

    Antes eu salvava no desktop (enquanto necessário), HD externo e DVDs, mas desde que descobri serviços de backup online, estou muito satisfeita. Além de poder acessar meus arquivos de diferentes locais e dispositivos, sei que eles estão seguros em nuvem. Optei por um serviço de backup online pago (não é o propaganda): o NUV3M. http://www.nuv3m.net/servicos-computacao-nuvem/ba
    Fica a sugestão para quem está a procura de um, mas antes dê uma boa pesquisada, pois há no mercado tanto serviços free qnto pagos.

    Agora vou ler os outros posts do blog.
    Sucesso!

    Gio

  • Primeiro de tudo, obrigado a todos,

    Realmente o Backup é algo muito importante, acabo receber a noticia que um amigo meu perdeu tudo que tinha no HD em Raid, mesmo sendo em forma de espelhamento o sistema apagou todos os dados, achando que o HD novo era o principal.

    Nunca sabemos quando podemos ter qualquer tipo de problema. Backup é muito importante, mas nunca damos muita bola até ocorrer (infelizmente).

    RoPitty, espero que realmente que esse artigo possa ajudar… ele vai estar bem completo

    []s

  • Me deparei com esse assunto a duas semanas atrás quando o HD do meu note foi pro espaço. Tenho feito bkp direto mais estou com dificuldades em organizar tudo. aff

    Esse post veio como uma salvação para a minha lavoura kkkk

    • Merece mesmo Galahad, eu para além de administrador do portal Fotografia-DG trabalho a tempo inteiro numa empresa de informática e você não imagina, todo o mês tem pelo menos um cliente que perdeu arquivos do seu computador. Esta série vai ajudar muitos fotógrafos e não só a evitarem dissabores!!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar