Home » Artigos » Dicas

Você sabe o que é o Buyer Persona? 4.31/5 (16)

Buyer persona. O que é? Qual é a importância para o meu negócio de fotografia? Como construir a minha?

A maioria dos profissionais está engajado em vender, através do investimento em marketing ou da presença em mídias sociais, mas você já pensou se todo esse aparato de divulgação for feito pensando na pessoa errada? É como fazer a melhor receita de bolo de chocolate, com os melhores ingredientes, mas entregá-lo na casa de alguém que não gosta desse sabor ou que é alérgico à cacau, por exemplo. De nada vai adiantar.

Por isso é tão importante se certificar de que a sua dedicação e o seu investimento têm base na realidade do seu mercado para que dê certo. E uma das maneiras de se certificar isso é estudar a sua buyer persona, que nada mais é do que a representação do seu cliente ideal. Essa representação não fica no campo do imaginário, mas tem base em dados dos seus clientes atuais e do mercado em geral.

Você já parou para fazer isso? A buyer pesona te auxiliará e muito na criação do seu planejamento de marketing. Você pode pensar no assunto por conta própria ou até mesmo contratar um profissional de comunicação para te auxiliar. Independente da sua decisão, ter conhecimento nunca é demais, por isso, preste bem atenção nestas dicas que vou te dar:

Seu cliente não é um número

Há tempos o Marketing não trata mais os clientes como números. Para que você consiga vender de maneira personalizada, o seu cliente precisa ter informações básicas definidas, como: nome, idade, endereço… Mas não só! Como todo ser humano, ele tem sonhos, qualidades, defeitos, medos, frustações, emoções, desejos, etc.

Esse processo de criação te ajudará a enxergá-lo de maneira mais humana, inclusive entendendo de que maneira a sua marca pode auxiliá-lo a alcançar os seus objetivos.

Saber quais plataformas ele utiliza, com que frequência e quais são os seus interesses dentro de cada uma é importante para auxiliar futuramente no seu planejamento de comunicação.

Faça todas as perguntas necessárias para que essa persona seja desenhada de maneira específica e personalizada, como se realmente estivesse entrevistando alguém.

Analise o seu cliente atual

Se você já investiu alguma vez em pesquisa, todo o material que você possui acerca dos seus clientes atuais devem ser interpretadas, inclusive utilizando as mesmas perguntas da primeira etapa.

É necessário um trabalho minucioso de análise para que se encontrem padrões entre a persona que você está desenhando e os clientes que você já tem, mas não se assuste se isso não acontecer: você pode possuir mais de uma buyer persona, e isso significa que o seu produto ou serviço está atingindo diversos públicos.

Defina o seu cliente ideal

Crie perfis desse cliente ideal, baseado em todo o estudo e pesquisa feito nas etapas anteriores. Dê nome e imagem à sua buyer persona e seja rico em detalhes na hora de defini-lo.

Ele deve ser real o suficiente para que você consiga imaginá-lo de forma clara na hora que estiver vendendo pelos canais de divulgação.

Desenhe o resultado

Você já deve saber que colocar informações no papel auxilia e muito o processo criativo, e nesse caso não é diferente! Já ouviu falar em mapa de empatia? Existem vários formatos dessa ferramenta visual que você pode utilizar para desenhar toda a personalidade da sua buyer persona. Acesse no google mapa da empatia, metodologia canvas.

Conseguir passar por todas essas etapas pode ser um bom sinal, afinal, você está conhecendo bem o seu cliente. Quando você orienta o seu negócio para o seu consumidor, você entende o que tem valor para ele e pode entregá-lo um produto ou serviço muito melhor.

Você conhece o seu buyer persona? O seu planejamento de marketing está orientado para ele?

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Gabrielle

    Fotografia DG está com conteúdo cada vez mais rico e multidisciplinar, nos ajudando em todas as áreas do negócio. Meus parabéns e muito obrigada!

    • Oi, Gabrielle. Tudo bem? Fico muito feliz que de alguma forma tenha gostado do conteúdo!

  • Bom dia, e quando meu foco são empresas e agencias de publicidade? É possível criar este perfil ou ele já está definido por se tratar de empresas?
    Lendo o texto, fica claro para mim que o buyer persona é mais voltado a fotógrafos que fazer que trabalham com familias, pessoas, casamentos, etc… me corrija se eu estiver errado. Obrigado!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar