Home » Artigos » Dicas

FOTOGRAFO S/A . Você é uma empresa! 5/5 (1)

Chamo-me Roni Sanches e sou um fotógrafo paulista. Se definir como fotógrafo é muito engraçado, pois durante muitos e muitos anos fui um administrador em tempo integral e um amador da fotografia ocasional. Há cerca de quatro anos encontrei meu lugar na foto fazendo retratos lúdicos de bebês e fotos de gestantes e famílias.

Nestes primeiros textos quero falar sobre empreendedorismo na fotografia e a importância de o fotógrafo ter consciência da sua nova condição de empresário de si mesmo.

Book-Gestante-Jaqueline-Murilo-Volei (6)

Como amador você tem muita liberdade para fotografar o que quer da forma que mais se identifica e na hora que deseja. Quando o seu hobby vira algo profissional aquele seu acerto ocasional do passado fica obrigatório, isso acontece porque você se tornou um fotografo empreendedor.

Empreender na fotografia inclui diversos passos, a ONU através de pesquisas mapeou as principais características empreendedoras, aquelas que aumentam as chances de sucesso e que servem para todas as áreas, principalmente para fotografia. Focarei nas cinco primeiras características. Os exemplos citado são experiências da minha vida, não há certo ou errado, é o que vem sendo bom para mim, claro que sempre haverá casos de sucesso que fogem a regra.

A primeira característica empreendedora do fotografo é a Busca de Oportunidade e Iniciativa – A habilidade de se antever aos fatos e gerar chances de desenvolver novos produtos e serviços. Fotografia é uma arte e também um produto, isto pode chocar a muitos, mas desde o mais fino e caro fine art a fotografia de um digno lambe-lambe que vai de porta em porta em uma cidade pequena fotografar as crianças em cima de sua cabrinha pintada de amarelo, o resultado é o mesmo: um produto e aceitar isso fará com que você busque valorizar mais o seu produto e dar a ele um preço mais próximo possível do justo tendo inciativa corretas e identificando oportunidades onde poucos vem chance de êxito.

Book-Gestante-Jaqueline-Murilo-Volei (5)

A segunda característica abordada é Persistência – Caro amigo, não há na minha humilde opinião tarefa ou oficio mais gratificante que ser fotógrafo, é delicioso, na área que atuo então, registro os momentos mais positivos da vida das pessoas, é a gestação de um filho, o crescimento de uma criança, a alegria de ver sua cria completar 15 anos, em fim é maravilhoso, mas sempre teremos obstáculos a enfrentar e devemos fazê-lo decididamente. Busque o sucesso com muito trabalho, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações, mas sendo persistente ao máximo. Vejo muitos profissionais que hoje estão no topo e que para chegar lá, usaram a receita: trabalho X persistência. Quando iniciei nas fotos de retrato precisava de modelos para montar meu portfólio comercial, cadê a modelo? Ninguém queria ser modelo do Roni (risos), não desisti e comecei a trabalhar cobrando mesmo, pois de graça as pessoas não queriam, faziam exigências. Não tínhamos nada, estrutura, modelos, parceiros, nada mesmo, mas tínhamos uma vontade imensa de acertar e uma persistência infinita.

A terceira característica que quero falar com vocês é sobre Correr riscos calculados – O primeiro estúdio em home que montamos era um aperto só, minha esposa levantava cedo para limpar a casa antes das sessões e transformar a nossa sala em algo parecido com a recepção de um estúdio, em mais ou menos 12m² tínhamos recepção e estúdio, as trocas de roupa e produção aconteciam  no quarto da minha filha que acabará de nascer, muito engraçado lembrar de tudo isso, as maquiagens ficavam em cima do trocador e a cadeira de amamentar era onde as modelos se sentavam para arrumar o cabelo. Nosso banheiro era dos clientes, chegamos a fazer da cozinha recepção. Na época eu tinha outros negócios entre eles um restaurante e o pouco que fizemos foi o risco que podíamos correr naquele momento. Disposição de assumir desafios ou riscos moderados é fundamental para ser um empreendedor da fotografia, não estou dizendo que você não deve montar seu estúdio de cara, fazer anúncios em revistas caríssimas, você deve sim investir no seu trabalho, mas saiba calcular os riscos e responder pessoalmente por eles. Quando montei meu primeiro estúdio fora de casa comprei quase tudo usado, eram de pessoas que tinham gastado muito dinheiro para montar um estúdio dos sonhos, sem planejamento, alias estes colegas pensavam em quase tudo, qual luz iam usar, o estilo pessoal das fotos, só se esqueciam de um detalhe importante: o CLIENTE. Nenhum negócio se sustenta sem publico. Quando for montar o seu negócio de fotografia dedique um tempo para um Plano de Negócios detalhado com uma estratégia bem definida para alcançar seu público e cativá-lo.

Book-Gestante-Jaqueline-Murilo-Volei (10)

A penúltima característica que vou citar é a Exigência de Qualidade e Eficiência – Faça sempre o melhor! De tempos em tempos procure estudar formas de melhorar seu negócio buscando satisfazer ou superar as expectativas, os prazos e a qualidade. Seja exigente com o seu trabalho, entregue ao seu cliente as melhores fotos. Às vezes isso só implica em fazer uma breve seleção antes de entregar. Certa vez uma cliente nos trouxe um DVD de fotos do seu casamento, ela queria que “salvássemos” as imagens com tratamento, quando vimos o que fora feito descobrimos um trabalho bem feito, o único erro do fotógrafo foi salvar todas as fotos no CD e entregar para cliente sem fazer qualquer seleção prévia, a consumidora ao ver as imagens se concentrava só nas que estavam ruins, desfocadas ou escuras e ficou com uma péssima impressão do trabalho feito. Sou pessoalmente contra a entrega a qualquer cliente de um DVD com todas as fotos clicadas de um ensaio ou evento, a razão é simples: é impossível se fazer 200, 300, 500 imagens e todas estarem perfeitas, com o tempo você fica mais assertivo, mesmo assim, uma boa porcentagem vai mesmo para o limbo, aquele olho quase fechado, aquela boca desproporcionalmente aberta, o rastro de alguém que passou na frente bem na hora h, são alguns dos imprevistos que estão sujeitos todos os profissionais.

Book-Gestante-Jaqueline-Murilo-Volei (11)

A última característica deste texto é Comprometimento – Este é um ponto importantíssimo, ouso dizer que talvez seja mais importante que a qualidade: Entregue o material no prazo! Se esforce ao máximo, mas faça no prazo para o seu cliente, seja comprometido, cumpra o que se propôs e se puder entregue um algo mais. Uma dica é: dê prazos maiores e surpreenda seu cliente entregando antes. De vez em quando recebo clientes desconfiados no estúdio conversarmos um pouco e tem sempre a mesma história por trás da desconfiança que é um álbum de casamento não entregue, um fotógrafo que sumiu com as fotos de um evento. Vivi recentemente uma situação assim, meus trabalhos são sempre em estúdio, se um cliente precisava de alguém para cobrir eventos eu costumava indicar um amigo que estudou comigo e fotografou meu casamento, é um fotógrafo muito talentoso, porem pouco comprometido (descobri depois), ele passou por situações difíceis e sumiu com as fotos e o dinheiro de uma cliente nossa, fez contrato, fez as fotos e depois sumiu, esta cliente veio ao estúdio quase 2 anos depois fazer um book de gestante e nos contou o que tinha acontecido, por ética demos a ela um pacote para o bebê no mesmo valor do prejuízo que tivera com o fotógrafo fujão. Gente, ela não pediu nada, é uma pessoa maravilhosa, mas ao deitar nossa cabeça no travesseiro pensamos na responsabilidade em indicar alguém que causará tanto dano, quando ligamos para ela e informamos sobre o “presente” ela se sentiu reparada pelo prejuízo. Teoricamente não era minha esta responsabilidade, mas me comprometi.

 

Encerro este texto, desejando um final de ano esplendido para você e sua família recheado de muitos cliques e volto em breve trazendo mais três comportamentos empreendedores pesquisados pela ONU e que são perfeitamente aplicáveis a fotografia, os próximos serão:

Busca de informação, Estabelecimento de metas e Planejamento. Nos vemos em breve!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

36 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar