fbpx

Filmes indicados para fotógrafos: A Lista (parte 2)

Gostaram das indicações de filmes que repassamos? Tem mais!

Dando continuidade à grande lista de filmes indicados pela blogosfera fotográfica, segue a segunda parte, a contar de onde paramos… aponte o lápis/prepare a caneta (ou apenas abra seu app preferido de anotações =P) e vamos lá!

Ah, alguns filmes a partir daqui podem estar sem descrição ou comentário, então quem já tiver visto, fique à vontade para enviar-nos!

Não viu a parte 1? Tá aqui! ;)

23: O sal da Terra (2014)

Um fotógrafo que é quase uma unanimidade, mas que também tem seus críticos, e as críticas chegam a ser mordazes, ainda que ele passe longe de ser um equivalente a Romero Britto: assim pode ser bem resumida e grosseiramente apresentado Sebastião Salgado. (…) O filme O sal da Terra é justamente para apresentar a pessoa do Sebastião Salgado, e especialmente sua fotografia(do autor — ler resenha)

24: McCullin (2012)

A vida não é um romance, e ser fotógrafo de guerra não é viver num livro de Robert Capa. McCullin é um documentário que retrata não apenas o trabalho do fotógrafo Donald McCullin, com sua beleza algo mórbida, mas também o lado cruel do trabalho fotográfico em meio a um conflito bélico — especialmente as consequências para o profissional. (do autor — ler resenha)

25: Câmera obscura (2008)

Filme argentino maravilhoso e extremamente sensível, baseado num conto homônimo de Angélica Gorodischer. Gertudris é uma mulher que nasceu fora dos padrões estéticos de beleza e sempre dá um jeito de escapar das fotografias escondendo o seu rosto. Depois de casar, ter filhos e viver uma vida pacata, ela acaba se apaixonando por um fotógrafo francês que consegue enxergar a beleza da alma desta mulher. Dirigido pela ótima María Victoria Menis, uma revelação do cinema latino. (Photos)

26: Salvador: O martírio de um povo (1986)

Dirigido pelo mestre Oliver Stone, o filme é baseado na história real de Richard Boyle, um jornalista que viaja como correspondente estrangeiro para El Salvador em companhia de um amigo. Lá ambos descobrem um país em plena guerra civil, onde os direitos humanos não são respeitados e crianças, mulheres e padres são assassinados com violência e total impunidade. (Photos)

27: Eu não sou a tua princesa (2011)

Filme baseado na história da polêmica fotógrafa romena Irina Ionesco que foi processada em 2012. O motivo? Ela fotografava a sua filha pré–adolescente nua e em poses eróticas nos anos 70, em Paris. O filme é dirigido por Eva Ionesco, a própria filha da fotógrafa. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. (Photos)

28: Sob o fogo cerrado (1983)

Três jornalistas em um triângulo amoroso estão envolvidos em intrigas políticaseste incendiário suspense co-estrelado por Joanna Cassidy e o indicado ao Oscar Ed Harris prenderá sua atenção do início ao fim. Russell Price (Nolte) é um atirado fotógrafo de reportagens que se vê em um dilema entre seu amor pela repórter Claire Stryder (Joanna Cassidy) e sua amizade pelo marido dela, Alex Grazier (Hackman). Ele também é torturado pelas incertezas de que caminho seguir quando lhe pedem que tome partido, ao invés de apenas tirar fotos, na guerra entre o governo da Nicarágua e os rebeldes sandinistas. Mas quando perde de vista a objetividade e se envolve na escaramuça, Russell pode perder ambas as batalhas e sua vida, pois ele se vê Sob Fogo Cerrado de todos os lados! (From Me to You)

29: Gentlemen’s relish (2001)

Nesta comédia histericamente alto astral definido no início do século 20 em Londres, artista frustrado Unido Swann, interpretado por Billy Connolly,aceita um presente uma câmera que transforma sua vida. Começando uma novacarreira na fotografia, ele expressa sua aptidão artística em retratos maisdesenfreadas de nus em ambientes clássicos e, portanto, sujeita-se no centro das atenções de notoriedade do desprezo. (From Me to You)

30: Momentos eternos (2008)

Baseado na história real de Maria Larsson, a primeira e uma das maiores fotógrafas suecas, que vivia em Gotemburgo no início de 1900. Muito pobre, ela e seu noivo compram um bilhete de loteria cujo prêmio era uma câmera fotográfica. Eles ganham a câmera no sorteio e Maria tenta vendê-la ao fotógrafo da cidade que lhe mostra como funciona aquele estranho objeto.  A arte de fotografar dá à Maria Larsson condição de ter uma “vida paralela” ao papel de dona-de-casa de um marido violento e com sete filhos. (From Me to You)

filme Everlasting moments (Momentos eternos)
Cena de “Momentos eternos” (Everlasting moments — 2008)

31: A cidade dos fotógrafos (2006)

Durante o período da ditadura de Pinochet, um grupo de chilenos fotografou os protestos e a sociedade chilena em suas mais variadas facetas. Suas fotografias serviram para apoiar o testemunho das vítimas da ditadura, e foram fundamentais para iniciar processos de justiça. Alguns deles foram reprimidos brutalmente, outros assassinados… (From Me to You)

32: The mexican suitcase (2011)

Em 2007, perdido há muito tempo as fotografias invisíveis de Robert Capa e dois outros fotógrafos da guerra civil, David Seymour e Gerda Taro apareceu misteriosamente na Cidade do México, a cineasta Trisha Ziff leva os espectadores para descobrir sua origem. (From Me to You)

33: Guest of Cindy Sherman (2008)

Neste documentário a tímida Cindy Shermanfala sobre ser uma mestre do disfarce tal como realizada por seu estilocamaleônico na fotografia e sua Interpretação de Papéis e a entrega de um olhar intimista sobre seus métodos artísticos(From Me to You)

34: Frames from the edge: Helmut Newton (2009)

Este filme segue Helmut Newton e suas imagens provocantes aos seus locais de fotografia favoritos de Paris, Monte Carlo, Los Angeles e Berlim. (From Me to You)

35: Rock’n’roll exposed: The photography of Bob Gruen (2011)

O mais importante fotógrafo de rock, Bob Gruen, registrou meio século de música através das lentes da sua câmera. Ele é conhecido por ser discreto e não invasivo na vida dos pop stars, com isso ele fez muitas imagens icônicas do mundo do rock. No documentário tem depoimentos de amigos de Bob, como Yoko Ono, Iggy Pop, Green Day, Alice Cooper, Tommy Ramone, Debbie Harry e muitos mais. (From Me to You)

36: Pictures from a revolution (1991)

Sinopse (traduzida): Em 1978, a fotojornalista Susan Meiselas havia acabado de passar pela Nicarágua enquanto o governo de Anastasio Somoza era derrubado e os nacionalistas e (medianamente) socialistas Sandinistas