Home » Artigos » Dicas

Color Balance + Black Balance

Imagem CAUGHT de IRINA AFONSO


Gostei muito desta sua foto … mostra seu crescimento e fala mais que mil palavras. Mas queria abordar um assunto, sem querer ser chato e sim alguém que gosta muito do seu trabalho, … posso???   Como estou acostumado a fazer trabalhos de beauty ligado à Moda, como esse seu, a fidelidade das cores tem que ser respeitadíííííííííssima (lol) pois são, como o próprio termo “tendência” pressupõe e que devem ser espalhados para o mundo inteiro. O que eu quero dizer com tudo isso???!

Resposta: Dentro de uma vertente pessoal, daquelas que fazemos prá nós e pronto, tipo fonix (adoro também!), isso que eu escrevi deve ser mastigado e cuspido … hehe! Mas dentro de uma vertente profissional, o fotógrafo, deve usar a edição com foco no WB (white balance) e no BB (black balance que poucos utilizam) sem NUNCA esquecer daquele ditado “brancos sujos de cyan=branco dos olhos e dentes sujos de cyan, pele com highlights sujas de cyan e todas as cores sujas de cyan” …

Resolvi dizer isso tudo para vc pois, na minha humilde opinião, consegui enxergar em vc uma vocação para beauty photography. De tanto que gostei, hehe, salvei a sua foto e fiz algumas pequenas correções no color balance que mostram as diferenças, por exemplo, de dentes branquinhos e não azuladinhos … :-)

IMAGE>ADJUSTMENTS>COLOR BALANCE e escreve nos 3 campos do Color Leves: +24 -16 -58 e dá OK. Salva como uma cópia e compare para ver que os pretos perderam aquele azul, os dentes ficaram branquinhos, o make up BRUTALLLLLLLLLLLLL ficou mais parecido com os tons reais e as sobrancelhas ficaram Black 100% (= a outra ponta do balanço de cores correto. Mas ainda havia um cyanzinho (hehe) no branco dos olhos e eu fiz o seguinte: selecionei uma ferramenta que se usava (muito) dentro do laboratório quimico e que o PS traz que é o DODGE (atalho é a letra O) e sei que vc vai adorar depois de ver o resultado … :-) … continuando … seleciona a primeira opção que se parece com um chupa-chupa de alcatrão … hahaha … lá em cima vc vai ver que aparece essa ferramenta repetida há várias opções ao lado … BRUSH … tem uma seta para baixo … clica nela … em MASTER DIAMETER vc põe 41 px … em HARDNESS você coloca 0% (zero) … ao lado escolha HIGHLIGHTS porque vamos querer somente mexer no branco dos olhos que é uma zona de brilho (=alta luz) … agora em EXPOSURE você escreve 8% para que seja tudo feito com maior controle e em camadas muito leves para não ficar falso … ao lado há um desenho de um aerógrafo e deixe desabilitado (disable) … e finalmente … deixei PROTECT TONES selecionado.

Hora de respirar, ommmmmmmm, muita calma nessa hora … :-)

Agora vc põe a imagem a 100% (ctrl+alt juntos e 0 (zero) …

Coloca os olhos no centro do seu monitor e vai pintando com o mouse (rato) como se estivesse usando uma lata de tinta spray e o botão esquerdo faz o papel da válvula … ok?! Como vc está com a opção HIGHLIGHTS ativa, só as zonas claras é que se alteram … viu que lindos olhos branquinhos maravilhosos?? Mas não exagere … vá com calma e repare bem no limite para não deixar os olhos muito brancos, ok?  Três ou quatro passadas em cada canto branco de cada olho e aquele restinho de cyan já era!!!

Espero que goste do resultado e tenha ajudado um pouco a melhorar as suas fotografias que fazem tão bem aos olhos.

Bjnho and keep moving, don´t stop … ;-)

(Segue explicação da autora Irina Afonso)

Relativamente a esta foto, a história é bem simples. Neste dia, resolvi comprar uma sombra preta para olhos e uma base muito clara para fazer umas experiências de maquilhagem (que é algo que também me interessa) com vista a ensaios fotográficos. Cheguei a casa e fui logo experimentar…, entusiasmei-me e acrescentei uma sombra roxa no olho esquerdo e uma sombra azul turquesa no direito… Ao ver o resultado imaginei logo uma imagem sinistra…, do género da que surgiu. Acrescentei um lenço sobre a cabeça e fiz vários disparos. Entre outras expressões, tentei captar uma de surpresa, mas ao mesmo tempo algo sombria, para isso pensei que o lenço atravessado no rosto, tapando um pouco um dos olhos resultaria bem. Portanto a minha ideia foi, uma boa luz (neste caso natural, vinda da varanda do meu quarto num dia bem cinzento e chuvoso lol), uma pele bem branca, com um fundo escuro e uns olhos bem realçados. Na edição, tentei precisamente isso, acentuar a pele branca, e daí estes azulados…, não queria uma imagem muito saturada nas cores…, lá está, para dar o tal ar sombrio.

E basicamente foi isto…, foi uma ideia q surgiu quase do nada…, como que um relâmpago…, fiz cerca de uns 40 disparos (nem 30 minutos durou) e escolhi esta imagem! Trata-se pois de um auto-retrato

Fernando Bagnola
Director de Novos Negócios.
Fotógrafo profissional
Formador do IPF de Fotografia de Moda e Laboratório PB
Formador SONY-Worten para clientes dslr e compactas

Download Curriculum Vitae

www.fernandobagnola.com
[email protected]

“O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões emitidas
e imagens divulgadas pelos seus Colunistas”.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Leo Chaves

    Novo por aki, e gostando muito do que tenho lido, sobre esse post eu gostaria de entender uma coisa..

    Respeitando a vontade da autora de deixar tudo branco, esse trbalho todo aí de ajustar aki e acolá , nao se resolveria simplismente mudando a temperatura de cor da foto ou na camera ou editando no Image raw?

    E pra deixar branco como desejado, nao precis-se necessariamente aumentar o azul ou baixar a temperatura de cor, uma mascara desaturada faria o trabalho =)

    a proposito curti a foto e a ediçao.

    Acho que fica a vontade da fotógrafa
    Beijos
    Leo chaves

  • Ali Chahine Mehanna

    Rapaz voce mata cobra o mostra o páu, eheheh.. Exelente trabalho, continue sendo generoso, os nessecitados agradecem.

  • Maria Rita

    Adorei !!!!! Obrigada por suas dicas !!!!!!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar