Home » Artigos » Dicas » Colorido ou P&B?

Colorido ou P&B?

Algumas pessoas costumam dizer que fotografia em preto e branco ‘não tem cor’. Mas tem sim! A cor preta, a cor branca e vários tons de cinza, afinal estas também são cores. E também dão vida às fotos!

Entrar em uma discussão sobre qual formato é melhor – colorido ou P&B – é que é uma perda de tempo. Isso é de acordo com o gosto de cada um e, como já dizia aquele velho ditado, gosto não se discute! E eu costumo dizer que ‘gosto se admira’.

Eu particularmente gosto muito das fotografias coloridas. Gosto de cores vivas, intensas, fortes. Ficam perfeitas para fotos de crianças, dando uma boa ideia da alegria que as cerca. Fotos de paisagens também ficam ótimas coloridas, para que você possa ver como é de fato o local retratado. Fotos coloridas de animais e flores (macro ou não) também reforçam essa ideia de ‘ver a realidade’, de ver da mesma forma que os nossos olhos veem.

Mas, mesmo apreciando muito o colorido vibrante, muitas fotos ficam muito bem em P&B – algumas vezes ficam até mais bonitas! Em algumas fotos o estilo P&B adiciona um efeito de dramaticidade às cenas e completa perfeitamente a ideia que o fotógrafo quer passar, seja em fotos de paisagens ou em retratos de pessoas, até mesmo de crianças.

Fotografia-PB

Retirar a cor de uma foto muitas vezes serve para que você consiga que as pessoas foquem seu olhar na pessoa retratada, não se distraindo com as cores da roupa do modelo ou da paisagem de fundo, por exemplo.

Quando você fotografa as pessoas em cores, fotografa as roupas delas. Quando você as fotografa em preto e branco, fotografa a alma delas” (Ted Grant). É bem por aí!

Retrato-PB

Se você quiser boas fotografias em P&B, é importante atentar para o contraste tonal. Uma imagem com alto contraste tonal é formada por bastante preto e branco, e pouco cinza. Com contraste tonal normal, há um equilíbio das três cores. E com contraste tonal baixo, não há uma distinção bem marcada entre as cores e os tons, e então a imagem pode algumas vezes parecer muito plana e sem profundidade. Mas pode ser que o fotógrafo tenha essa intenção, afinal cada um que sabe a ideia que quer passar.

Não há uma regra rígida a ser seguida na edição em P&B. Cada um vai gostar de uma foto de um jeito, cada um tem um gosto, uma sensibilidade diferente. E, em minha opinião, algumas fotos ficam igualmente boas em cores ou em P&B.

Para sentir isso bem, experimente a mesma imagem das duas formas. Certamente você terá surpresas agradáveis e muitas vezes não conseguirá decidir por um dos formatos!

Colorido-ou-P&B

Ajude-nos, avalie este artigo:

Claudia D'Elia

Claudia D'Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra