Controlando luz ambiente e de flash separadamente 4.5/5 (30)

Flavioapu demonstra, em imagens, como a velocidade do obturador não provoca influência na luz do flash

Sem fazer uma apresentação muito longa, o meu nome é Flávio Morais, meu nome artístico é Flavioapu, e eu quero agradecer ao Diogo e a todos os leitores e colaboradores do Fotografia DG que me convidaram a escrever um novo artigo.

Quero falar de um ponto bem simples e que certamente vai esclarecer e ajudar muitas pessoas. Eu tive que descobrir por conta própria e contar com uma confirmação posterior de outros profissionais. Espero com este artigo poupar tempo e dores de cabeça de muita gente.

O que eu tenho pra dizer se resume nesta simples frase: a velocidade do obturador não influencia em nada na luz do flash. Não importa se o seu tempo de exposição for 10s ou 1/250s. Esta ferramenta controla a luz contínua, mas não interfere na luz do flash. Diferente do ISO e do diafragma que afetam diretamente tanto a luz contínua quanto flash.

No início parece uma teoria bizarra e sem sentido, mas com o desenrolar do assunto e com uma pequena reflexão lógica percebe-se que é um tanto óbvio. Fiz algumas imagens para ilustrar e comprovar esta ideia. Vamos aos exemplos.

A imagem a seguir foi feita a noite, com todas as luzes apagadas e com as cortinas fechadas para anular o máximo de luz ambiente. A única fonte de luz foi um SB-900 posicionado acima do objeto e configurado a 1/128 de potência com 200mm de zoom. Coloquei o flash por cima jogando a luz diretamente para baixo para evitar que a luz rebatesse pelas paredes do lado e se espalhasse pelo fundo. O zoom de 200mm ajudou a direcionar esta luz exclusivamente para o objeto e a potência de 1/128, que é a menor possível, também fez com que a luz não rebatesse e se espalhasse. Também coloquei a imagem em preto e branco para desconsiderar qualquer influência de cor. Lembrando que as imagens estão cruas, sem ajuste.

Controlando luz ambiente e luz de flash separadamente - fig 01

A seguir fiz uma sequência de imagens alterando somente a velocidade do obturador, que variou de 4s a 1/250s. Conseguem perceber que não houve alteração na luz?

Controlando luz ambiente e luz de flash separadamente - fig 02

Vejam também pelo histograma das imagens. A luz permaneceu uniforme em todas as imagens. Interessante, não é?

Controlando luz ambiente e luz de flash separadamente - fig 03

Nota: É admitido uma mínima alteração pelo fato de que em algum momento a luz do flash possa ter rebatido em mim e, desta forma, iluminado um pouco mais ou menos o objeto. Mas ainda assim, como a potência do flash foi mínima, qualquer mudança também foi mínima.

Por outro lado, vejam o que aconteceu com as imagens quando mantive a mesma velocidade de obturador e alterei somente o diafragma e o ISO. Nem precisamos do histograma para avaliar as imagens.

exposicao-iso-diafragma

Na manhã seguinte fiz mais algumas fotos. Nestas a gente percebe uma diferença maior nas imagens justamente por sofrer influência da luz ambiente. Aqui o objeto recebe a luz do flash, que é a principal, e um pouquinho de luz ambiente. Mas a partir de certo ponto a influência da luz ambiente no objeto passa a ser praticamente nula. Dessa forma o que mais perde e ganha luz ambiente é o cenário em volta.

Controlando luz ambiente e luz de flash separadamente - fig 04

Sabendo isso fica muito mais fácil pra você controlar a luz do flash e a luz ambiente quando for fotografar em locação externa e até mesmo interna. Cabe a você decidir o que fazer e configurar o seu set da maneira que lhe for melhor. Segue agora algumas imagens de minha autoria com suas respectivas configurações para complementar e finalizar este artigo.

Controlando luz ambiente e luz de flash separadamente - fig 05

Controlando luz ambiente e luz de flash separadamente - fig 06

Controlando luz ambiente e luz de flash separadamente - fig 07

Controlando luz ambiente e luz de flash separadamente - fig 08

 

[divider]

Mais sobre fotometria e flash pode ser visto no nosso e-book Fotometria + Flash, de nosso colunista Armando Vernaglia Jr.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Flavio Morais

Sou formado em Design Gráfico e estou fazendo Pós-Graduação em Fotografia. Sempre gostei de fotografia, como hobby e arte, no início desse ano resolvi aplicar o lado profissional na minha vida fotográfica também! Sou freelancer. Minha área é voltada para fotografia de pessoas pousadas, também gosto das outras áreas, mas essa é a que mais me atrai.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar