Home » Artigos » Dicas » Dica: Esquema Prático de Backup com Dupla Proteção (parte 1)

Dica: Esquema Prático de Backup com Dupla Proteção (parte 1)

Ter que fazer backup a toda hora não é uma tarefa muito agradável, não é mesmo? Mas e se algo der errado com seus arquivos originais?

Você deve estar cansado de ouvir falar que, mais cedo ou mais tarde, pode precisar recorrer ao backup, pois todos nós corremos o risco de perder algum arquivo importante a qualquer momento de nossas vidas.

Só quem já teve um computador roubado, um HD danificado, um cartão de memória que parou de funcionar, que foi vítima de ataque por vírus de computador, sabe o sufoco que é perder arquivos importantes, na maioria das vezes impossíveis de serem recuperados se você não tiver feito uma cópia deles.

Algumas coisas são, de certa forma, mais fáceis de serem recuperadas, como músicas, ebooks, softwares. Basta você fazer novos downloads destes arquivos, mas mesmo assim isso lhe dará um enorme trabalho e consumirá muito mais tempo do que se você tivesse se prevenido e feito antes um backup de seus arquivos. E há ainda o risco de você não encontrar mais para baixar tudo o que tinha antes, de não se lembrar exatamente onde os arquivos foram baixados, e por aí vai. Talvez você nunca mais recupere tudo que perdeu.

Mas o que falar de arquivos pessoais, documentos, anotações, planilhas, e principalmente FOTOS E VIDEOS? Sejam eles registros pessoais ou arquivos de trabalho, é difícil dizer o que é pior de se perder: se uma recordação importante que nunca mais voltará, ou um serviço que foi feito e não poderá ser entregue ao cliente (correndo ainda o risco de levar um processo).

Fotos e videos, sejam de recordações pessoais ou de trabalhos profissionais que você executou, são insubstituíveis. Sem backup, você jamais poderá recuperar um momento perdido.

POR ISSO, FAZER BACKUP É INDISPENSÁVEL!

É um assunto delicado quando falamos na possibilidade de se perder alguma coisa, sempre pensamos que nunca poderá nos acontecer. Agimos assim até mesmo como forma de afastar um pensamento negativo. Mas ninguém que é roubado ou que tem um equipamento perdido ou danificado jamais estava esperando por isso! Ninguém quer pensar que algo ruim pode acontecer consigo mesmo, não é verdade?

Então a ÚNICA maneira de se prevenir com seus arquivos importantes, é fazendo backup deles! Não existe outra opção. É backup ou backup!

E qual é a melhor forma de se fazer um backup com segurança?

A melhor opção de se fazer backup é chamada de “Backup 3-2-1“. É um esquema simples de se colocar em prática e que consiste em se guardar “3” ARQUIVOS IDÊNTICOS, em “2” LUGARES DIFERENTES, ficando “1” FORA de sua casa ou escritório.

Você deve estar se perguntando: “mas como é isso exatamente e como eu posso usá-lo para ficar tranquilo com meus arquivos?”

No próximo artigo você verá como utilizar na prática o esquema do “Backup 3-2-1”, de uma forma simples e que permitirá você manter seus arquivos atualizados e PROTEGIDOS DUPLAMENTE, deixando-ons praticamente à prova de perdas, aconteça o que acontecer.

 

Não perca a segunda parte deste artigo onde você poderá colocar em prática o esquema de backup mais seguro que existe para sua casa ou seu negócio.

Até lá!

Dica: Esquema Prático de Backup com Dupla Proteção (parte 2)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar