Home » Artigos » Dicas

Dica: Esquema Prático de Backup com Dupla Proteção (parte 2) 5/5 (1)

Como dissemos no artigo anterior, a melhor opção de se fazer backup é o método chamado de “Backup 3-2-1“. É um esquema simples de se colocar em prática e que consiste em se guardar “3” ARQUIVOS IDÊNTICOS, em “2” LUGARES DIFERENTES, sendo “1” FORA de sua casa ou escritório.

Vamos agora mostrar-lhe como você pode implementar este simples método de backup e ter uma segurança muito maior de seus arquivos, praticamente à prova de perdas seja qual for o motivo.

PRIMEIRO PASSO: CUIDE BEM DOS SEUS ARQUIVOS ORIGINAIS

Os arquivos originais (aqueles que você transferiu de seu cartão para seu computador) nunca devem ser guardados somente em pendrives, cartões de memória ou CDs e DVDs graváveis.

Arquivos armazenados em pendrives ou cartões de memória simplesmente podem desaparecer com o tempo, ou ainda queimarem ao serem inseridos e retirados da câmera e do computador com frequência (há corrente elétrica que passa neles durante o uso). O contato das mãos nos conectores metálicos também podem descarregar energia eletrostática no cartão e queimá-lo.

DVDs e CDs graváveis podem ser usados para armazenar cópias, mas não são indicados para armazenar os arquivos em definitivo, pois eles também apresentam problemas com o passar do tempo, os discos podem empenar ou terem suas camadas refletivas descascadas com o passar dos anos, impossibilitando-os de uso.

Não caia também na tentação de deixar seus arquivos originais diretamente no computador, no mesmo HD interno onde está o sistema operacional (chamado de HD de sistema, no caso do Windows é onde você vê a pasta principal denominada “C:”). Isso porque se seu computador deixar de funcionar, mesmo que seu HD não seja afetado, você precisará abrir o seu computador e instalá-lo em outra máquina para poder ler os dados e salvá-los em outro lugar, o que pode não ser uma tarefa muito simples. Manusear HDs “internos” com as mãos podem também queimá-los caso haja transferência de energia eletrostática de seu corpo para ele. E por fim, se você perder seu computador ou notebook ou se ele for roubado, os seus arquivos vão embora também.

A maneira ideal de guardar os arquivos originais é gravando-os em um HD EXTERNO USB de alta capacidade. Quando você for transferir fotos e videos de sua câmera, ou for salvar outros documentos importantes, basta concetar o HD pelo cabo USB e salvar os arquivos nele. Este HD é chamado de “HD principal” para os seus dados.

Isso não quer dizer que um HD externo seja totalmente seguro e que você pode confiar apenas nele. Da mesma forma que outras mídias, ele pode falhar. Por isso a necessidade de uma unidade de backup!

SEGUNDO PASSO: O BACKUP LOCAL

Para ter uma certa tranquilidade, você precisa ter um HD adicional, também USB externo, para ter um processo de backup prático e rápido. Este HD é chamado de HD secundário e onde iremos fazer o backup local.

Procure sempre ter o HD secundário de maior capacidade em relação ao HD principal. Se você tiver um HD de 1TB para seus arquivos, compre o HD para ser usado como secundário de 2TB ou mais.

HD principal vai ter um uso e desgaste maior, pois ele deve ficar a maior parte do tempo ligado e conectado ao computador. O HD secundário deve ficar conectado APENAS enquanto o backup de rotina é feito, e em seguida guardado em local seguro, NUNCA na mesma gaveta, sala ou quarto que o principal. Procure colocá-lo em um quarto diferente, ou se possível até em outro endereço caso precise guardá-lo por um tempo maior (em caso de viagens, por exemplo).

A rotina de backup deve ser feita toda vez que você achar importante. Não vamos recomendar-lhe que faça backup todos os dias, ou uma vez por semana ou por mês. O tempo vai depender da sua necessidade. Por exemplo, se você acabou de fotografar um evento, então deve assim que descarregar as fotos para o HD principal, já efetuar a cópia também no HD secundário. NUNCA DEIXE PARA DEPOIS! ARQUIVOS IMPORTANTES DEVEM SER COPIADOS O QUANTO ANTES!

Vai chegar uma hora em que a capacidade do seu HD principal vai estar cheia. É aqui que entra a vantagem de se ter um HD secundário maior que o principal. Quando seu HD principal ficar cheio, ou caso ele venha a apresentar algum problema, você passa a utilizar o HD secundário como PRINCIPAL e providencia OUTRO para usar como secundário, sendo também que deve nesse caso comprar um de maior capacidade do que era usado como secundário e que ficou agora como principal.

TERCEIRO PASSO: O BACKUP REMOTO

Imagine situações reais que todos nós estamos sujeitos: raios, variações de energia na rede elétrica, roubo ou perda de ambos HDs (principal e secundário), tudo pode acontecer.

O terceiro passo do “Backup 3-2-1” consiste em você ter seus arquivos gravados em um lugar longe e seguro, fora de sua casa, fora de seu escritório. Melhor ainda, fora de sua cidade, e até fora do Brasil!

Mas como assim, fora do Brasil?

Há serviços de backups online, como o BackBlaze, onde o processo de backup remoto é totalmente automatizado, copiando tudo o que está no seu computador e em HDs externos conectados, para servidores instalados em datacenters seguros no exterior, via internet, sem necessidade de sua interferência.

Um pequeno programa fica instalado em seu computador, copiando tudo o que tem nele enquanto está ligado e conectado na internet, sem atrapalhar ou interferir em seu trabalho, em modo “background”, sem incômodos e sem deixar seu computador lento. Os dados ficam protegidos por senha, e caso precise, basta entrar com a senha no site da BackBlaze e restaurar os arquivos desejados. Pode ser apenas um arquivo, vários ou todos, você escolhe o que recuperar!

Com o Backup Online ILIMITADO você terá TODAS as fotos, vídeos, ebooks, músicas e documentos copiados, sem limites, tenha você 500 MEGA ou 500 GIGA de arquivos, TODOS OS ARQUIVOS DE SEU COMPUTADOR E HDs CONECTADOS serão enviados para o backup online. São seus arquivos seguros, armazenados longe de você, mas ao alcance de poucos cliques!

O primeiro backup remoto é mais demorado, devido à velocidade de upload de sua internet (envio do arquivos que em geral são grandes no caso de fotos e videos podem levar bastante tempo). Mas depois que tudo é enviado, o processo fica mais rápido, pois só será necessário fazer upload dos novos arquivos que você adicionar ou modificar.

O processo de backup é automático, você não precisa informar quais arquivos devem ser copiados. O aplicativo da Backblaze detecta automaticamente quando há um novo arquivo ou modificação e faz o backup online.

Se seu backup local (em HD) falhar ou for roubado, você recupera todos os dados usando apenas sua senha e um navegador. Você faz login na conta da Backblaze, escolhe quais arquivos deseja recuperar e faz o download. Você pode baixar, se desejar, apenas um determinado arquivo (por exemplo uma foto apagada acidentalmente) ou todos os arquivos de uma vez. Fotos, videos, documentos, ebooks, músicas, tudo o que foi feito backup online estará disponível para você baixar com segurança. A Backblaze oferece até um serviço adicional, de envio de um HD via Fedex, com todos os seus dados, caso sejam muitos e você precise recuperá-los em pouco tempo (serviço com custo adicional, porém é praticamente o preço do HD que é cobrado).

Mas este serviço de backup online ILIMITADO deve ser caro…

NÃO! O valor do serviço para você ter backup online ilimitado é de apenas US$50,00 por ano (pouco mais de R$100 POR ANO!). É menos do que 10 reais por mês por um serviço que fica continuamente fazendo backup de TODOS os seus arquivos, sem você precisar se preocupar em informar qual deles deve ser copiado. Todos serão copiados! E todos podem ser baixados a qualquer momento, sem custo adicional.

Nota 1: Acesse BLACKBLAZE em português! Basta ir no topo da página, à direita, onde há a bandeira dos países, e escolher a bandeira do Brasil (idioma PORTUGUÊS). Leia também no site a seção “Como Funciona” e tenha certeza de como o serviço pode lhe ajudar!

Nota 2: Quando baixar o aplicativo de backup, coloque-o também em Português da mesma forma indicada acima, e altere na aba “Exclusões”, onde consta “não fazer backup de arquivos maiores que…” e deixe em “no limits”, assim todos os arquivos, até os maiores, serão copiados!

Que tal colocar em prática agora mesmo seu plano de “Backup 3-2-1” com a ajuda da BackBlaze? Comece hoje mesmo! Acesse Backblaze e fique tranquilo!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Maria Mell

    Bom dia, ajudou e muito.. amigo poderia me informar se o backbleze armazena os arquivos raw? to usando o teste aqui e não vejo esse formato de arquivo so os jpegs?
    Poderia me ajudar.

  • vanessa

    Muito boa dica! Só quem já perdeu dados pra dar valor pra uma dica dessas, muito obrigada por compartilhar :)

  • douglas

    E eu achando q era uma artigo interessante…
    Como é q meu serviço de emails não detectou esse SPAM!

    • Anderson

      Cara, o tema foi muito útil. Propaganda ou não, porque não compartilhar serviços que achamos úteis, eu por exemplo não conhecia e vou testar!

  • Saul Oliveira Filho

    Se eu trabalhar com um computador em casa, um notebook, precisarei fazer um conta para cada um deles no Backblaze?
    Att

    Saul Oliveira

    • Alex

      Sim Saul, cada computador tem que ter uma conta.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar