Dicas fotografia de rua – Foto Ruta’s
Muito de nós somos fãs de muitas coisas de rua… As coisas que vivem na rua, o lixo deixado na rua, cafés de rua, festivais de rua, mercados de rua, comida de rua, brigas de rua e até sair sem destino pela rua… Nós amamos tudo isso. Mas, acima de tudo, amamos a fotografia de rua. Por isso, aqui estão algumas dicas fotografia de rua básicas, mas úteis que aprendemos ao longo do caminho para manter a sua própria fotografia de rua:
Menos é mais
Não carregue muito equipamento para sair fotografando pelas ruas. Ele vai fazer você menos intrusivo e você será capaz de se mover com mais facilidade para obter a melhor foto rapidamente. É bom ter uma lente extra, mas às vezes é mais incômodo tê-la. Embale, então, a sua inteligência, seja criativo com o que você tem em mãos.
Fora do caminho
Não basta ir a todos os pontos turísticos – tente obter “nos bastidores” as cenas da ‘vida real’ nas ruas. Faça uso da fotografia se aventurando fora do caminho batido e assim não será preso pelo clichê, ou seja, procure fotografar nas ruas o que é normalmente não percebido. Às vezes algo é óbvio, mas, por falta de sensibilidade, outros nunca repararam ou não perceberam que existe um belo a ser fotografado por de trás do cotidiano das ruas. Fuja dos caminhos manjados.
Colorido versus Preto e Branco
A cor preta e branca é muitas vezes presente na fotografia de rua, mas de vez em quando surgem situações que precisam de uma fotografia colorida e assim pode realmente dar o seu tiro fotográfico. Acima de tudo, tente ambas as fotos: preta e branca e colorida, para depois saber qual a melhor composição. Câmeras digitais são livres, você pode tirar quantas fotos quiser, então teste o mesmo assunto com diversas possibilidades. Na verdade, isso serve para qualquer tipo de fotografia, nunca se confie em um registro só.
Background ou fundo
O que está acontecendo por de atrás do objeto ou do assunto de sua fotografia pode realmente “fazer” o tiro fotográfico acontecer com sucesso ou não. Outdoors, cartazes, pichações e outros elementos visuais podem realmente fazer uma composição boa para seu disparo fotográfico. Da mesma forma, deve tomar cuidado, como olhar se há postes “saindo da cabeça” das pessoas e luz indesejada. O fundo das fotos é essencial para uma boa composição e nas ruas, diferente de muitos ambientes, há muitos objetos de fundo que podem ajudar, mas também podem prejudicar muito o resultado final de sua fotografia. Se você pensou em fotografar ruas, não se esqueça jamais dos fundos do seu objeto principal.
Atreva-se a ter um ângulo diferente
Não basta segurar a câmera horizontalmente ou ao nível dos olhos – tenha experiência com ângulos. Fotografia de rua é um meio menos formal – é evitar fazer mais do mesmo. Deve-se ser solto e rápido, é o que nós gostamos de dizer.
Atrações opostas
Fotografias que desafiam a “norma” em termos de composição e em termos de história / assunto podem ser poderosas. Por exemplo, quando você mistura um pouco de glamour com granulado, os resultados podem ser impressionantes.
A sorte favorece aos corajosos
Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é ficar perto do seu assunto – isso pode ser um pouco desafiador, mas irá produzir imagens poderosas. Há ocasiões em que se aproximar do seu assunto é mais fácil do que parece. Ter coragem de chegar perto e depois mais perto novamente é sensacional, mas com bom senso, ou, quem sabe, sem tanto bom senso. Contudo, para isso leva tempo para construir confiança entre você e seu assunto, caso esse assunto seja uma pessoa, por exemplo, porém vale à pena. As melhores fotos são capturadas dessa maneira.
Se divertindo com o sol
Muitas vezes tentamos evitar fotografar de contra ao sol e as sombras direcionadas pela luz solar – mas, em fotografia de rua, quebrar essas “regras” pode levar à grandes fotografias. Na verdade, a quebra de todas essas regras pode levar à fotografias maravilhosas. Encoraje-se. Veja como ficou a foto acima.
Rever e dar meia-volta
Fotografia de rua não se resume à espontaneidade – se você ver uma cena com potencial não tenha medo de dar meia-volta até à ela e realizar sua foto. Às vezes, o retorno a tal cena, devido ao um insight, pode levá-lo para o seu melhor tiro fotográfico.
Congelando Movimento
A rua é um lugar de movimento – para capturá-lo e ainda obter fotografias nítidas certifique-se a velocidade do obturador. 1/125 ou mais, com um ISO de 400 é o que é recomendado como uma base para essa fotografia acima, por exemplo. Eu também acho que pode ser divertido experimentar com velocidades de obturação mais lentas na rua e assim captar o movimento como um borrão, isso pode ser legal.
Ser discreto, quando preciso
Misturar-se com a cena – filme discretamente e até ficar despercebido. Ou fique ali até que as pessoas ao redor pareçam estar confortáveis com sua presença.
Localização, localização…
Enfim, para finalizar as dicas básicas: a localização. Realmente isso é o que está em causa. Escolha lugares onde as pessoas interagem umas com as outras. As pessoas interagindo umas com as outras criam um clima natural ou espontâneo e sempre fazem a foto ficar com mais originalidade. Procure lugares frescos que te inspire.
Fonte: Foto Ruta Londres
Tag:dicas, Fotografia de Rua, lições, street