Dicas fotografia de rua – Foto Ruta’s 5/5 (4)

Muito de nós somos fãs de muitas coisas de rua… As coisas que vivem na rua, o lixo deixado na rua, cafés de rua, festivais de rua, mercados de rua, comida de rua, brigas de rua e até sair sem destino pela rua… Nós amamos tudo isso. Mas, acima de tudo, amamos a fotografia de rua. Por isso, aqui estão algumas dicas fotografia de rua básicas, mas úteis que aprendemos ao longo do caminho para manter a sua própria fotografia de rua:

Menos é mais

Dicas Fotografia de Rua

Não carregue muito equipamento para sair fotografando pelas ruas. Ele vai fazer você menos intrusivo e você será capaz de se mover com mais facilidade para obter a melhor foto rapidamente. É bom ter uma lente extra, mas às vezes é mais incômodo tê-la. Embale, então, a sua inteligência, seja criativo com o que você tem em mãos.

Fora do caminho

Fotografia de Rua

Não basta ir a todos os pontos turísticos – tente obter “nos bastidores” as cenas da ‘vida real’ nas ruas. Faça uso da fotografia se aventurando fora do caminho batido e assim não será preso pelo clichê, ou seja, procure fotografar nas ruas o que é normalmente não percebido. Às vezes algo é óbvio, mas, por falta de sensibilidade, outros nunca repararam ou não perceberam que existe um belo a ser fotografado por de trás do cotidiano das ruas. Fuja dos caminhos manjados.

Colorido versus Preto e Branco

taxi-man-8000-copy 

A cor preta e branca é muitas vezes presente na fotografia de rua, mas de vez em quando surgem situações que precisam de uma fotografia colorida e assim pode realmente dar o seu tiro fotográfico. Acima de tudo, tente ambas as fotos: preta e branca e colorida, para depois saber qual a melhor composição. Câmeras digitais são livres, você pode tirar quantas fotos quiser, então teste o mesmo assunto com diversas possibilidades. Na verdade, isso serve para qualquer tipo de fotografia, nunca se confie em um registro só.

Background ou fundo 

Five-types-street-photography-up-close-1-1024x688

O que está acontecendo por de atrás do objeto ou do assunto de sua fotografia pode realmente “fazer” o tiro fotográfico acontecer com sucesso ou não. Outdoors, cartazes, pichações e outros elementos visuais podem realmente fazer uma composição boa para seu disparo fotográfico. Da mesma forma, deve tomar cuidado, como olhar se há postes “saindo da cabeça” das pessoas e luz indesejada. O fundo das fotos é essencial para uma boa composição e nas ruas, diferente de muitos ambientes, há muitos objetos de fundo que podem ajudar, mas também podem prejudicar muito o resultado final de sua fotografia. Se você pensou em fotografar ruas, não se esqueça jamais dos fundos do seu objeto principal.

Atreva-se a ter um ângulo diferente

exeter-street-photography-16072011-163-of-387-1024x681

Não basta segurar a câmera horizontalmente ou ao nível dos olhos – tenha experiência com ângulos. Fotografia de rua é um meio menos formal – é evitar fazer mais do mesmo. Deve-se ser solto e rápido, é o que nós gostamos de dizer.

Atrações opostas

street-fashion

Fotografias que desafiam a “norma” em termos de composição e em termos de história / assunto podem ser poderosas. Por exemplo, quando você mistura um pouco de glamour com granulado, os resultados podem ser impressionantes.

A sorte favorece aos corajosos

4442988248_570cfbebec_o

Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é ficar perto do seu assunto – isso pode ser um pouco desafiador, mas irá produzir imagens poderosas. Há ocasiões em que se aproximar do seu assunto é mais fácil do que parece. Ter coragem de chegar perto e depois mais perto novamente é sensacional, mas com bom senso, ou, quem sabe, sem tanto bom senso. Contudo, para isso leva tempo para construir confiança entre você e seu assunto, caso esse assunto seja uma pessoa, por exemplo, porém vale à pena. As melhores fotos são capturadas dessa maneira.

Se divertindo com o sol

9249487.f2be56f8.1024

Muitas vezes tentamos evitar fotografar de contra ao sol e as sombras direcionadas pela luz solar – mas, em fotografia de rua, quebrar essas “regras” pode levar à grandes fotografias. Na verdade, a quebra de todas essas regras pode levar à fotografias maravilhosas. Encoraje-se. Veja como ficou a foto acima.

Rever e dar meia-volta

img_1028

Fotografia de rua não se resume à espontaneidade – se você ver uma cena com potencial não tenha medo de dar meia-volta até à ela e realizar sua foto. Às vezes, o retorno a tal cena, devido ao um insight, pode levá-lo para o seu melhor tiro fotográfico.

Congelando Movimento

20110129-Addis-Abeba-33

A rua é um lugar de movimento – para capturá-lo e ainda obter fotografias nítidas certifique-se a velocidade do obturador. 1/125 ou mais, com um ISO de 400 é o que é recomendado como uma base para essa fotografia acima, por exemplo. Eu também acho que pode ser divertido experimentar com velocidades de obturação mais lentas na rua e assim captar o movimento como um borrão, isso pode ser legal.

Ser discreto, quando preciso

street_photography___by_jeffzz1111

Misturar-se com a cena – filme discretamente e até ficar despercebido. Ou fique ali até que as pessoas ao redor pareçam estar confortáveis com sua presença.

Localização, localização…

street_photography_tips_06

Enfim, para finalizar as dicas básicas: a localização. Realmente isso é o que está em causa. Escolha lugares onde as pessoas interagem umas com as outras. As pessoas interagindo umas com as outras criam um clima natural ou espontâneo e sempre fazem a foto ficar com mais originalidade. Procure lugares frescos que te inspire.

Fonte: Foto Ruta Londres

  • Ricardo

    Olá primeiramente queria parabenizar pelas dicas. tenho unas duvidas meu caro, sobre o equipamento,o uma coolpix p600, nikon uma super zoo , estou começando agora na fotografia, esse equipamento serve pra tirar boas fotos como as colocadas acima ?

    • Tem modo manual, ou ao menos de prioridade (no caso de uma Nikon, A ou S)? Se tiver, tá valendo!

  • Aristides

    Marcelo, na rua temos que seguir a regra de primeiro iso, segundo velocidade e terceiro a velocidade? Ou você teria como dar uma dica sobre isso. Pois, o que já vi e tive informaççoes por um outro site, no palácio de cristal uma fotografia em dia ensolarado, seguia esses passos assim que escolhesse o quadro….Tem como nos orientar?.
    Grato e parabéns pelas dicas…..Aristides.

    • Em dia ensolarado você já terá muita luz, então o ISO pode ser o mais baixo o possível, o ISO normalmente é para tentar fazer aumentar a claridade de uma foto num ambiente mais escruto, ambiente mais escuro maior é o ISO (contando com o limite de sua câmera, porque o ISO exageradamente elevado cria ruídos na fotos, se isto não é o seu intuito), a velocidade do obturador é relativa, aqui basicamente também, se você quer fazer uma foto mais artista, tipo, deixar que um certo movimento crie uma espécie de borrão ou você quer realmente congelar a imagem, você usa a velocidade do obturador, aí vai de sua necessidade. Sabendo que cada vez mais que você coloca a velocidade o obturador para congelar a imagem, tipo 1/4000 você escurece a foto, mesmo com sol. Então saber dosar, tipo, 1/250 você já congela bem uma pessoa. Já o diafragma, se for uma lente clara, como uma 50mm 1.8, ela chega até 1.8, a colando em 1.8 ou 2.0 ela estará muito clara, mas também terá um desfoque de fundo do seu objeto maior. Se caso use 2.0 numa lente clara e fixa como 50mm, ou outra, você pode usar a velocidade do obturador, para não deixar a foto estourada, por exemplo, porque numa configuração 2.0 entra muita luz e no dia ensolarado que já tem luz, pode estourar a foto. Mas, tem outras formas de utilizar essas ferramentes que você disse. Então tem que aprender a equilibrar e configurar de acordo com as necessidades os itens ISO, obturador e diafragma, além, é claro, ter um bom olhar de fotógrafo, saber enquadramento, algumas regras de composição etc. Não é só clicar. Espero ter ajudado.

      Abraço e obrigado!

  • Fotografar na rua é excelente para quem está começando com a fotografia. É uma ótima oportunidade de registrar pessoas, sentimentos, ações espontâneas.

    • Marcelo Vinicius

      Com certeza!

Abrir Chat
1