Home » Artigos » Dicas » Dicas para fotografar jóias

Dicas para fotografar jóias 3/5 (2)

O fotógrafo que pretende se especializar em fotografar jóias depara-se com dois grandes obstáculos, são eles: os reflexos e a imobilidade de pequenos objetos.

Pensando nisso, darei algumas dicas de acessórios super utéis para você fazer a sua foto de maneira profissional e muito mais eficiente, sem precisar gastar muito, ou melhor, sem jogar dinheiro no lixo.

Quero deixar claro que a questão não é ter ou não  dinheiro para invetir em acessórios como tendas, braços articulados e tapadeiras. Tenho tudo isso e não me servem de nada. Aprendi na marra que o caminho não era bem esse.

Dicas para fotografar jóias

Vamos as dicas:

Comece anotando tudo que você vai precisar comprar em uma papelaria daquelas beeeem grandes onde as mães vão para comprar a lista escolar dos seus filhos.

1) Papel panama: escolha uma gramatura que seja fácil de dobrar de forma que o mesmo consiga ficar em pe quando dobrado em V. Compre pelo menos um metro do papel, pois você vai desejar corta-lo em diversos tamanhos.

Papel panama

2) Cartolina branca e preta: você vai colar uma cor em cada lado do papel panama. Assim, de um lado vai ter um rebatedor e do outro um bloqueador. Faça pelo menos duas versões iguais de cada tamanho que escolher. Desta forma, você pode usar uma em cada lado do abjeto a ser fotografado.

3) Papel metalizado: são excelentes rebatedores de luz! Você pode colar com uma cola bastão no papel panama e, ao dobrar o papelão em V, este ficará em pé sem precisar de gancho ou apóio.

Papel metalizado

Certamente você já deve ter ouvido falar do uso de espelhos como rebatedor de luz. De fato eles são muito eficientes e podem servir como ótima opção para luz de preenchimento, mas também são mais caros, quebram com facilidade  e não ficam em pe facilmente. Alem disso, se o seu espelho tiver moldura esta irá refletir na jóia e você quer justamente evitar os reflexos.

Agora vamos ao mais importante utensílio que não pode faltar na hora do clic de qualquer objeto refletivo. O super incrível poliester! Ele é bem parecido com o papel vegetal, só que é mais resistente e mais difícil de rasgar. Além disso é mais caro também. Prepare-se para gastar um bom dinheiro nele. Mas acredite, vale o investimento. Em todo caso, aconselho que você tenha outros tipos de papeis translucidos. Eles servem como difusor e bloqueador dos reflexos indesejados.

Poliester

Dicas adicionais:

Guarde os isopores que protegem os eletrônicos novos que você compra, mesmo que este isopor não seja reto e/ou tenha formato de caixinha, um dia voce vai precisar dele, guarde também aqueles mais finos que embala comida. Guarde o papel manteiga que vem com os sapatos novos e suas caixas de também, claro. Não custa nada, e o meio ambiente agradece.

Isopores

Use a criatividade! Com a experiência você vai ver que objetos aparentemente inúteis podem salvar muitas horas de trabalho. Um dia desses, vi que um vizinho colocou ao lado do lixo muitas varas de pescar, assim que bati os olhos nelas vibrei de alegria! Percebi o quanto poderiam me ser útil na hora de fotografar still, e de fato eu estava certa, hoje as uso em quase todas as fotos de jóias que faço.

Não se esqueça do bom e velho pregador de roupa! Eles são leves e pequenos, ideal para ser muuuito usado nas suas fotos. Tenha muitos deles em mão. Lembre-se  de usar apenas os de Madeira, quando em contato com as luz quente, os de plástico podem queimar.

Acrescente em sua lista: fitas dupla face e corda de nylon de pescar. O ideal é que vc tenha uma caixinha com todos esses objetos por perto quando for fazer as fotos.

Se eu fosse te dar um último conselho, diria para esquecer as tendas difusoras, cabanas anti reflexos e afins, elas não tiram apenas os reflexos das jóias, mas toda a sua beleza e brilho. além de caras, ao meu ver são inúteis. Na empolgação acabei comprando 2 delas quando iniciei a carreira, ambas estão encalhadas no armário. No primeiro trabalho de jóia que fiz usei uma tenda. Na hora ela me pareceu um verdadeiro milagre, pois todo aquele reflexo desapareceu. Mas no final o cliente acabou odiando as fotos e tive que refazer em dois dias o que já tinha feito em uma semana, tudo para não perder o cliente, ”consertei o erro”, consegui deixar as peças lindas, mas sendo a primeira impressão a que fica, a minha estava arruinada, ao menos com aquele cliente.

Para evitar que isso ocorra com você, fique de olho no resultado final dos seus trabalhos. Não deixe de comparar suas fotos com a de outros fotógrafos mais experientes, é comum errar no tom do ouro, deixando as peças muito amareladas ou a prata com cara de metal. Na dúvida, pesquise muito!

Levando em conta estas dicas, posso garantir que vocês vão polpar dinheiro, tempo e espaco!

E se houver alguma dúvida adicional que eu não tenha citado nesse artigo sintam-se a vontade para comentar. Será um prazer ajudar. Abraços a todos.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Bruna Issa

Bruna Issa é formada em jornalismo com pós graduação em fotografia pela “IDEP - Escuela Superior de Imagen Y Deseño” de Barcelona. Proprietária do EstúdioISSA, onde além de atuar nas áreas de fotografia de Produto e Ensaios, leciona cursos em diversas áreas da fotografia.

57 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Perfeito…parabéns e muito obrigada pelo artigo…mas agora eu previs9 comprar uma câmera para fotografar as peças (joias)para minha loja, por favor m3 de uma dica de uma boa câmera. Obrigada e sucesso

  • Bom DIa, muito legal passar a experiência, apenas não estou sabendo costurar na estrutura o poliester, fiz um cubo com canos de pvc, porém é difícil saber como costura-lo, você fez alguma estrutura, ou como fica o projeto final, poderria colocar a foto.

    obrigado

    • olá Raphael. Você pode colar com fita crepe ou pregadores. eu uso a crepe.
      Não tenho foto, mas em breve gravarei um video mostrando o que foi dito nesse artigo, este será divulgado aqui no site. abs

  • Ola, de inicio você pode fazer sua propria mesa (cavalhetes + tabua de badeira em cima) ou comprar a mini mesa still, que esta em torno de 200 reais. Melhor lampada são as de flash.

  • Bruna, parabéns pelo post.
    Estou montando uma loja virtual de semi joias e estou pesquisando as tendas fotográficas portateis com iluminadores dicroicos com lâmpadas de 50W, mas li que você comentou sobre as mesas still. O que seria mais aconselhável comprar? E qual a melhor lâmpada pra tirar fotos das jóias?

    Obrigado!

  • Bruna, amei seu post e seu trabalho é incrível… estou passando por essa dificuldade nesse momento… não consigo nitidez nas minhas fotos com lentes comuns… não consigo neste momento comprar uma 100mm. Uma amiga pode me emprestar uma 85mm 1.8. Você acha que pode me ajudar? Ainda não testei…
    Comprei um desses mini estúdios com luz de led amarela no "teto", mas ainda estou com dificuldades na iluminação total para as fotos… vi que você respondeu para alguém para colocar a iluminação atrás da tenda, mas no caso do mini estúdio não sei se essa luz por fora ajuda… alguma sugestão? Estou bem perdida.. mas queria muito conquistar esse cliente e de repente ir me aperfeiçoando nesse seguimento! ;)
    Muito obrigada por suas preciosas dicas…

    • Olá Fabricia, a lente da sua amiga pode ajudar sim, porem não conheço a qualidade da mesma.
      O ideal é usar luz por fora mesmo. Eu gosto mt das luzes laterais, uma em cada lado. Mas você pode tentar a luz de teto e ver se funciona. nao existe receita, somente praticando você vai aprender. boa sorte. abs

  • Deu para notar que você está meio irritado mesmo, Rodrigo. Bom…como disse no artigo, o poliéster pode ser usado.como bloqueador de reflexo. Como se bloqueia algo? Colocando ele entre o objeto reflexivo e a luz. Mais informações você pode encontrar em vídeos explicativos no YouTube. Espero que fique mais calmo e encontre o que precisa. Att

  • Nós que estamos lendo e pelo título, pelo menos eu, pensei que teria um NORTE para usar os materiais aqui descritos:

    Em umas das descrições diz:

    Agora vamos ao mais importante utensílio que não pode faltar na hora do clic de qualquer objeto refletivo. O super incrível poliester! Ele é bem parecido com o papel vegetal, só que é mais resistente e mais difícil de rasgar……

    Fica a pergunta…. para que serve esse papel tão INCRÍVEL.

    Chega a ser irritante ler essas coisas na internet.

  • De forma alguma! As fixas são sempre melhores . Veja o preço da macro…São as indicadas para joias. 60mm Nikon macro

  • Olá Bruna. Estou na minha saga para tirar fotos de semijoies, e agora estou no capítulo em que procuro uma lente de bom custo benefício para minha nikon D5200. Achei um review gringo de lentes macro para ela. O resultado é surpreendente e intrigante. Na sua opinião, é possível uma lente tamrom 70-300 (US$ 100,00) superar uma lendária tamron 90mm (US$ 600)? Obrigado. Veja isso: http://lenshero.com/lenses/Nikon-D5200-macro-lens

  • Ola Bruna, como vai. Entrei recentemente no site e respondi a um questionário do Diogo que acabou me encaminhando para essa parte do site, me informando que vc seria a pessoa ideal para tirar algumas dúvidas minhas. Estou com um cliente que tem uma bike shop, que vende peças e bikes de alto nível e também tem uma loja de motos (Harley) e quer que produza algumas fotos de peças. Logicamente essas peças não são joias, mas tem os mesmos problemas de reflexão e posicionamento, será que posso te mandar um email para te pedir algumas dicas?

  • Oi, Bruna. Muito bom o post.
    Tenho tentado tirar algumas fotos para divulgar meus produtos, a principio apenas para instagram e face. Tenho uma tenda difusora e, para um amador, até tenho conseguido tirar algumas fotos "utilizáveis", mas quero e preciso melhorar muito ainda.
    Consegue me dar algumas dicas de iluminação – por exemplo, flash da câmera e outro por fora da tenda, iluminação dentro da tenda, flash apontado diretamente para peço, etc? Minha maior dificuldade tem sido saber qual o ponto ideal de luz.
    Outra dúvida minha é o que costumam ser feitos de tratamento no pós produção, como recorte do fundo, brilho, reflexo, sombra?
    Obrigado pela atenção.
    Abraço

    • Olá joao, não existe um caminho a seguir, pois cada peca tem sua peculiaridade. sobre a sua pergunta da luz ser dentro da tenda, use sempre a luz atrás da tenda. a direção da mesma depende da peça.

  • Olá, Bruna! Poderia me passar como montar a mesa a partir dos materias que foi citado no texto? Desde já, agradeço!

    Ana.

    • oi Paula, vc pode usar dois cavaletes e uma tabua de madeira. ou comprar uma mini mesa de still que não eh cara. sai em torno de 200 reais.

  • Ola Bruna , tenho uma loja virtual de semi jóias e eu mesma fotografo , com uma tenda e não consigo obter os brilhos desejados , uso lampada branca flúor ( q é barato) , mas meu maior problema é na cor final das joias em prata , pode me indicar uma lampada mais adequada para as jóias ?

    • Oi Gabrielle, trabalho com flash, e nunca tentei fotografar jóias com luz continua, mas nesse caso eu usaria uma luz fria. Mas já adianto que a cor real é achada no tratamento de imagem, e não no click.

  • Olá Bruna,
    Obrigado por disponibilizar seus conhecimentos.Sou completamente leigo neste assunto,mas preciso exatamente disto que você propôs. Eu faço desenvolvimento e produção de peças em prata e banhadas a ouro, e agora estou lançando minha própria linha e preciso promover meu trabalho. Não necessito de fotos artísticas, mas que tenha o mínimo de qualidade e visualização, estou tentando tirar com meu celular, é o único recurso que tenho em mãos. Qual sua opinião???

  • Mto legal o post Bruna, eu tbm faço foto de semi joias, sei como é complicado. e conforme o tipo de peça é preciso mudar o preset de luzes. não é facil mas se dedicando da pra chegar lá.

  • Olá Neto, Sobre a mesa, você tem duas opções: Ou comprar uma já montada, chama-se mesa para still, basta colocar no google que aparece. Ou usar a sua tenda difusora em cima de qualquer mesa branca, se não tiver branca, coloca uma toalha que cubra ela…E fotografar preferencialmente em frente a uma parede branca também.

  • Olá Bruna, bom dia.

    Você tem um e-mail explicativo, passo-a-passo, de como montar a mesa para fotografia utilizando os materiais indicados por você na matéria?

    Grato

    Neto

  • Olá Tiago, a pós produção de imagem se faz bastante presente nas fotos de jóias desse site que você citou. Para fazer boas fotos de jóias você precisa de técnica, um bom equipamento e uma boa pós produção.

  • Oi Bruna!

    Sou fotografo de pequenos objetos e já faz um bom tempo que estou "tentando" fotografar joias, porém o grande problema é acertar a cor das fotos. Encontrei um site na internet onde as fotografias de joias são realmente muito bonitas: http://www.bwcenter.com.br.
    Como faço para chegar a uma qualidade bem próxima?

    Obrigado
    Tiago Zampelini

  • Oi Bruna!

    Sou fotografo de pequenos objetos e já faz um bom tempo que estou "tentando" fotografar joias, porém o grande problema é acertar a cor das fotos. Encontrei um site na internet onde as fotografias de joias são realmente muito bonitas: http://www.bwcenter.com.br.
    Como faço para chegar a uma qualidade bem próxima?

    Obrigado
    Tiago Zampelini

  • Bom dia Rafa, se você não sabe como fazer, então não aceite o trabalho. O ideal é você adquirir alguma experiência na área de fotografia still antes de cobrar por um trabalho desse. Do contrário vc corre o risco de perder o seu cliente.

  • Oi Bruna.. fotografo pessoas e um cliente me pediu para fotografar joias.. e eu nao sei como fazer.. abçs

  • Oi Bruna. Pretendo fotografar as joias numa mesa…Como você sugere que eu "monte"; à partir dos materiais que recomendou?

  • Olá Mark, Quando o assunto é jóia não tem como fugir do recorte, se você não curte recortar, contrata alguém para fazer isso!. Porque no geral o cliente sempre pede em psd, sem fundo.
    O que você pode fazer, é entregar o que ele quer e depois fazer o seu próprio fundo no Photoshop, algo mais artístico e estético para seu portifolio, fica lindo e as possibilidades são infinitas! Depois ou fazer um matéria falando sobre isso e com alguns exemplos. Um abraço

  • Interessante.
    Mas e quado o cliente ( que sempre tem razão ) quer o fundo branco lavado do photoshop para facilitar a confecção de catálogos, sites e home pages?
    Eu particularmente detesto ter que recortar algo no photoshop, e aí eu olho e me pergunto, para que tanto trabalho, se no final vai tudo para a vala comum do Ps?
    O que você me sugere?

  • 30 fotos grátis na 1a compra