Home » Artigos » Dicas » Do que um fotógrafo é composto

Do que um fotógrafo é composto

Muitos ainda acham que basta ter uma câmera para se tornar um fotógrafo profissional. Não dá para resumir a fotografia ao equipamento, tem que  ter o equilíbrio entre a razão e a emoção. Alguns escolhem a máquina pela robustez e a exibem no pescoço como se atribuísse status, importância função… e isso bastasse. Quanto maior a objetiva, mais equipada a máquina, com flash, filtros, etc., mais elevado fica o ser, é quase que uma massagem no ego do indíviduo que mal sabe para que serve tanto botão e acessório. 

Alguns começam errado mas sem intenção, não há nenhuma regra que estabeleça os parâmetros para se tornar um (bom) fotógrafo. A receita não vem pronta, não segue um padrão. Enquanto em algumas carreiras é imprescindível cursar, conhecer, dominar e consequentemente obter um diploma para poder exercer a atividade, na fotografia não há esse filtro. O próprio curso de graduação em fotografia é recente no mercado profissionalizante. 

 

Hora de sair do automático!

Independente do que o motivou a começar, saiba como prosseguir e admirar ainda mais o universo fotográfico sem ser apenas mais um indivíduo com uma máquina no pescoço.

O primeiro passo é dominar a técnica: pode ser lendo, fazendo cursos, explorando fóruns, conversando com profissionais. Explore a linguagem fotográfica, os termos atribuídos e fundamentais: ISO, sensibilidade, abertura, exposição, velocidade, diafragma, obturador, disparador, distância focal, objetiva, resolução, qualidade, pixel, entre muitos outros. 

Depois de estudar essa parte eu aconselho um contato com uma câmera analógica e se possível com filme em preto-e-branco. Creio que seja a melhor forma de botar em prática o conhecimento e ainda criar aquela deliciosa expectativa do registro pós revelação. Com isso você conhecerá a base da fotografia além de formar noções de composição, perspectiva e então poderá escolher adequadamente a tão esperada câmera digital com lente intercambiável, classificada como DSLR

Câmeras em mãos, e agora, o que fazer? Simples, pegar o manual e por mais chato que seja, LER! Para a atividade não ficar entediante tente ir vinculando tudo que absorveu anteriormente com testes nas funções da máquina. Fotografe, compare os resultados, entenda o registro, tente detectar falhas, compartilhar com profissionais e analisar as críticas sobretudo tentando visualizar uma adequação e também os elogios, procurando sempre “evoluir” e ter o próprio senso. 

Quando esses dois itens: estudo da técnica e conhecimento da máquina estiverem em harmonia é hora de partir para o desenvolvimento da sua identidade fotográfica. Mais uma vez é hora de investigar as áreas que mais te agradam: fotojornalismo, social, moda, publicidade, documental, e acredite, o mercado já está tão subdividido que as vezes surge uma dúvida entre mais de uma categoria.
Escolhido, parte-se então para um mergulho em uma linguagem fotográfica mais direcionada: autores, trabalhos, dicas… sempre absorvendo o necessário para desenvolver a sua própria identidade, afinal, de cópias já estamos saturados! Inove, ouse, crie uma nova categoria, solte a criatividade. 

Trabalhar como assistente de fotógrafo é bem interessante para os que não se sentem totalmente preparados para seguir adiante, nada melhor do que a vivência para abrir caminhos, clarear as ideias. 

Durante essas etapas o fantasma da edição te assombrará, e então você precisará pesquisar sobre os principais programas e ferramentas para aprimorar a imagem. O que não significa que toda fotografia deve ser alterada digitalmente, mas a tecnologia já é capaz de resolver muita coisa. A internet está repleta de tutoriais, e certamente você descobrirá diversas opções ao visitar alguns deles. 

A principal dúvida talvez seja “quando posso me considerar um fotógrafo profissional?”. Na minha concepção, quando você for eficientemente capaz de visualizar, entender e repassar o sentido da luz nos seus registros. Manter no mesmo nível estudo, intuição, observação, reflexão, simbolismo e ideias que encaminham conceitos diretamente relacionados ao conjunto de técnicas fotográficas. 

Procure sempre usar o cérebro antes da máquina e boas fotos! J

Mariana Simon | @marianasimon

www.flickr.com/paperday
www.marianasimon.com

[email protected]

Ajude-nos, avalie este artigo:

Mariana Simon

Fotógrafa de shows e admiradora da fotografia nas mais diversas formas, inclusive as que mantém a naturalidade. Graduada em Publicidade e Propaganda, assídua leitora e curiosa, extremamente viciada no mundo fotográfico.

http://www.twitter.com/marianasimon
http://www.flickr.com/paperday

15 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Minha opinião sobre fotógrafos, é a de que 99% destes, são medíocres e 1% restante, são pessoas inteligentes, sensíveis, que não se acham o melhor, aprende todo dia, não faz doce na hora de dar respostas aqueles que lhe perguntam algo.Estão sempre pronto a ajudar, a contribuir.Produzem trabalhos fantásticos.
    Ganham prêmios, são requisitados pela capacidade profissional e, não por serem amigo de fulano e ou sicrano.
    Portanto, se quiser ser um bom fotografo, terá que se enquadrar no 1%.
    Para isto acontecer, tem que se dedicar.
    Fotografia, é parecido com aprender andar de bicicleta, as acrobacias vem com o tempo.
    Coisas que as publicação especializada não fazem, é colocar junto a foto, detalhes sobre sua composição e dados como nº de f, velocidade,iso, etc.
    Isto ajudaria a copreenção do iniciantes a fotografo.
    Pergunte sempre, leia muito, e o mais importante fotografe e passe para o PAPEL.

  • Muito bom o post.
    Tenho a fotografia como hoby ha mais de 20 anos, a ainda me considero um "amador exigente".
    Bem lembrado o fato de ler os manuais. Às vezes me consultam para tirar dúvida sobre algum equipamento, sempre pergunto se o manual foi lido.
    Ainda existem pessoas que chamam qualquer máquina fotográfica que não cabe no bolso de "profissional". De nada ter um equipamento top de linha e não saber usar.

    Abraços

  • …quando alguem pode se considerar um profissional? Um fotografo profissional e aquele que vive somente da fotografia, simples assim. Como tambem nao existe equipamento profissional e sim o uso que se faz dele e que vai determinar se ele e amador ou profissional.

  • Gostei muito do post, pra quem tah começando é perfeito, serve p abrir o olho e p evitar q na primeira foto se sinta um profissional.. Eu estou começando agora [6 meses, axo] e sim eu me considero um mero amador.. o/

  • tb acho chato pra caralho nego q compra uma camera e jah muda o nome do perfil do facebook pra "fulano de tal – fotografo" infelizmente ou felizmente nao sei ainda oq mais tem é poser

  • Parabéns ao site fotografia Dg muito 10 as materia.

    Muito boa a divulgação precisamos de mais união para Profissionalizar mais nossa categoria no Brasil.
    Ajudando uns aos outros pratica e tecnicas da fotografia informação para categoria gostei muito do Site vou indicar amigos.

    Abraços a todos

    Fotografo Jackson Marques SP http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=193447

  • Realmente muito interessante o post. Li o texto e mim identifiquei bastante, pois estou começando agora. Estou trabalhando com um profissional carimbado na área, e com experiência própria posso garantir que não existe nada melhor para quem estar começando do que fazer este estagio.

    Parabéns pelo texto, Mariana Simon!

    Att

    Diego Lima

  • Nossa!!

    Post maravilhoso!!!

    Parabéns!

    Creio que muitas pessoas ficarão ofendidas e outras maravilhadas! Mas o que vai diferenciar isso é a intenção de cada indivíduo.

    Parabéns!

    Grande abraço!

    Celso