Equipamento que levo comigo durante as viagens 4.73/5 (64)

Sempre que viajamos temos a chance de fazer registros únicos. É importante que estejamos preparados para fotografar, afinal, por mais que voltemos várias vezes para um mesmo lugar, os registros variam bastante pois a combinação da luz, da atmosfera (incluindo aí a dinâmica do lugar) e das condições climáticas nunca será a mesma.

Neste artigo vou falar de cada item que levo comigo durante as viagens e sua função no processo fotográfico.

Equipamento que levo comigo durante as viagens

Minha câmera é a Nikon D7100, uma DSLR excelente. Carrego duas baterias extras modelo EN-EL15 e um carregador modelo Nikon MH-25, além de oito baterias recarregáveis para o flash e seu carregador próprio.

O flash que uso é o Speedlight AF SB-700, ferramenta necessária para ambientes com pouca luz ou para preenchimento das áreas de sombra. Particularmente só o utilizo para fotografar produtos ou eventos; em viagens normalmente não sinto necessidade do flash, mas por via das dúvidas levo sempre comigo.

Minhas lentes são a Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6 e a Nikkor 50mm f/1.4G. São lentes consideradas simples e de baixo custo, mas perfeitamente aplicáveis para registros de viagens e paisagens, com resultados extraordinários.

O tripé que uso é o Manfrotto Befree, que posso definir como super compacto, leve e extremamente estável. Este modelo suporta até 4,5kg.

Para registros de viagens, os filtros têm grande importância porque possibilitam controlar a luminosidade que atinge o sensor. Por exemplo, um filtro ND standard pode ajudar a fazer uma longa exposição durante o dia, enquanto um filtro ND graduado pode facilitar o processo de capturar, na mesma exposição, o céu e e a terra sem necessidade de fazer HDR ou bracketing. Possuem inúmeras aplicações; vou abordá-las mais adiante, em novos artigos.

Meus filtros são de densidade neutra (ND) do sistema de 100mm da Lee. Um dos filtros é graduado (0.9 ND Grad Soft), feito de resina, e três são do tipo standard, feitos de polyester:

  • 3 (1 stop): bloqueia 50% da luz e aumenta em duas vezes o tempo de exposição;
  • 6 (2 stops): bloqueia 75% da luz e aumenta em quatro vezes o tempo de exposição;
  • 9 (3 stops): bloqueia 89% da luz e aumenta em oito vezes o tempo de exposição.

D71_0810

Tenho também um polarizador da Lee, modelo 105mm circular. Sua funçao é eliminar os reflexos das superfícies não metálicas, como água, pedras e folhas, aumentar o contraste e dar mais vida às cores. O polarizador pode vir a bloquear até 75% da luz (ou 2 stops).

O diferencial do sistema de filtros da Lee é que ele é universal, pois se ajusta a qualquer lente mudando apenas o anel adaptador equivalente. Basta enroscar esse anel adaptador à lente que estiver sendo utilizada e encaixar uma peça chamada holder, na qual os filtros são inseridos. O sistema pode receber até sete filtros simultaneamente.

Para manter as peças e equipamentos limpos carrego os seguintes itens: lens pen (excelente para limpar as lentes), power blower, cotton swabs e cleaning liquid (para limpeza de sensor quando necessário) e cleaning cloth (para limpeza geral na máquina).

Como normalmente as viagens duram vários dias e o tempo pode mudar a qualquer momento, é conveniente ter sempre à mão um bom guarda-chuva e uma capa de chuvas para a máquina.

Levo comigo o muito valioso Victorinox Rescue Tool, um canivete suíço usado pelos bombeiros que possui diversas funções para eventuais necessidades. Também carrego o iPhone 5C com o carregador e o Nikon WU1A Wireless Mobile Adapter, que facilita o processo de transferência das imagens para o celular ou o iPad e para compartilhamento nas redes sociais.

Para carregar tudo isso uso a bolsa da Manfrotto, modelo Unica V Messenger Black, que possui compartimentos especiais para notebook, tripé e câmera, com divisor removível. Ela propicia uma rápida movimentação para retirar a câmera e guardá-la novamente e é, seguramente, uma das mais resistentes que já usei.

E você, o que carrega na sua mochila? Deixe os seus comentários!

Abaixo mostro algumas fotos que fiz de lindos lugares por onde passei:

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • Ótimo artigo! Vc é profissa amigo, parabéns e sucesso! Abração!!!

  • Richardison Toaldo

    Poxa, eu só levo meu celular S3 mini.. kkkk Mas um dia terei pelo menos uma NIKON mesmo que semiprofissional.

  • Huberte

    Parabéns pelo artigo!
    Em breve me tornarei um fotógrafo, todas as dicas e informações sobre esta profissão, sao de grande importância para quem está começando e inclusive para os que já são profissionais

    • Uiler Costa Santos

      Obrigado Huberte, que bom que gostou! Se precisar de alguma dica mais especifica entra em contato comigo pelo meu site: http://www.uiler.com.

      Abs!

  • Uiler Costa Santos

    Olá Carlos, Obrigado! Estes filtros não são vendidos no Brasil, comprei os meus na Suíça. Você deve achar no Ebay ou em casas como BH Photo e Adorama nos EUA.
    O site oficial dos filtros é este aqui: http://www.leefilters.com/index.php/camera/index

  • Olá amigo. Parabéns pelo artigo. Gostaria de saber onde compro esse kit de filtro que vc citou (Lee). Obrigado.

  • Uiler Costa Santos

    Olá Helvio, fico feliz que tenha gostado! Infelizmente estes filtros não são vendidos no Brasil, comprei os meus na Suíça. Você deve achar no Ebay ou em casas como BH Photo e Adorama nos EUA. O site oficial dos filtros é este aqui: http://www.leefilters.com/index.php/camera/index.

    Abs!

    • Yabar

      Uiler como usa cada uma das lentes que vc falou

      • Uiler Costa Santos

        Olá Yabar, a 18-105mm por ser uma objetiva que vai de grande angular a teleobjetiva média, eu uso para quase tudo, paisagens, cidades, objetos distantes, edifícios, pessoas, etc, Inclusive a noite as vezes com o tripé para me auxiliar. a 35mm ou a 50mm uso quando quero dar um destaque maior no primeiro plano, em objetos, ou pessoas. Uma boa lente para andar por um centro movimentado, com algum evento ou feira. segue abaixo dois exemplos onde usei as lentes:
        com a 18-105mmm: http://www.uiler.com/um-brinde-a-lavaux-suica/

        com a 35mm: http://www.uiler.com/edimburgo-uma-grande-supresa

        Abs!

        • yabar

          Obrigado e parabéns

  • Helvio Silva

    Uiler,
    Gostei da matéria. Onde podemos encontrar os filtros universais que você usa? Fiquei interessado.
    abraço,

    Helvio

  • Parabéns, ótimo texto e objetivo! Sucesso Uiler….abs!

  • Uiler Costa Santos

    Olá Priscila, que bom que gostou! A dica é levar o equipamento desmontado, tipo, não deixar a lente encaixada na câmera, bateria fora do flash, na parte de cima do avião mesmo, somente o tripé que você deve despachar com a bagagem de porão pois nem todas as empresas aéreas deixam levar. E faça back-up das suas fotos, leve um HD extra faça back-up diário!

  • Uiler Costa Santos

    Olá Ricardo, que bom que gostou! á ideia é esta, que todo mundo compartilhe suas dicas. onde você comprou esse saco estanque? qual o modelo?
    Abs!

    • Nemariza

      Olá Uiler, excelente a matéria!
      Também quero saber do saco estanque!

      • Uiler Costa Santos

        Obrigado!

  • Ricardo Consonni

    Muito boa essa matéria! Costumo tirar muitas fotos quando viajo, e minha lista é muito parecida com a do Uiler (o equipamento que coloco na bolsa de viagem, que vai no carro ou avião), mas levo algumas coisas a mais: quando saio, costumo levar somente uma mochila 'de ataque' (tenho uma comum, de 18l e uma Lowepro Flipside 400AW), onde além da câmera, baterias, filtros e tripé, também carrego uma grande angular (Canon 10-22mm, só eu levo uma dessas?!), um controle remoto/timer, parassóis (para todas as lentes) e um saco estanque de 12l (em caso de chuva forte, enfio tudo dentro dele, e fico tranquilo – já salvou meu equipamento mais de uma vez…).
    O computador, carregadores, etc, ficam no carro ou hotel, uma vez que tem pouca utilidade em campo.

    • Nemariza

      Oi Ricardo, você não é o único …. a 10-22mm também é minha lente curinga! Ótima para tudo.
      Bateria e cartões reserva sempre estão na bolsa. Quando viajo também levo uma 70-300mm, mas é pesada. Tenho uma Lowepro que feriu meu ombro quando usei no sol em MG, fiquei meio traumatizada. Comprei uma bolsa triangular no DX, menor e muito prática, que uso com frequência, tem uma capinha pra chuva. Preciso comprar uma estanque. Qual você tem?

  • Adorei a matéria, ainda mais que em janeiro estarei indo fotografar em viagem pela primeira vez, então me ajudou muito. Minha dúvida é quanto carregar os equipamentos no avião, se é tranquilo, precisa de uma proteção maior.

  • Uiler Costa Santos

    Olá Raphael, quem bom que gostou!
    Condições adversas de tempo sempre são excelentes oportunidades de fazer belos registros. Ano passado fiz um ensaio no Snowdonia National Park, no pais de gales, Veja aqui: http://www.uiler.com/um-passeio-por-snowdonia-pai
    Uma excelente capa para a câmera é a da KATA E-702, Se você está fotografando sozinho. Se estiver acompanhado um bom guarda-chuva resolve.

    Sugiro ver este documentário do grande fotografo Albert Watson, Ele fala um pouco do seu método e está fotografando em um excelente lugar, em condições de tempo complicadas, Skye na Escócia.
    Link: https://www.youtube.com/watch?v=6FYJydaClRA

    Abraço e boas fotos!

    • Legal Uiler, belas fotos! É exatamente esse clima que tenho que enfrentar frequentemente.
      Vou assistir o vídeo que voce menciona e dar uma olhada no aparato que vc citou!

      Muito obrigado pela resposta e materias compartilhadas!

  • Quando saio pra caminhadas e trilhas levo apenas a minha Canon EOS T3i, lente Tamron 17-50mm f2.8 que é pau pra toda obra e polarizador circular hoya.
    Lentes adicionais só se eu já estiver com alguma imagem em mente. Evito ao máximo o peso "desnecessário", por conta disso também não levo tripé durante o dia.
    Estou pensando em comprar uma tele baratinha (55-250mm), que é de plástico, pra poder capturar alguns detalhes afastados sem pesar muito na bolsa.

  • atguimaraes2014

    Simples , rapido e objetivo . Eu levo comigo a Nikon Df , lentes Nikkor 28 f 2.8 , 50 f 1.2 , 85 f 1.4 e 135 f 2.8 ….. um tripe super leve para 1, 8 kg de carga e uma bateria extra da Df …. alem disso carrego sempre no bolso do paleto uma Fuji XM1 com lente 16-50 e uma fujinon 14 f 2.8 …. nao carrego e nao uso flash . De filtro , apenas um , CIRC PLZ , um polarizador vircular . Pelo que eu tenho necessitado , esse equipamento resolve todos os problemas …. um abraco a todos

  • Raphael

    Legal, bem curto e objetivo! Obrigado!

    Faco varios trekkings pela serra catarinense e muitas vezes sou surpreendido por uma virada de tempo repentina causando uma forte neblina acompanhada de garoa e ate chuva, condicoes que considero atraentes para capturar imagens interessantes. Porem acabo evitando ou nem podendo fotografar sob pena de prejudicar o equipamento.
    Ja pesquisei sobre "aparatos" que podem ser usados nessas situacoes mas achei que iriam dificultar quando nao impossibilitar a atividade. Vc saberia me indicar alguma capa, bolsa ou "luva" para serem usadas em cameras para fotografar em condicoes de chuva sem comprometer o equipamento e ate a qualidade das imagens? So para constar, tbm uso uma Nikon D7100. Obrigado!

    • Angela Prado

      esta nikon d7100 é realmente boa? estou indo para a gringa e quero trazer uma boa câmera…

      • Uiler Costa Santos

        Olá Angela, Considero uma excelente câmera, veja aqui alguns resultados que obtive com ela: http://www.uiler.com

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar