Fotografia de gestante: Como fazer? 4.38/5 (8)

Sou fotógrafa de família e a apaixonada especialmente por registrar gestantes. A gestação é um momento sagrado na vida da mulher e merece, portanto, um registro especial.

Acredito que seja importante, além de saber técnicas fotográficas, conhecer um pouco do que é uma gestação e as mudanças que trazem para a mente e o corpo da mulher. Assim o fotógrafo saberá conduzir o ensaio e obter o melhor resultado possível.

Vou resumir um pouco aqui: Durante a gestação, as mulheres passam por muitas mudanças físicas: ganho de peso, os seios ficam mais volumosos, o cabelo pode cair ou ficar mais ressecado, a pele pode ficar mais oleosa ou ressecada, os pés e mãos ficam inchados, o rosto fica mais redondo e com papada e o nariz tende a ficar mais batatudo. Algumas passam por essas transformações numa boa, outras nem tanto. Além disso, elas ficam mais cansadas, precisam ir mais vezes ao banheiro, podem sentir enjoos e tonturas durante toda a gestação. Também ficam mais sentimentais e emotivas.

_LIS5989

Pensando nesses aspectos, tenho algumas dicas de como planejar um ensaio. Eu prefiro fazer ensaios externos e usando luz natural sempre. Gosto de fazer as fotos num lugar que seja especial pra gestante, mas tenho também uma lista dos lugares interessantes pra sugerir. Parques e praças são os preferidos.

O local das fotos tem que ser escolhido segundo as condições da fotografada, conforme já expliquei. Um local que tenha acesso fácil a banheiros, lanchonete e seja seguro. Nada de ir pro meio do mato fotografar com gestante (vai que ela passa mal lá, né?). Tem que pensar também numa locação que não precise caminhar muito, pra ela não ficar muito cansada. Nada que tenha muitas escadas ou ladeiras pra subir.

Sugira o figurino que ela e o pai do bebê (se for participar) devam usar no dia das fotos. Eu costumo enviar uma lista com dicas do que levar e o que vestir pra ajudar. Um dia antes das fotos, ela deve ter uma boa noite de sono e estar bem descansada no dia. Se for fazer fotos com a barriga à mostra, evitar roupas apertadas que possam deixar a pele marcada. Unhas e cabelos arrumados, maquiagem leve.

LIS7996

Durante o ensaio fotográfico não faça apenas as fotos clichê com mãos na barriga. Seja original. O casal de mãos dadas, se abraçando, mostrando um pouco de intimidade fica lindo. Use objetos do bebê, isso terá um significado especial. Seja moderado com modismos. Hoje só se vê ensaios com coroas de flores na cabeça, mas não sabemos até quando isso vai durar. É lindo, mas um book atemporal terá muito mais significado daqui a alguns anos. O que hoje é lindo, amanhã poderá ser brega (cor seletiva, por exemplo).

LIS

Na hora das poses, se lembre das mudanças corporais. Queixo levemente inclinado pra disfarçar a papada, mãos na cintura pra esconder as dobrinhas nas poses laterais e cuidado com close no nariz! Comece com as poses deitadas, depois sentada e por fim de pé. Evite o senta e levanta o tempo todo. Conheça previamente o local das fotos pra não precisar ficar circulando demais. Trace um roteiro de poses e figurinos pra seguir. Ao final, pergunte se a cliente quer fazer alguma pose em especial e que ainda não foi feita (isso é importante, pois a grávida pode ter visto outras fotos pra se inspirar e no momento o fotógrafo acabou se esquecendo de fazer).

Sobre o equipamento, prefira lentes fixas, pela nitidez, e que tenham grande abertura, pra ter um fundo com um desfoque bacana. A 50mm 1.8 é a que tem melhor custo-benefício. Como sempre faço meus ensaios usando luz natural raramente uso flash. Um rebatedor circular é interessante pra amenizar as sombras.

LIS6

Por fim, sobre a pós produção, nada de tratamento carregado. Seja o mais natural possível. Amenizar as manchas de pele, olheiras e alguma estria é super válido, mas nada de deixar a mulher com pele de porcelana e artificial.

Então é isso, pessoal, espero que tenham gostado das minhas dicas. Um abraço e até a próxima!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Angelita Alves

A fotografia começou como hobby, mas a paixão foi crescendo tanto que resolvi me profissionalizar. Amo registrar as famílias e toda energia boa que envolve desde a gestação até os primeiros anos dos pequenos.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar