Home » Artigos » Dicas » Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto? 4.87/5 (23)

Escrevi este artigo para responder de forma o mais simples possível uma das perguntas que talvez eu mais ouça em meus workshops e no meu site, o que é muito natural, já que o efeito de fotos com fundos desfocados produzem fotos realmente lindas! Eu particularmente adoro.

Este tipo de foto também costumam ser associada somente à fotógrafos profissionais, mas os iniciantes também podem fazer e eu costumo ver resultados incríveis entre os meus alunos, como esta foto aí debaixo feita pelo Rodolfo Moreira em um dos exercícios dos meus workshops.

Eu sei que está escrito México, mas ela foi feita no Jardim Botânico do Rio de Janeiro ;-)

DESFOCAR O FUNDO

Você também poderá gostar de:

Qualquer câmera consegue desfocar o fundo?

Bom, na verdade quem desfoca o fundo é a lente, ou melhor, é a abertura da lente. Se você é leitor do meu site FotoDicasBrasil, sabe que o quanto me dedico à explicar os princípios básicos da fotografia, e isto inclui as aberturas das lentes, que são representadas pelo “f” ou simplesmente descritas na frente das lentes por aqueles números como por exemplo 1:3.5-5.6.

Eu escrevi um artigo sobre as siglas das lentes e vou reproduzir aqui a parte referente às aberturas que vai ajudar no nosso objetivo de desfocar o fundo de uma foto:

“Então quando você compra uma lente e está escrito 1:3.5-5.6, isso significa as aberturas alcançadas por essa lente. O número 1 é chamado de “número f” e é só uma referência à abertura propriamente dita, os números importantes vem a seguir do “dois pontos”. Os primeiros dois números (3.5), significam a MAIOR abertura possível da sua lente, ou seja, o quanto a sua lente é capaz de “arregalar” os olhos para entrar luz, e isto muito te interessa, porque quanto menor este número, mais clara é sua lente. O segundo é uma informação extremamente importante e significa qual a MAIOR abertura, repare que eu escrevi “maior” de novo, isto mesmo, a MAIOR abertura alcançada pela sua lente quando você estiver dando Zoom.” – Foto Dicas Brasil

Este é o significado destes números e neste artigo nos interessa também não só pela claridade, mas por causa da profundidade de campo, ou seja o quanto de DESFOQUE a minha lente é capaz de fazer.

Qualquer abertura consegue desfocar o fundo?

Você já sabe onde encontrar o número da abertura da sua lente, agora precisa saber que somente ABERTURAS GRANDES desfocam o fundo, ou seja, àquelas que possuem números pequenos. Sim, quanto maior a abertura, menor o número dela. Se você já leu meu e-Book Fotometria Simples, sabe do que estou falando, nele eu explico além do comportamento das aberturas, como esses números surgiram e aí fica fácil entender porque são invertidos ;-)

Mas por hora, apesar de não me  aprofundar neste conceito, ensinarei aqui mais do que suficiente para você entender como fazer o desfoque.

E agora que você já sabe que a maior abertura (menor número) da sua lente é que vai fazer o melhor desfoque, já temos nosso primeiro parâmetro definido.

E só pra não haver dúvidas: Se sua lente for uma 18-55mm 1:3.5-5.6, por exemplo, você vai procurar fazer as fotos entre as aberturas f3.5 e f4.0,  mas se você tiver uma lente de abertura maior, como uma 50mm 2.8 (e esta é de abertura fixa, porque só tem um comprimento focal, o 50mm), já sabe que terá mais fundo desfocado do que na lente de abertura f3.5… eu sei que você já entendeu, mas, isso acontece porque f3.5 é um NÚMERO de abertura MENOR que f2.8, ou se preferir, é uma ABERTURA MAIOR que 2.8. Na minha experiência até f5.6 você consegue bons desfoques, mas aí entram outras questões mais técnicas, mas deixo o registro aqui pra você experimentar outras aberturas.

A câmera precisa ser profissional?

Definitivamente não, mas quanto mais avançada a sua câmera, mais fácil é desfocar o fundo de uma foto. E o que eu chamo de avançada? As DSLRs que trocam de lente, ou as câmeras consideradas de entrada ou semi-profissionais, como as Nikon D3000, D90, entre outras, ou ainda as Canon 60D, 3ti, 4ti, 5ti, só para dar alguns exemplos. Elas possuem controles mais intuitivos e resultados melhores. Mas a gama de marcas modelos são enormes e os conceitos passados aqui são universais, por isso EXPERIMENTE!

Superzoom

Talvez você tenha mais dificuldade em desfocar o fundo de uma foto com câmeras que não trocam de lente como as superzoons, mas não é impossível, esta foto aí de baixo foi feita pelo meu irmão com uma Nikon Coolpix P520, e eu pedi que ele fizesse vários testes e falarei deles mais adiante porque  acredito que será útil para outras superzoons também.

Ave com fundo desfocado

Precisa fotografar no modo manual?

Aqui se encontra o maior SEGREDO de desfocar o fundo de uma foto. Na verdade você pode desfocar o fundo em vários modos de cena da sua câmera, e dependendo da câmera e situação, até no modo automático! Simplesmente porque o parâmetro que vai permitir você desfocar o fundo QUANDO você quiser é o MODO DE ÁREA AF e não necessariamente o modo de cena manual (Modo Manual). E porque falo isso com tanta certeza? Por que já tive vários alunos iniciantes que tinham EXATAMENTE este problema, possuíam câmeras avançadas, lentes igualmente incríveis, mas por uma simples configuração, o desfoque era feito “por acaso” e não quando eles queriam.

O que é o modo de área AF?

Sabe quando você aperta o seu botão do obturador até a metade (que é o necessário para fotometrar uma foto, ou seja, para a câmera medir a luz e equacioná-la de maneira a sair correta esta quantidade de luz), e uns pontinhos vermelhos aparecem no seu viewfinder, geralmente seguidos de um bip? Ou na tela de LCD, se você não tiver o hábito de visualizar pelo viewfinder. Lembrando que eles ainda podem ser quadrados maiores ou ainda ficarem verdes ou invés de vermelhos, isso depende da câmera utilizada. Como na imagem a seguir:

Modo de área af automático - canon

Modo de área af 9 pontos - nikon

Então, esses pontos são os pontos de focagem, ou AF points, e você precisa configurá-los porque no modo de AF automático, esses pontos piscarão aonde sua CÂMERA ACHA que está o assunto principal, ela faz isso em cima de parâmetros específicos, mas na verdade o que queremos é que VOCÊ diga para sua câmera o que quer que esteja em foco, e a partir daí com sua câmera configurada com aberturas grandes (números de aberturas pequenos, lembra?), fica fácil desfocar o fundo de uma foto.

Modo de área AF Não é foco manual!

NÃO confundir com o Foco Manual da sua lente, que normalmente fica em uma chave na lente onde você pode trocar para Foco automático (AF) ou Foco Manual (MF), ou simplesmente “A ou M” como na imagem abaixo, já que o Modo de Área AF também pode ter a opção de “Manual”.

Usualmente a configuração de foco da lente está na própria lente, e a do modo de área AF, encontra-se na câmera, ou às vezes dentro de algum Menu. Ah, sim, o foco da lente,  pode continuar no automático.

AF

Como configuro o modo de área AF?

Onde você irá configurar o seu modo de área AF, depende de qual equipamento você está usando, mas você não precisa se preocupar porque todo MANUAL explica esta configuração e normalmente as câmeras que permitem modo manual, também permitem configurar o modo de área AF.

Vou usar uma imagem do meu e-Book Fotometria Simples onde explico essas configurações:

modo de área AF

E o modo de área AF que indico a ser utilizado é o flexível, aquele que você pode ficar andando com ele e dizendo desta maneira, AONDE quer o foco. Se preferir pode usar o centralizado também.

E para que serve exatamente configurar o modo de área AF?

Porque somente configurando esse modo de área que é possível fazer fotos como estas duas aí de baixo, onde uma possui o foco seletivo à direita e a outra o foco seletivo à esquerda, aliás essas são o resultado de um dos exercícios do meu workshop.

CONFIGURAR O MODO DE ÁREA AF esquerda

CONFIGURAR O MODO DE ÁREA AF

Nestes dois exemplos fica bem nítida a diferença de foto que é possível fazer simplesmente dizendo AONDE você quer que sua câmera foque.

Só fotografo no automático, e agora?

Se você fotografa no modo manual, basta o entendimento do modo de área AF e de abertura das lentes para começar a fazer fotos com o fundo desfocado, mas como minha intenção é ensinar algo que possa ser usado por muitos, darei uma dica bem simples para que você também possa garantir resultados sensacionais!

E qual o melhor modo de cena para desfocar o fundo de uma foto?

As câmeras que possuem modo manual, além do modo automático (AUTO), geralmente possuem vários modos de cena semiautomáticos conhecidos pelas siglas A ou AV, S ou TV, P e M.

Resumidamente, esses modos também conhecidos como “modos criativos” são assim chamados justamente porque permitem alguns tipos de fotos que o modo automático não faz por padrão. E a grande vantagem aqui é que todos esses modos irão permitir a configuração de modo de área AF, ao contrário do modo AUTOMÁTICO.

Modo manual – Todos os parâmetros são definidos por você, isto inclui o AF, a velocidade, a abertura, o balanço de branco, etc.

Modo P – O modo que mais indico para quem gosta de fotografar e ainda não descobriu o mundo fascinante da fotometria manual! Neste modo a câmera configura automaticamente a velocidade e a abertura e você ajusta a quantidade de luz que está faltando ou sobrando, aumentando ou diminuindo o ISO. Ele pode até ser usado para desfocar o fundo, mas você precisa ficar de olho qual abertura a câmera está configurando.

Modo S ou TV – Modo de prioridade de velocidade – Neste modo você configura a velocidade, e a câmera ajusta automaticamente a abertura, é ideal para fazer fotos onde você quer congelar uma imagem por exemplo.

E o ganhador é…

Modo A ou AV

Modo A ou AV – Modo de prioridade de ABERTURA – Neste modo você configura a abertura e a câmera ajusta automaticamente a velocidade!!!

E já sabemos que precisamos usar as maiores aberturas possíveis (ou os menores números “f” que aparecem na nossa câmera).

Então simplesmente quando você colocar a sua câmera neste modo, gire os seletores de um lado para o outro e veja a abertura variando, provavelmente ela será o único parâmetro automatizado, ou seja, que estará trocando sozinho. Depois é só configurar o modo AF e ficar de olho na velocidade que aparecer, porque se ficar muito baixa, pode acabar borrando sua foto. Uma velocidade 1/30 já está boa pra você fotografar sem problemas, fique de olho.

Se você não souber onde fica a velocidade ou a abertura na sua câmera, procure no seu manual por “modo manual” ou “fotometria manual”, ou coisas parecidas, que normalmente é a parte onde a maioria se encontra.

Muitas câmeras permitem que você também configure o ISO neste modo, use-o ao seu favor.

Minha sugestão é que você comece fazendo testes em boas condições de luz, ou seja, de preferência de dia para que não tenha que se preocupar muito com a velocidade.

O enquadramento pode ser a diferença!

Outro parâmetro que pode influenciar e muito no resultado da sua foto é o enquadramento, nas duas fotos que se seguem, você vai perceber como isto funciona.

As duas fotos foram feitas com o mesmo EXIF, ou seja, com as mesmas configurações, se você ainda não está familiarizado com o EXIF para melhorar suas fotos, você pode ler aqui um artigo que escrevi sobre  como usá-lo a seu favor.

Na primeira cena, eu estava de frente para a flor e a 1m mais ou menos de distância e você pode perceber que o fundo ficou desfocado.

Desfocar fundo - ENQUADRAMENTO

Nesta segunda eu fiz a foto na diagonal da flor e a uns 30cm de distância e aí você pode perceber que o fundo ficou bem mais desfocado e interessante do que na primeira cena!

Desfocar fundo - diagonal

Outra observação IMPORTANTE é que quanto mais “fundo” você tiver, mais bonito o resultado, ou seja, quanto maior a distância entre o objeto a estar em foco (neste caso a flor roxa) e o fundo, melhor será resultado, o mesmo serve para as CORES. Quanto mais colorido um fundo, mais interessante o desfoque parecerá.

E agora continuando a assunto dos tipos de câmeras que são melhores para desfocar o fundo de uma foto…

Consigo desfocar o fundo de uma foto com uma superzoom?

Sim… e mais ou menos. O que acontece é que é muito mais difícil desfocar o fundo nas superzoons, mas não impossível!

Eu tenho a experiência de vários modelos que passam pelo meu workshop e os resultados variam bastante, todas desfocam, mas em alguns desses modelos, esse desfoque é muito sutil.

Por isso fiz uma videoaula especial para os fãs do Foto Dicas Brasil com o resumo e mais dicas deste artigo e ainda com o bônus de como configurar uma superzoom como a Nikon Coolpix P520, mostrando as melhores configurações para os melhores resultados: 

Resumo

Resumindo o que você aprendeu até aqui: Para desfocar o fundo de uma foto eu preciso:

Para desfocar o fundo de uma foto eu preciso:

  1. Ter uma câmera que possua o modo manual, que são aquelas que permitem entre outros, os ajustes de abertura. E NÃO PRECISA SER UMA CÂMERA PROFISSIONAL.
  1. Ajustar a sua câmera para usar GRANDES ABERTURAS, ou seja, os números pequenos, como f1.8, f2.8, f3.5 ou f4.0 e dependendo das condições até 5.6 ou um pouco mais.
  1. Configurar o Modo de área AF para o foco manual, ou central ou flexível, dependendo do seu equipamento. Ah, e você NÃO pode estar com o MODO CENA AUTOMÁTICOselecionado, porque a câmera não permitirá esta configuração.
  1. Usar um dos modos de cena: Manual, P (mas nem sempre funciona), ou o mais indicado que é O MODO A ou AV (Prioridade de abertura).
  1. Fazer enquadramentos que favoreçam o resultado, para isso utilizar FUNDOS mais COLORIDOS e mais DISTANTES.
  1. Praticar, praticar, PRATICAR!

O assunto deste artigo está presente no meu e-Book Fotometria Simples, onde explico este e outros conceitos determinantes para fotos incríveis!

Manual

Todas as configurações usadas neste artigo e na maioria dos artigos que escrevo, encontra-se em seu manual. Como recebo muitos emails pedindo ajuda para encontrá-los e justamente por acreditar na importância fundamental do MANUAL, eu criei um “Banco de Manuais Fotográficos Colaborativo”. A ideia é reunir o máximo de manuais, de preferência em português, para colaborar e facilitar o aprendizado de outros apaixonados por fotografia como você. Por isso, se você quiser, pode colaborar  de duas maneiras, a primeira enviando um e-mail pra gente [email protected], pra saber se já temos o seu modelo e outra é compartilhando o artigo dos MANUAIS para conseguirmos atingir o maior número possível de pessoas. Tenho certeza que posso contar com você!

Não deixe de compartilhar os seus resultados com a gente e fique à vontade para fazer comentários com suas dúvidas e observações, EU respondo pessoalmente A TODOS os emails e comentários, por isso se não tiver uma resposta de imediato, aguarde e tenha certeza que responderei!

Leia em seguida: 12 fontes onde é possível lucrar com fotografia

Ajude-nos, avalie este artigo:

Simxer

Simxer é editora e fundadora do Foto Dicas Brasil. Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Por tudo isso ministra o "Workshop de Fotografia Profissional pra Amadores” em busca de despertar essa paixão em outras pessoas e aprender com outros apaixonados.

91 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Show!

    Muito bom!

    Até com uma bem antiga Nikon P100 consegui fazer fotos bem melhores após essas explicações.

    Muito obrigado!

  • Nossa amei as explicações!
    Só que estou engatinhando ainda,KK
    Preciso tipo de um passo a passo no modelo ao qual é minha máquina.
    Modelo Nikon 3300.
    Teria como por gentileza me dá mais uma ajudinha nas fotos desfocadas?

  • Nossa muito interessante tudo q vc disse. Estou fazendo o curso , mais me perco muitas vsz por tantas coisas faladas e vc ta ajudando muito… Obrigada por sua dedicação e por estar ajundo muitos cm eu que ainda ficam perdidos mais interessandos a aprender cada vez mais. O segredo é estudar. Vlw.

  • Tenho uma D90 e já tentei TODAS as configurações possiveis e não consegui desfocar NENHUM fundo das minhas fotos.

  • Nossa muito bom ver um artigo sobre esse assunto. Eu sofri muito para tirar as fotos no meu primeiro evento. Algumas fotos ficaram com tudo em foco, outras ficaram focadas somente a frente ou o fundo, foi difícil pra mim conseguir bons resultados. Agora o jeito é estudar mais hehehe.
    E pra quem quiser saber um pouco mais sobre este meu primeiro evento visitem o meu blog https://fotografaaprendiz.wordpress.com/ lá eu contei tudo sobre esse dia que foi inesquecível pra mim…

  • Quando eu comecei a fotografar sofri pra desfocar o tal do segundo plano hahaha. É muito bom atualmente ter tantos tutoriais e pessoas sempre dispostas a repassar conhecimento. Parabéns pelo artigo!

    • Oi Anelise, graaannde chances que sim! Mas você precisa ver no seu manual se tem as mesmas opções. Lembre-se que o conceito é universal, ok?

      Abração,
      Simxer

  • Esseas dicas estão me ajudando muito!!! Sou inociante então toda dica é de grande importância. Estou amamdo o site . Esse manual tem como comprá lo?

  • Ola eu fiz um cursinho bem basico
    So tenho uma perguntinha para eu
    Tirar uma foto para desfocar o fundo
    Eu presizo me afastar e puxar o zoom?
    Fiz uma foto do meu filho mas desfocou pouco
    Parabens pelo seu trabalho amei

    • Vanilma você leu o artigo todo? A Simxer detalha bastante e você deveria ter entendido a razão. Leia de novo e se a dúvida se manter diga.

  • Obrigado pelo artigo, foi o mais completo que encontrei. Comprei minha primeira camera a dois meses e ainda estou descobrindo como brincar com ela rs.

  • Muito bom…estudo fotografia…com suas dicas tudo fica mais fácil…qualquer hora encontramos em seus cursos…Grato por tudo, Ronaldo José Luiz.

    • Em princípio sim, até porque tem modo manual. Como é uma superzoom, esse desfoque pode ser mais sutil e também irá precisar usar mais o zoom para conseguir resultados melhores.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá, fui tentar tirar uma foto com o fundo desfocado e não deu certo. A minha câmera é uma CANON T5. Como devo configurar para desfocar a fotografia?

  • Ola considero me amador na fotografia mas muito apaaixonado por fotografia, tenho à pouco tempo uma canon eos 11oo d e finalmente encontro um site com muito boas explicações para as minhas duvidas, obrigado e parabens.

  • Olá. Já vi o vídeo desse assunto, achei muito esclarecedor pra quem é iniciante como eu. Segui todas as dicas e fiquei mega feliz quando conseguir desfocar uma foto, porém só consigo fazer o desfoque com florzinhas, frutas nas árvores e folhas, somente. Tentei fazer com pessoa, mas não consigo. Minha dúvida é: é possível desfocar a foto com pessoa, ou com a minha câmera que é uma sony H400 superzom só irei conseguir com coisinhas pequenas? Desde já agradeço. Boa noite!

    • Oi Marcinha, o princípio é exatamente o mesmo, talvez você esteja encontrando dificuldade por causa da distância, já que com objetos costumamos ficar bem mais próximos.

      Você já conseguiu o mais difícil que é descobrir como desfocar na sua câmera superzoom, agora é só treinar.

      Indico este artigo que pode complementar este: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sob

      Qualquer dúvida, basta postar nos comentários.

      Abração,
      Simxer

    • Boa tarde Marcinha, tenho uma Sony H400 e não consegui fazer esse desfoque, pode me passar o processo utilizado?

  • Ola,gostei muito das suas dicas. Nao sei nada sobre fotografias mas gosto muito e aqueria poder conseguir tirar umas boas fotos. Comprei uma sony DSC-H400
    Vc acha que foi uma boa escolha? Posso fazer fotos com desfoque com ela?

    • Oi Cintia, sim, consegue sim. Por ser uma super Zoom a sua câmera, ela pode ter resultados mais sutis e às vezes mais complicados de realizar do que em uma DSLR, mas basta praticar os princípios que você vai conseguir.

      Sugiro a leitura deste artigo como complemento: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sob

      Qualquer dúvida, pode perguntar.

      Abraços,
      Simxer

  • amei
    tenho lido vários artigos para fotógrafos iniciantes e esse foi o mais fácil de entender
    e já saí tirando fotos com desfoque

  • Olá, estou começando agora, porém sou muuito apaixonadaaaa pelo mundo da fotografia, acabei de adquirir uma D3100 o que me diz sobre ela? Dá pra fotograr legal? Desde já agradeço

    • Sim, ela possui todos os recursos necessários para quem quer aprender a fotografar. Vai depender agora de você extrair o máximo que ela lhe oferece para que ela torne-se uma boa ferramenta nas suas mãos.

    • Oi Fernanda, tudo bem? Sim, ela pode fazer excelente fotos como o Rodrigo já te respondeu, sugiro que estude fotometria e fotografe no modo manual, com certeza elevará bastante seus resultado, se te interessar eu escrevi um ebook voltado pra isso, o Fotometria Simples – Você no controle da Luz, que está a venda também aqui no DG. Te convido a estudar os artigos também do meu site, que são voltados para amadores e iniciantes.
      http://www.FotoDicasBrasil.com.br

      Abraços,
      Simxer

  • Oi Marci,

    É possível sim fazer o desfoque, talvez mais sutil do que o resultado em uma DSLR.
    Você precisa olhar no seu manual se existe alguma configuração específica para esse efeito (também chamado de DOF).

    Acontece que a sua câmera é uma superzoom! Ou seja, não é o tipo de câmera voltado pra quem quer realmente aprender a fotografar, as superzoons são quase câmeras compactas com mais zoom… E justamente por isso, possuem excelente custo x benefício pra quem está em busca de que a câmera faça a maior parte do trabalho, mas quando queremos coisas mais específicas e ficar no controle, aí surgem as diferenças…

    Entendo sua frustração, mas ainda é muito possível fazer fotos incríveis com ela, talvez seja mais difícil do que uma DSLR e você vai precisar de melhores condições de luz, por exemplo, mas não desanime, todas as dicas técnicas dadas no vídeo servem para sua câmera também. Precisa treinar e de preferência fazer as fotos no modo manual, tenho percebido que muitas superzoons respondem até bem para o desfoque no modo manual.

    Se quiser estudar mais, considere adquirir meu livro sobre fotometria, com certeza irá lhe ajudar a tirar o máximo do seu equipamento (http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/artigo)

    Imagino que você tenha assistido a videoaula do artigo: http://fotodicasbrasil.com.br/video-desfocando-o-

    E este artigo pode ajudá-lo ainda mais: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sob

    Se ainda tiver alguma dúvida, basta comentar o artigo, ok?

    Abraços,
    Simxer

  • Olá Simxer!
    Primeiro, quero agradecer por compartilhar seu conhecimento, compartilhar é muito generoso da sua parte!
    Achei o seu artigo realmente didático para leigos em técnicas fotográficas como é o meu caso.
    Tenho uma Fujifilm HS35 EXR e até aprender um pouco mais pretendo ficar com ela, antes de comprar outra máquina. Li o manual dela, e testei (já que o que imagino que seja o modo AF na minha câmera não tem exatamente as mesmas nomenclaturas citadas por você) mas não consegui realizar fotos com desfoque de fundo. Você saberia me dizer se é possível realizar esse tipo de fotografia com esse modelo de câmera?
    Outra dúvida, os princípios são o mesmo para fazer fotografias desfocadas em planos abertos, com pessoas na cena por exemplo?
    Muito obrigada novamente por compartilhar seu conhecimento! ;-)

  • Ola Simxer,
    tenho uma super zoom Nikon P510, gosto de fotografia , mas no momento nao posso comprar uma camera melhor, queria comprar uma nova so pra fazer o efeito Bokeh, vou tentar com minha camera , sera que é possivel?
    obrigada!

  • Olá amigo.
    Tenho uma camera Sony DSC-H400 e não consigo encontrar essa tal de MODO de area AF. Você pode me dar uma ajuda? Preciso muito fazer fotos de produtos com fundo desfocado.
    Obrigada!
    Lio

    • Nas especificações da Sony online mostra o seguinte:

      Focagem
      MODO DE FOCO
      AF multiponto, AF ponderado ao centro, AF de ponto, focagem de monitoramento, focagem de monitoramento de face

      Provavelmente você conseguirá o resultado mexendo no "Multiponto".
      Procure em seu manual e faça os teste que sugeri no artigo, ok?

      Abraços,
      Simxer

  • OLA
    Gostaria de saber se modo de área AF é a mesma coisa de moldura AF? pq não achei modo de área AF na minha canon sx50 e parece que e necessario para a desfocagem de foto.

    att Wiviayne

    • Provavelmente sim! Teste e veja se consegue alterar o local deste modo, assim podendo escolher onde quer focar!

      Abraços,
      Simxer

  • Gostaria de comprar um câmera semi profissional, que seja possível realizar esse desfaco. Qual você indica?

  • Amigo, uma duvida… No exemplo que você deu da arvore usando o foco seletivo… As vezes faço algo que nao sei se é certo.. digamos que quero o foco na arvore como vc fez no "foco seletivo a direita".. Eu costumo apontar a camera para a arvore.. segurar o "meio botao" para o foco depois com ele segurado mover a camera para o outro lado ara nao perder o foco na arvore… dario o mesmo resultado ou ainda assim é melhor ja deixar a camera apontado pro assunto e configurar o foco pelo meno como vc fez?

    • Oi Marcelo, se você pode refazer o enquadramento, sim, pode usar seu método, mas em um evento ele não funcionaria já que as pessoas estariam em movimento. Deixar o AF manual é mais ágil e versátil, já que você pode determinar onde quer o foco.

      Abraços,
      Simxer

      • Oi Marleine, como já disse pra você na nossa conversa pelo facebook e no email da minha página, você precisa ler o manual da sua câmera. A SX50 é excelente e capaz de fazer ótimos desfoques, e no sua maioria, no modo manual. Todos os conceitos necessários estão no artigo e na videoaula que te repassei o link.

        Pra responder sua pergunta, eu precisaria procurar, baixar e estudar o seu manual, porque não é uma câmera que eu normalmente uso, inclusive, quando tive oportunidade, testei ela só responder as suas primeiras dúvidas quando você me passou, mas não tenho mais acesso a este modelo, o que me impede de algo mais específico.

        Você precisa estudar e treinar os conceitos de fotometria, infelizmente não é uma questão de eu ensinar a fazer na sua câmera, é humanamente impossível eu prestar este tipo de assessoria específica, mas continuo disposta a tirar dúvidas que tiver depois que você estudar o material, ok?

        Um grande abraço,
        Simxer

  • Ola

    Por favor ainda sou iniciante no ramo da fotografia mas vc poderia me explicar passo a passo de como fotografar como fndo desfocando com a canon sx50?

    • Oi Wivyane, os conceitos para o desfoque é o mesmo para todas as câmeras, o que muda é aonde você encontrará esses conceitos, e seria impossível falar das diferenças de cada modelo, é necessário buscar essas informações no manual.

      Se tiver alguma dúvida específica, fique à vontade em perguntar.

      Abraços,
      Simxer

  • Amei o artigo, muito bem explicado. Parabéns!
    Porém, não consigo desfocar com minha câmera, superzoom Fujifilm finepix s4800, alguma dica? Da por desfocar com ela?
    Obrigada.

    • Oi Ana,
      Você assistiu a videoaula? Como disse, as superzoons não são voltadas para esse desfoque criativo, apesar que estão saindo modelos muito bons.
      Os conceitos descritos na videoaula são universais, mas no seu caso você precisa ver no manual da sua câmera onde você pode configurar o modo de área AF. Dá uma olhada também nos comentários do vídeo que talvez alguma resposta pode te ajudar.

      Abraços,
      Simxer

  • Obrigado pelos ensinamentos. Muito didáticos, por sinal. Nunca havia lido um artigo tão esclarecedor. Tenho uma câmera profissional há 3 anos, mas só agora estou arriscando as primeiras fotos fora do modo automático. E tem dado certo graças às suas dicas. Uma dúvida: depois da 18-55 (que veio junto com a camera), qual lente torna-se necessária para conseguir melhores fotos?

    • Oi Guilherme, depende de qual será seu estilo fotográfico, existem lentes versáteis e outras bem específicas.
      Se for só pra completar o range da sua lente pode optar pela:
      55-250mm (f/4.0 – 5.6 ) – Canon
      55-200mm (f/4.0 – 5.6 ) – Nikon

      Você não disse qual a sua câmera.

      Neste lançamento tem alguns bônus que podem ser úteis pra você:
      fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/livro

      Abraços,
      Simxer

  • Bom dia, muito bons seus artigos.
    Estou querendo comprar uma câmera super zoom, que tenha controle manual para fazer fundo desfocado. E também que possibilite fotos em movimento (pássaros voando, pessoas pulando, cachoeira). Qual você me recomenta até uns R$ 1200,00?

    • Oi Alessandra, não estou por dentro de valores, mas acabei de escrever um ebook de como escolher uma câmera que será lançado em breve e baseado nele vou te dar duas indicações.

      Canon SX50 e Nikon P600.

      Abração,
      Simxer

  • Olá!!! Adorei esse artigo!!! Estou querendo comprar uma máquina super zoom, a DSC-h400, gostaria de saber se é uma boa máquina e se conseguirei fazer fotos com o fundo fora de foco?
    Já usei a técnica da aproximação do objeto com meu celular motoG e deu certo.

    • Oi Alessandra, não sei se você é a mesma da mensagem aí debaixo e a mesma que eu respondi pelo email de contato do Foto Dicas Brasil, mas eu não conheço "pessoalmente" a H400, minha dica é a Canon SX50 e Nikon P600.

      Grande abraço e obrigada por interagir,

      Simxer

  • Oi Roberval, bem vindo de volta ao mundo fotográfico!!
    Vc está comparando câmeras de níveis diferentes e por isso para objetivos diferentes também.

    D810 – profissional
    D7100 – semiprofissional
    T5 – de entrada
    SX50 – superzoom

    Se pretende fotografar profissionalmente, indico começar pelo menos com uma câmera semi-profissional e a D7200 é excelente!

    Se vc ainda quer ver qual é desse mundo digital, aconselho uma de entrada e atualmente a D3300 é a melhor pedida, mas a T5 pode ser uma opção boa também.

    Já as superzoons não são indicadas pra quer quer aprender a fotografar, é para um público que fotografa por hobby e não quer se preocupar muito com fotografia manual ou acessórios, não me parece seu caso.

    Muito em breve estarei lançando meu ebook que ensina justamente a escolher seu primeiro equipamento :)

    Se quiser, se inscreve no fotodicasbrasil.com.br pra saber do lançamento, mas vc também saberá aqui pelo DG.

    Abração,
    Simxer

  • Boa tarde Simxer

    Sou um apaixonado por fotografia, mas devido a alguns fatores não pude me aprofundar e me profissionalizar nesta arte, embora sempre tive uma compacta. Agora aos 49 anos estou tentando retomar meu sonho, tenho buscado conhecer melhor esta arte e seus artistas como você, gostaria de saber sua opinião entre a Nikon e Canon, Nikon 7100,D 810 e Canon sx50 e t5. Você está de parabéns pelo seu trabalho.

  • Oi Douglas,

    Eu nunca fotografei com ela, mas de acordo com o Dpreview, ela é uma boa câmera "para todos os momentos". A Canon lançou depois a SX50 que está sendo indicada com uma das melhores pra quem está começando.

    Minha dica é você explorar ao máximo a sua, e quando ela já não lhe atender mais… pense em trocar, talvez até por uma DSL de entrada.

    Em breve estarei lançando um ebook onde ensino como comprar uma câmera fotográfica pra quem está iniciando, talvez possa lhe ser útil! :)

    Espero ter ajudado, qualquer dúvida, escreva!

    Abração,
    Simxer

  • Oi Waldir, a 18-55 faz desfoque sim, a sua lente é grande angular, nas lentes zoons é mais fácil.

    Siga as dicas de distância, abertura, e enquadramento que passo na videoaula e divirta-se ;)

    Qualquer dúvida pode perguntar, ou mandar um email para [email protected].

    Abração,
    Simxer

    • olá td bem, tenho uma canon powershot sx 150 is ,e uso muito o modo manual , na verdade estou aprendendo , mas ja tirei fotos como a que vc mostrou na explicação e ficaram perfeitas, só uma dúvida o pode me esclarecer a respeito desta maquina ., é uma boa maquina ?

  • Simxer oi !holha eu só totalmente amador mas hoje á maior dúvida é com 18-55 eu faço foto com desfoque ?sim eu ainda vou um dia em seus passeios aula,pelo que vejo é muito bom vale muito apena.muito obrigado.

  • Caramba! aue legal! acabei de comprar uma superzoom da panasonic fz70 já estava preocupado com isso, será que dá para fazer desfocagem no plano de fundo? parabéns explicação super simples.

    • Oi Carlos, tudo bem?
      Eu nunca usei a Fz70, mas já vi desfoques muito legais com Fz60, e por isso é quase certo que a sua câmera faça o mesmo ou melhor :)

      Obrigada pelo comentário!

      Abração,
      Sixmer

  • Eu havia lido muitas materias sobre esfocar o fundo, mas a tua foi a mais explicadinha, maravilhosa e perfeita, meu respeito, e agradecimento a tua dedicaçao.
    Obrigada, sucesso!

    • Oi Chris, fiquei muito feliz com seu comentário!

      Muito obrigada por ter sido tão gentil.

      Grande abraço,
      Simxer

  • Olá, estou adorando este site. Desde os 6 anos sou apaixonada por fotografia e só agora consegui uma câmera com ajustes manuais para me aprofundar ainda mais nesse mundo. Adorei a postagem!
    E quero fazer um comentário sobre um outro comentário (deixando bem claro que não quero gerar brigas).
    Discordo com o rapaz que diz que dificilmente um celular conseguirá desfocar o fundo de uma foto. Eu já consegui desfocar várias vezes com celular e câmera compacta digital, usando o macro e zoom. Claro, que fica bem mais difícil de fazer o desfoque do que com uma câmera com modo manual, mas é possível sim.

    • Oi Joy, sim é possível, mas como tudo em fotografia, depende do equipamento que está usando… como você mesmo disse, não é tão fácil, mas possível ;)

      Obrigada pela interação.

      Abraços,
      Simxer

  • Tenho lido muito seus artigos. Sou completamente amador. Estou na possibilidade de adquirir uma T5i com lente 18-200mm. É uma boa configuração para começar?

  • Muito boas as dicas, mas será que não esqueceu de dizer que a teleobjetiva é também um dos recursos onde causa desfoque nas fotos?! Corrija-me se estiver errada. Abraços

  • Não concordo nada que só grandes aberturas desfoquem um fundo. Na desfocagem influem não só a abertura, mas também a distânçia focal o formato da camara e a distânçia desta ao tema. assim com um telemovel(celular), dificilmente alguêm conseguirá fazer um retrato com um fundo desfocado e porquê? Um Celular até pode ter uma grande abertura, mas tem contra ele o fato de a sua lente ser relativamente grande angular e principalmente o seu pequeno formato de sensor, assim fazer um retrato com uma câmara fullframe , com objetiva 300mm mesmo com uma abertura de f: 8 dará um resultado desfocado ao fundo, claro que com uma abertura de f: 2,8 o resultado será ainda mais desfocado.

  • Mil perdões, todo meu comentário acima se refere a nossa querida profissional Simxer, abraços, obrigada por todo seu trabalho fascinante.

    • Olá Martha, não se preocupe com a troca de nome, acontece! :)
      Não tenho nem palavras pra agradecer tanta gentileza, é muito gratificante saber que de alguma maneira seu trabalho alcança outro apaixonado por fotografia!

      Um grande abraço e fique à vontade quando quiser entrar em contato para trocarmos ideias! [email protected]

      Simxer

  • Rodolfo,
    adorei suas explicações, realmente você é um dos poucos profissionais que conheço que torna tudo mais simples e fácil de compreender, o que nos incentiva cada vez mais a explorar as técnicas da boa foto
    Muito obrigada pela edição e pelo trabalho maravilhoso que você vem fazendo.
    Adoro fotografia e tenho uma Canon T3I, um sonho realizado.
    Coleciono suas matérias. Fantásticas. Uma aula de mestre da fotografia. Vê-se a paixão que você tem pelo seu trabalho.
    Felicidades .