fbpx

Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Escrevi este artigo para responder de forma o mais simples possível uma das perguntas que talvez eu mais ouça em meus workshops e no meu site, o que é muito natural, já que o efeito de fotos com fundos desfocados produzem fotos realmente lindas! Eu particularmente adoro.

Este tipo de foto também costumam ser associada somente à fotógrafos profissionais, mas os iniciantes também podem fazer e eu costumo ver resultados incríveis entre os meus alunos, como esta foto aí debaixo feita pelo Rodolfo Moreira em um dos exercícios dos meus workshops.

Eu sei que está escrito México, mas ela foi feita no Jardim Botânico do Rio de Janeiro ;-)

DESFOCAR O FUNDO

Você também poderá gostar de:

Qualquer câmera consegue desfocar o fundo?

Bom, na verdade quem desfoca o fundo é a lente, ou melhor, é a abertura da lente. Se você é leitor do meu site FotoDicasBrasil, sabe que o quanto me dedico à explicar os princípios básicos da fotografia, e isto inclui as aberturas das lentes, que são representadas pelo “f” ou simplesmente descritas na frente das lentes por aqueles números como por exemplo 1:3.5-5.6.

Eu escrevi um artigo sobre as siglas das lentes e vou reproduzir aqui a parte referente às aberturas que vai ajudar no nosso objetivo de desfocar o fundo de uma foto:

“Então quando você compra uma lente e está escrito 1:3.5-5.6, isso significa as aberturas alcançadas por essa lente. O número 1 é chamado de “número f” e é só uma referência à abertura propriamente dita, os números importantes vem a seguir do “dois pontos”. Os primeiros dois números (3.5), significam a MAIOR abertura possível da sua lente, ou seja, o quanto a sua lente é capaz de “arregalar” os olhos para entrar luz, e isto muito te interessa, porque quanto menor este número, mais clara é sua lente. O segundo é uma informação extremamente importante e significa qual a MAIOR abertura, repare que eu escrevi “maior” de novo, isto mesmo, a MAIOR abertura alcançada pela sua lente quando você estiver dando Zoom.” – Foto Dicas Brasil

Este é o significado destes números e neste artigo nos interessa também não só pela claridade, mas por causa da profundidade de campo, ou seja o quanto de DESFOQUE a minha lente é capaz de fazer.

Qualquer abertura consegue desfocar o fundo?

Você já sabe onde encontrar o número da abertura da sua lente, agora precisa saber que somente ABERTURAS GRANDES desfocam o fundo, ou seja, àquelas que possuem números pequenos. Sim, quanto maior a abertura, menor o número dela. Se você já leu meu e-Book Fotometria Simples, sabe do que estou falando, nele eu explico além do comportamento das aberturas, como esses números surgiram e aí fica fácil entender porque são invertidos ;-)

Mas por hora, apesar de não me  aprofundar neste conceito, ensinarei aqui mais do que suficiente para você entender como fazer o desfoque.

E agora que você já sabe que a maior abertura (menor número) da sua lente é que vai fazer o melhor desfoque, já temos nosso primeiro parâmetro definido.

E só pra não haver dúvidas: Se sua lente for uma 18-55mm 1:3.5-5.6, por exemplo, você vai procurar fazer as fotos entre as aberturas f3.5 e f4.0,  mas se você tiver uma lente de abertura maior, como uma 50mm 2.8 (e esta é de abertura fixa, porque só tem um comprimento focal, o 50mm), já sabe que terá mais fundo desfocado do que na lente de abertura f3.5… eu sei que você já entendeu, mas, isso acontece porque f3.5 é um NÚMERO de abertura MENOR que f2.8, ou se preferir, é uma ABERTURA MAIOR que 2.8. Na minha experiência até f5.6 você consegue bons desfoques, mas aí entram outras questões mais técnicas, mas deixo o registro aqui pra você experimentar outras aberturas.

A câmera precisa ser profissional?

Definitivamente não, mas quanto mais avançada a sua câmera, mais fácil é desfocar o fundo de uma foto. E o que eu chamo de avançada? As DSLRs que trocam de lente, ou as câmeras consideradas de entrada ou semi-profissionais, como as Nikon D3000, D90, entre outras, ou ainda as Canon 60D, 3ti, 4ti, 5ti, só para dar alguns exemplos. Elas possuem controles mais intuitivos e resultados melhores. Mas a gama de marcas modelos são enormes e os conceitos passados aqui são universais, por isso EXPERIMENTE!

Superzoom

Talvez você tenha mais dificuldade em desfocar o fundo de uma foto com câmeras que não trocam de lente como as superzoons, mas não é impossível, esta foto aí de baixo foi feita pelo meu irmão com uma Nikon Coolpix P520, e eu pedi que ele fizesse vários testes e falarei deles mais adiante porque  acredito que será útil para outras superzoons também.

Ave com fundo desfocado

Precisa fotografar no modo manual?

Aqui se encontra o maior SEGREDO de desfocar o fundo de uma foto. Na verdade você pode desfocar o fundo em vários modos de cena da sua câmera, e dependendo da câmera e situação, até no modo automático! Simplesmente porque o parâmetro que vai permitir você desfocar o fundo QUANDO você quiser é o MODO DE ÁREA AF e não necessariamente o modo de cena manual (Modo Manual). E porque falo isso com tanta certeza? Por que já tive vários alunos iniciantes que tinham EXATAMENTE este problema, possuíam câmeras avançadas, lentes igualmente incríveis, mas por uma simples configuração, o desfoque era feito “por acaso” e não quando eles queriam.

O que é o modo de área AF?

Sabe quando você aperta o seu botão do obturador até a metade (que é o necessário para fotometrar uma foto, ou seja, para a câmera medir a luz e equacioná-la de maneira a sair correta esta quantidade de luz), e uns pontinhos vermelhos aparecem no seu viewfinder, geralmente seguidos de um bip? Ou na tela de LCD, se você não tiver o hábito de visualizar pelo viewfinder. Lembrando que eles ainda podem ser quadrados maiores ou ainda ficarem verdes