O temido modo M 4.25/5 (12)

Sair do modo automático e começar no temido modo M é uma decisão que precisa ser tomada com consciência e que pode abrir um mundo fascinante de uma maneira irreversível. Além de uma profissão, pode ser um hobby super legal.

Pra quem já começou ou quer se aventurar, mas ainda tem dificuldades de gravar os principais conceitos AQUI uma COLA pra você imprimir e treinar.

Só pra lembrar o básico:

Fotometria, ou seja o equilíbrio das luzes de uma fotografia é feita pelo triângulo ABERTURA X ISO X VELOCIDADE e comparado ao olho humano teríamos:

ABERTURA: Quanto mais aperto o olho, menos luz entra na minha retina, ou seja, a ABERTURA determina a QUANTIDADE de luz que passa pelo diafragma e entra na minha máquina.

VELOCIDADE: Seria o quão rápido ou devagar eu vou piscar. Se eu olhar pra uma imagem em movimento e quiser congelar ela na minha mente é só piscar rapidamente, mas se eu fizer isso devagar, vou gravar o movimento da imagem.

ISO: Imagina uma sala com dimmer, conforme você aumenta a intensidade dessa luz, mais sensível fica seu olho em relação a essa luz. O mesmo acontece com ISO, ou seja, ele determina a SENSIBILIDADE dessa luz. É a capacidade do sensor absorver a luz.

Não sabe por onde começar? A maioria das máquinas que possuem o modo manual possuem um botão de “info” que mostra várias informações sobre aquela foto (o EXIF, mas isso ficará para um próximo post) e nele você poderá ver com que velocidade, ISO, abertura, entre outras informações, mas essas três são as principais.

Então a DICA é: Faça uma foto no modo automático, visualize ela e aperte o botão “info” então decore os três principais dados (Abertura, ISO e Velocidade), vá para o modo manual “M” e repita os mesmos parâmetros, dessa vez comece alterando um dos três com a ajuda da COLA e você irá se surpreender.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Simxer

Eu sou a Simxer, criadora e redatora do Foto Dicas Brasil, e fotógrafa profissional há mais de 15 anos. Sou apaixonada por fotografar e ensinar fotografia, mas de uma forma simples, pra que o processo seja intuitivo e divertido.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar