O foco nas Câmeras fotográficas digitais modernas 4.19/5 (16)

Em câmeras de foco automático, o processo de focagem é feito automaticamente pela câmera. Este sistema está bastante evoluído e hoje é uma obrigação em qualquer câmera. Ele é mais prático, mais ágil e consegue focar em condições muito baixas de luz, onde um fotógrafo teria muita dificuldade para trabalhar. Entretanto há condições onde o foco manual tem que ser utilizado, o que faz desaconselhável a compra de objetivas com apenas essa opção de foco.

O foco nas Câmeras fotográficas digitais modernas

Em câmeras auto focus, o botão de disparo tem dois estágios. No primeiro, chamado de “meio curso”, o foco é feito automaticamente. No segundo estágio, um pouco mais duro que o primeiro, a foto é disparada.

A confirmação de que o foco foi feito normalmente é indicado dentro do visor por um círculo que se acende.

Quando o foco não é encontrado, algumas câmeras mostram um “X”, piscam duas setas indicadoras de foco ou piscam o circulo confirmando o foco. Quando acham o foco, as câmeras com sinal sonoro emitem um “bip” confirmando o foco.

Existem muitos modelos de câmera fotográfica com foco automático, a melhor forma de conhecer o sistema de sua cera é fazendo um curso de fotografia numa escola de fotografia com curso de fotografia moderno e atualizado.

Câmeras auto-focus normalmente possuem três modos de foco: Manual, Single e Contínuo (ou servo). A forma de selecionar o modo varia entre os modelos de câmera. Algumas linhas, como Nikon, possuem uma chave no corpo das câmera para seleção entre os três modos. As câmeras Canon possuem na objetiva uma chave para conversão de manual para auto focus e no corpo a seleção entre single e servo.

Foco manual

Foco manual

Opera como o foco de uma câmera manual, o foco tem que ser ajustado manualmente na objetiva. Os indicadores usados no modo auto focus, como o círculo de confirmação de foco e o bip, funcionam também no modo manual. Assim, eles podem ser utilizados para confirmar que o motivo está em foco.

Foco Single

aves - canarinho - bahia

O foco é feito quando se aperta a meio curso o botão de disparo. Caso não se solte o botão de disparo, o foco da câmera é mantido naquela distância e não se move, mesmo que o motivo focado saia do lugar. É ideal para coisas estáticas, que não estão se movimentando.

Foco Continuos (ou servo)

Foco Continuos (ou servo)

O foco é feito quando se aperta o botão de disparo. Ao contrário do modo single, ele acompanha o motivo no ponto de foco mesmo que ele esteja se movendo. Alguns modelos calculam a velocidade do objeto em questão e conseguem prever onde estará o objeto no próximo momento. Se adiantando com o foco ele garante que o disparo será feito com motivo em foco. È usado para fotografar coisas em movimento, como pássaros em vôo.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • Katia Caroline

    Alguém poderia me dar uma dica de uma câmera canon semi profissional, me indique se puder quero comprar uma. Obrigada

    • Esse negócio de semiprofissional é uma bagunça, não uso esse tipo de classificação em câmeras. Fica mais fácil indicar uma câmera se você estiver procurando uma DSLR ou superzoom. E se puder dizer o quanto pode investir no momento já indico o modelo certo para você.

  • Antonio Carlos

    tenho uma d3100 com lente 18-105 + filtros e todos os acessórios. 1.300,00. caso haja interesse, [email protected]

  • Saul Lemos Filho

    Olá. meu nome é Saul, e eu gostaria de comprar uma câmera semi profissional da Nicon. ( tenho muita simpatia por esta marca rsrs) Poderia me indicar a referencia de uma boa câmera deste fabricante?
    Desde já fico muito agradecido.
    Saul

    • rodrigojordy

      Olá Saul, faça esta pergunta no fórum do DG: http://www.forumdigitalfoto.com/

      Este fórum é destinado justamente a este tipo de dúvida.

    • Na página http://www.techimage.com.br/equipamentos-sugerido… você verá uma lista dos equipamentos mais indicados pela Techimage.

      De qualquer forma segue a lista conforme o site:

      Cameras Nikon mais indicadas:

      Mais em conta: D3200 ou D5300.

      Semi-profissionais: D7100

      Profissionais: D810

      Top de linha: D4s

      Abraços

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar