fbpx

O foco nas Câmeras fotográficas digitais modernas 4.19/5 (16)

Em câmeras de foco automático, o processo de focagem é feito automaticamente pela câmera. Este sistema está bastante evoluído e hoje é uma obrigação em qualquer câmera. Ele é mais prático, mais ágil e consegue focar em condições muito baixas de luz, onde um fotógrafo teria muita dificuldade para trabalhar. Entretanto há condições onde o foco manual tem que ser utilizado, o que faz desaconselhável a compra de objetivas com apenas essa opção de foco.

O foco nas Câmeras fotográficas digitais modernas

Em câmeras auto focus, o botão de disparo tem dois estágios. No primeiro, chamado de “meio curso”, o foco é feito automaticamente. No segundo estágio, um pouco mais duro que o primeiro, a foto é disparada.

A confirmação de que o foco foi feito normalmente é indicado dentro do visor por um círculo que se acende.

Quando o foco não é encontrado, algumas câmeras mostram um “X”, piscam duas setas indicadoras de foco ou piscam o circulo confirmando o foco. Quando acham o foco, as câmeras com sinal sonoro emitem um “bip” confirmando o foco.

Existem muitos modelos de câmera fotográfica com foco automático, a melhor forma de conhecer o sistema de sua cera é fazendo um curso de fotografia numa escola de fotografia com curso de fotografia moderno e atualizado.

Câmeras auto-focus normalmente possuem três modos de foco: Manual, Single e Contínuo (ou servo). A forma de selecionar o modo varia entre os modelos de câmera. Algumas linhas, como Nikon, possuem uma chave no corpo das câmera para seleção entre os três modos. As câmeras Canon possuem na objetiva uma chave para conversão de manual para auto focus e no corpo a seleção entre single e servo.

Foco manual

Foco manual

Opera como o foco de uma câmera manual, o foco tem que ser ajustado manualmente na objetiva. Os indicadores usados no modo auto focus, como o círculo de confirmação de foco e o bip, funcionam também no modo manual. Assim, eles podem ser utilizados para confirmar que o motivo está em foco.

Foco Single

aves - canarinho - bahia

O foco é feito quando se aperta a meio curso o botão de disparo. Caso não se solte o botão de disparo, o foco da câmera é mantido naquela distância e não se move, mesmo que o motivo focado saia do lugar. É ideal para coisas estáticas, que não estão se movimentando.

Foco Continuos (ou servo)

Foco Continuos (ou servo)

O foco é feito quando se aperta o botão de disparo. Ao contrário do modo single, ele acompanha o motivo no ponto de foco mesmo que ele esteja se movendo. Alguns modelos calculam a velocidade do objeto em questão e conseguem prever onde estará o objeto no próximo momento. Se adiantando com o foco ele garante que o disparo será feito com motivo em foco. È usado para fotografar coisas em movimento, como pássaros em vôo.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Bruno Sellmer

Fotógrafo de natureza, assinou colunas de fotografia por vários anos na revista Fotografe Melhor e jornal Folha de São Paulo, tendo atuado em diversas expedições para o Pantanal, Amazônia, Andes entre outros. Fundador e diretor da Techimage Escola de Fotografia.

Chat

Este site usa Cookies & Política de Privacidade para lhe proporcionar a melhor experiência. Clique em "Aceitar" para consentir a sua utilização.