Fazendo o ajuste fino de foco na sua lente 4.16/5 (19)

Olá amigos,

O post de hoje é uma dica técnica dedicada aos amigos fotógrafos.

Você acabou de comprar sua lente nova, tirou ela da caixa e já está ansioso para testa-la correto?

Achou que porque a lente é nova ela não precisará de nenhum ajuste? Errado.

Mesmo as lentes novas podem precisar de alguns ajustes para que o foco fique perfeito e nesse post irei ensinar uma forma simples de realizar o ajuste fino de foco em sua nova lente.

DSC_6646

Muitas vezes, mesmo as lentes novas podem apresentar o foco ligeiramente fora do ponto escolhido, e para isso existe no menu da maioria das câmeras DSLR o ajuste fino de foco.

Realizar esse ajuste é bem simples e fácil e você vai precisar apenas de:

  • Uma superfície plana (uma mesa ou uma bancada)
  • Um tripé estável
  • Uma trena ou fita métrica

Prenda sua câmera no tripé em um ângulo de aproximadamente 45º e posicione ela próxima a superfície plana, na superfície estenda a fita métrica e faça o foco em um ponto especifico, após focado, faça a foto de referencia e verifique se o foco ficou exatamente no ponto escolhido ou um pouco a frente ou atrás.

Caso tenha ficado no ponto escolhido, perfeito!! Sua lente não precisará de ajustes.

Mas caso tenha ficado ligeiramente fora do ponto, é necessário você fazer o ajuste, alterando o valor para positivo caso o foco tenha ficado para trás do ponto desejado e negativo caso o foco tenha ficado a frente do ponto escolhido.

As câmeras Nikon e Canon permitem um grande limite para realizar o ajuste, vá alterando o valor até que o foco fique perfeitamente no ponto escolhido.

Caso você tenha atingido o limite de ajuste de sua câmera e ainda assim o ponto de foco estiver fora, recomendo que encaminhe sua lente para uma assistência técnica autorizada realizar uma análise mais detalhada.

Após realizar o ajuste fino do foco, você vai perceber uma melhora significante no foco de suas fotos e poderá aproveitar melhor seus equipamentos!

Obrigado por ter lido e espero que minha dica lhe ajude!

Boas fotos!

Andre Mazzeo

André Mazzeo é fotografo comercial e editorial, mora em São Paulo – SP e desde 2012 vem se dedicando a ministrar treinamentos de fotografia, a compartilhar os conhecimentos e a aprender.

Abrir Chat
1