Fazendo o ajuste fino de foco na sua lente 3.5/5 (6)

Olá amigos,

O post de hoje é uma dica técnica dedicada aos amigos fotógrafos.

Você acabou de comprar sua lente nova, tirou ela da caixa e já está ansioso para testa-la correto?

Achou que porque a lente é nova ela não precisará de nenhum ajuste? Errado.

Mesmo as lentes novas podem precisar de alguns ajustes para que o foco fique perfeito e nesse post irei ensinar uma forma simples de realizar o ajuste fino de foco em sua nova lente.

DSC_6646

Muitas vezes, mesmo as lentes novas podem apresentar o foco ligeiramente fora do ponto escolhido, e para isso existe no menu da maioria das câmeras DSLR o ajuste fino de foco.

Realizar esse ajuste é bem simples e fácil e você vai precisar apenas de:

  • Uma superfície plana (uma mesa ou uma bancada)
  • Um tripé estável
  • Uma trena ou fita métrica

Prenda sua câmera no tripé em um ângulo de aproximadamente 45º e posicione ela próxima a superfície plana, na superfície estenda a fita métrica e faça o foco em um ponto especifico, após focado, faça a foto de referencia e verifique se o foco ficou exatamente no ponto escolhido ou um pouco a frente ou atrás.

Caso tenha ficado no ponto escolhido, perfeito!! Sua lente não precisará de ajustes.

Mas caso tenha ficado ligeiramente fora do ponto, é necessário você fazer o ajuste, alterando o valor para positivo caso o foco tenha ficado para trás do ponto desejado e negativo caso o foco tenha ficado a frente do ponto escolhido.

As câmeras Nikon e Canon permitem um grande limite para realizar o ajuste, vá alterando o valor até que o foco fique perfeitamente no ponto escolhido.

Caso você tenha atingido o limite de ajuste de sua câmera e ainda assim o ponto de foco estiver fora, recomendo que encaminhe sua lente para uma assistência técnica autorizada realizar uma análise mais detalhada.

Após realizar o ajuste fino do foco, você vai perceber uma melhora significante no foco de suas fotos e poderá aproveitar melhor seus equipamentos!

Obrigado por ter lido e espero que minha dica lhe ajude!

Boas fotos!

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Eduardo Branquinho

    Bom dia tenho uma maquina DLSR antiga Canon EOS 500D como faço o ajuste fino na minha máquina? Não encontro o menu onde se possa fazer isso?

    • Rodrigo Jordy

      Não tem ajuste fino na 500D.

  • Igor

    É possível fazer ajuste de autofoco na nikon d5500?

  • Mariana

    Oe, eu comprei uma camera Yashica 2000n, em um brecho, mas nao sei como manusear o ISO, poderia como me explicar ?

  • Claudio

    A linha coolpix não é semi-profissional, as semi começam a partir das DSLR's D3xxx, D5xxx e assim por diante. A coolpix é apenas uma superzoom.

  • gilberto santos

    corrigindo coolpix L 810 nikon

  • gilberto santo

    Boa noite!

    Como foço para conseguir regular o foco de uma camera semi profissional coolpix L180 da nikon, tive que troca o bloco óptico e ela tem o foco inicial embassado.

    grato

  • Cileuza

    Olá, tem como travar o ajuste fino? É que tenho feito os ajuste, mas na primeira foto ele fica desfocada.

  • Judson Borges

    Boa noite André, tenho uma Nikon D5300 com lente do Kit e uma 50mm 1.8D, mas não encontrei opção desse tipo de configuração na minha máquina, esta opção de ajuste fino de foco só está disponível em determinadas câmeras, equipamentos TOP de linha?

  • LÍ Cardoso

    Olá boa noite, por favor estou com problemas com uma 17-50 tamron, onde o foco preciso só se dá em 29 a 35mm, como poderia ajustar em uma 7100 e uma 7000? Obrigada.

  • André

    Bom dia .
    Se a lente for Nikom zoom 80-200mm, e no 200mm esta dando 3 cm pra frente e a 8o mm esta dando 1cm pra traz … como proceder e no ajuste fino é insignificante . Obrigado

  • Wagner

    Não encontrei esse ajuste fino na minha Canon EOS 50D.

    • André Mazzeo

      Wagner, infelizmente como sempre trabalhei com câmeras Nikon, tenho pouca vivência com as câmeras Canon e não sei lhe dizer o caminho exato para encontrar esse ajuste na sua câmera. Até onde sei essa opção fica no menu de ajustes C.FN III: Autofocus/Drive lá você encontrará uma opção de ajuste por lente que é onde fará o ajuste para cada uma de suas lentes.

    • O microajuste (como é chamado na Canon) pode ser feito como descrito aqui: http://www.ehow.com.br/calibrar-lente-camera-cano

      • Wagner

        Obrigado, André Mazzeo e Rodrigo Jordy. A tela do ajuste fica bem escondidinha e, sem o manual na mão, dificilmente eu o encontraria. Obrigado pela informações!

  • Everton

    Este post agora é só para agradecer você André Mazzeo, que dedica um pouco do seu tempo para compartilhar seu conhecimento e experiência com a gente! Fica aqui o meu muito obrigado!!!

    • André Mazzeo

      Obrigado Everton, uma das coisas que mais me motiva é poder compartilhar meus conhecimentos e poder ajudar os colegas de profissão e quem está começando na fotografia! A partir de hoje estarei colaborando frequentemente com o fotografia DG e espero ajuda-lo em meus próximos posts! Grande abraço

  • Adilson

    Mas onde mudo esse valor na câmera nikon para positivo ou negativo?

    • André Mazzeo

      Olá Adilson,

      Nas câmeras Nikon dentro do menu de configurações ( ícone da chave) você irá encontrar a opção de ajuste fino do foco.

      Dentro dela você irá identificar a lente que está usando e aplicar a compensação para positivo ou negativo caso necessário.

  • João

    Qual distância focal usar? Qual abertura?

    • André Mazzeo

      João,

      Em lentes zoom faça o teste usando a distancia focal mínima e a máxima ( um ajuste em 24mm e outro em 70mm por exemplo)

      O valor da compensação deve buscar um meio termo entre as distancias focais para que o foco fique cravado em todo o range do seu zoom.

      Quanto maior a abertura que você utilizar, mais facilmente você detectará a divergência de foco em sua lente, portanto recomendo que utilize a maior abertura da lente.

  • Everton

    Uma pergunta, o ajuste é para a câmera ou para as lentes? Eu sei que o ajuste é feito através da câmera, mas o ajuste é por lente? Se por exemplo eu ajustar para uma lente teoricamente não estaria desajustando para as minhas outras lentes? Ou toda a lente precisa de ajuste, caso necessite?

    • André Mazzeo

      Olá Everton,

      O ajuste é feito por lente, porém a câmera registra para qual lente você fez aquele ajuste, não desajustando as demais lentes que você tenha.

      Para cada lente sua, você irá atribuir um valor e a câmera automaticamente detecta a lente que você esta utilizando e aciona o ajuste feito anteriormente.

  • olisar47

    Acho que faltou clareza na explicação para quem é absolutamente leigo, como assim "fazer o foco"? Tem que girar a lente se for tele? Fiquei confuso…

    • André Mazzeo

      Olá Olisar,

      O fazer o foco que eu menciono, é utilizando o autofoco da câmera, o foco deve ser feito pela própria câmera para verificar se existe alguma divergência.

      Se sua lente for zoom, independente de ser tele ou grande-angular, recomendo que faça o teste tanto na posição mínima (70mm por exemplo) como na posição máxima (200mm por exemplo) baseado nesses resultados você deve fazer o ajuste, se necessário, para chegar a um meio termo.

      Geralmente lentes que sofreram impactos podem apresentar um resultado mais acentuado nessas condições e caso não seja possível regula-la através do ajuste fino, recomendo encaminhar para uma assistência técnica autorizada para fazer a análise.

  • Gilberto Florentino

    Ajustar valor de foco? Positivo e negativo? Onde e como se faz isto nas DSLR ou nas lentes Canon?
    Testei toda as minhas lentes e o foco ficou preciso, mas fiquei curioso com esta informação

    • André Mazzeo

      Olá Gilberto, nas câmeras da Canon existe no menu a opção de ajuste de microfoco que funciona de forma bem parecida com as câmeras da Nikon. o valor positivo e negativo você deve ajustar conforme a necessidade de sua lente caso o foco fique um pouco a frente ou atrás do ponto escolhido.

Abrir Chat
1