Home » Artigos » Dicas » Fazendo seu modelo sobressair na foto

Fazendo seu modelo sobressair na foto

Em minha opinião, a regra nº 1 para dar mais destaque ao seu modelo em um retrato é fugir de fundos muito poluídos. O fundo cheio de informações distrai o espectador, que acaba não tendo olhos somente para o modelo retratado. Claro que se a foto for feita em estúdio, você não terá esse tipo de problema, pois não haverá competição alguma entre o retratado e o ambiente!

Se a foto for feita em casa, procure sempre uma parede mais lisa ou um local com menos objetos. A não ser, claro, que você tenha intenção de mostrar o fundo, ou seja, se ele fizer também parte da composição. Às vezes queremos mostrar uma criança na foto, mas mostrar também a decoração do seu quarto, por exemplo. E muitas vezes o fundo é essencial para dar sentido à determinada fotografia. Nesse retrato a seguir, por exemplo, de uma garçonete de um Café, o fundo é muito importante, pois é ele que contextualiza a imagem capturada.

Se você estiver fotografando na rua e quiser retratar uma determinada pessoa, tente isolá-la na imagem. Abaixo, na foto da esquerda, o retratado quase não se destaca, em meio a tantas outras pessoas. O espectador se distrai olhando o que mais tem no fundo e tentando entender o que fazem aquelas outras pessoas, e assim não fixam seu olhar na pessoa em primeiro plano. Na foto da direita, com uma pequena mudança de posicionamento ao fotografar e um maior desfoque do fundo, foi possível isolar melhor o assunto principal da foto, garantindo destaque total ao retratado e impedindo as distrações dos espectadores.

Aliás, desfocar o fundo ajuda demais nesses casos, quando o fundo compete muito com o retratado, pois desta forma o olhar do espectador não se perde tentando compreender o fundo da fotografia, procurando outras pessoas ou admirando as belezas da paisagem por trás do modelo, se for o caso.

Se não fosse o desfoque do fundo no retrato acima, certamente o espectador olharia também para as pessoas atrás, tentando ver o que elas estão fazendo ali. Desfocando, matamos essa chance e os olhares vão direto para o retratado, transformando-o no elemento principal da fotografia.

Outro recurso viável é converter a fotografia para preto e branco, caso o fundo e os elementos constituintes da imagem sejam muito chamativos e estejam competindo demais com a pessoa que você quer destacar. Sem as cores vibrantes de fundo, que costumam distrair bastante os olhares, os espectadores logo fixam sua atenção no modelo retratado.

Tente algumas dessas opções ao fotografar seus modelos e veja como eles vão sobressair mais nas fotografias!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Claudia D'Elia

Claudia D'Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

5 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar