Técnica de Iluminação com Flash Portátil

FOTOS NOTURNAS COM FLASH PORTÁTIL SINCRONIZADO COM A LUZ DISPONÍVEL
(com explicação do tratamento da imagem)

Olááááááá, Caríssimos Fotodgnianos!!! :-)

Tudo em cima por ai?!!

Resolvi seguir em frente com meus tutoriais de técnica de iluminação com flash portátil porque tenho recebido muitas mensagens de gente dando pulos de alegria porque começa a entender melhor como utilizar uma ferramenta tão importante na configuração de um esquema de iluminação bem equilibrado. Como também sei que além do flash há um grande interesse pela fotografia noturna e de moda, junto os 3 assuntos e torno as coisas mais estimulantes para Vocês!

Hoje, além da técnica fotográfica, também vou explicar como podemos conseguir efeitos realistas na pós-produção … hoje eu estou muito bonzinho, né?! :-)

Então bóra lá começar!!!

A imagem a seguir é o resultado final que eu queria!

Parte 1: A Técnica Fotográfica

A Construção da Luz:

Passo 1: Medir a Luz Ambiente Disponível

Escolhi uma avenida que tem boa iluminação para poder utilizar ISO não muito alto evitando ruído exagerado e velocidade de obturação entre 1/30 e 1/60 (neste caso, o ISO foi 400 e a velocidade 1/30, abertura 4 em 18 mm numa objectiva 18-55 original).

Passo 2: O Flash no Primeiro Plano

Aqui há alguns detalhes muito importantes:

Usar o difusor 14 mm que suaviza um pouco a luz e distribui a iluminação numa área maior (aquela peça de plástico transparente com textura que se puxa e fica “escondida” na parte de cima do flash portátil).

Usar o flash fora da sapata da câmera (com trigger) para poder controlar o ângulo da iluminação e os brilhos pontuais nas áreas brilhantes que sejam pontos de distração na composição (manter a distância ideal para que todo o assunto fique coberto pela luz).

Usar o flash em modo Manual (M) e ir ajustando (½, ¼,…, etc) a potência até que a exposição fique correta com a velocidade do Passo 1 (1/30 nesse caso) procurando manter uma distância mínima de 5 metros do assunto para que a luz espalhe uniformemente ao redor dele.

Usar tripé abaixo de 1/60 de velocidade (principalmente para os que não tem lentes com estabilizador).

Seguindo esses passos, Você vai ter total controle sobre a exposição e o sincronismo entre os planos inseridos no enquadramento, ou seja, quando clicar tanto a luz ambiente (avenida) como aquilo que o flash estiver a iluminar ficam bem exposto e em equilíbrio.

Leia o e-Book “Técnica de Iluminação com Flash Portátil” hoje!

Se gostou da parte inicial do e-Book do Mestre Fernando Bagnola pode adquirir o livro digital por um valor simbólico de R$ 5,00 na nossa Loja.

Clique aqui para comprar!

Agora com as nossas Dicas Rápidas e Truques Inéditos pode ser conhecedor do Ligthroom sem ter de perder muito tempo e de forma simples. Clique AQUI para entrar no Grupo Whatsapp para Receber 100 Dicas de Lightroom

Fernando Bagnola

Fernando Bagnola, nascido em São Paulo, fotógrafo profissional desde 1984 atua nas áreas de Moda e Publicidade, vive em Portugal há 10 anos e desenvolve formações avançadas de Técnica Fotográfica e Edição no Photoshop através de workshops e cursos ao vivo por vídeo-conferência tendo alunos formados no Japão, Inglaterra, Brasil, USA, África, Austrália e Portugal.

Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar