Home » Inspirações » Entrevistas » Entrevista com Fernanda Marqui – Fotógrafa que registra laços e emoções!

Entrevista com Fernanda Marqui – Fotógrafa que registra laços e emoções! 5/5 (1)

Fotografar a família é algo que há muito tempo vem sendo feito. Quem é que não se lembra daquelas clássicas fotos amareladas que está a família reunida num jardim ou em frente de alguma casa? Os tempos mudaram, as câmeras “lambe-lambe” ficaram para trás, muita coisa evoluiu, mas esse estilo ainda está presente no universo fotográfico, apesar de muito modificado.

Fernanda Marqui pode falar disso muito bem, pois faz parte de um nicho de mercado intitulado de: “fotografia de família”. A fotógrafa, de 23 anos, mora no ABC paulista e desde cedo se encantava com a fotografia, através de fotos que seus pais tiravam dela e de seus irmãos.

Fernanda é formada em marketing, mas a fotografia falou mais alto em sua vida! Aos 16 anos ela fez um curso de design gráfico e foi um impulso para ela pegar uma câmera emprestada e começar a clicar. Daí em diante ela não parou mais, comprou a sua própria câmera, passou entre palcos e luzes – fotografando shows e bandas. Nessa época ela trabalhava como bancária, mas se focou a procurar na fotografia algo que fosse mais feminino, até porque os pais dela ficavam “loucos” dela fotografar nas noites.

A fotógrafa após isso fez curso de newborn com a fotógrafa Danielle Hamilton, depois trabalhou em um estúdio onde se fotografa: famílias, gestantes e bebês. Hoje ela tem o seu próprio nome “Fernanda Marqui Fotografia” e carreira de fotógrafa full time.

IMG_3436_rest

IMG_7858_rest

Fernanda se especializou em fotografia de newborn, de gestante e de família. Suas fotos são feitas em externas ou nas casas das pessoas. A jovem fotógrafa aposta numa tendência do momento, que é fotografia life style, ao longo da entrevista vamos entender o que vem a ser esse estilo fotográfico que está “bombando”.

Morana Zambrini – Como você decidiu que ia ser fotógrafa? E como decidiu que ia seguir na fotografia de família?

Fernanda Marqui – Meus olhos sempre se encantaram por formas, cores, luzes e contrastes, desde criança eu sempre fiquei apreciando momentos e pensando em congelá-los de alguma forma. Quando eu vi que profissionalmente havia uma possibilidade de unir tudo o que eu realmente amava, decidi por decreto: Vou ser fotógrafa de família e bebês! Fotografar famílias me faz ter uma esperança no futuro. E ter a certeza de que ainda há muito, mais muito amor no mundo!

IMG_2176 mont

Morana Zambrini – Você pode esclarecer para os leitores, o que é “life style” na fotografia? Nos conte também como você decidiu a usar esse estilo fotográfico nas suas fotos.

Fernanda Marqui – Na fotografia life style a sessão fotográfica é feita de maneira espontânea, os ensaios em externas se tornam um verdadeiro passeio, um piquenique, uma bagunça em família, quando o cliente olha a foto ele se emociona, pois sabe que aquele momento foi verdadeiro, não foi nenhum faz de conta.

No começo soava meio estranho para o cliente fazer o ensaio em sua própria casa, mas de uma necessidade encontrei uma oportunidade. Afinal o maior problema para fotógrafos de locações externas é os dias de chuva, frio e as mudanças repentinas no tempo, com isso passei a me ver mudando de planos. Vamos fazer em casa? Foi então que os ensaios começaram a ficar mais encantadores e passaram chamar mais atenção. Gosto de emoção e sensibilidade e isso faz com que sempre seja captado na imagem o que se realmente sente. Outro fator fundamental pela minha paixão por esse estilo é que a pose deixa de ser o papel principal da composição, deixar os clientes à vontade, gritar dizendo: Namorem! Me esqueçam! É o que realmente eles fazem quando não tem um fotógrafo por perto, sendo assim o life style transmite a realidade do olhar e do sentimento.

IMG_4655

Morana Zambrini – Quando os clientes te procuram eles já pedem para as fotos serem em externa ou na casa deles, ou procuram muito ainda fotos em estúdio?

Fernanda Marqui – No começo, há um ano atrás, quando os clientes me procuravam eles tinham certa dificuldade de entender o porque eu não trabalhava com foto em estúdio. Já hoje está bem definido, eles já conhecem e sabem as qualidades e diferenças de uma composição em locação externa ou em domicilio. Já não me recordo à última vez que me pediram estúdio (graças a Deus rs)! Todos vem com o interesse de fotografia particular em domicílio ou externa, já reconhecem a qualidade e tem preferência por esse estilo.

Ricardo e Patricia_rest_39

Morana Zambrini – Você tem o intuito de seguir fotografando em externa e a domicílio ou tem intenção de ter também um estúdio?

Fernanda Marqui – Tenho a intenção de ter um estúdio somente para newborn, por conta da praticidade em ter todos os acessórios e cenários em um único ambiente. Os estilos: família, gestante e criança pretendo sempre manter em externas ou em domicílio. Sou apaixonada por verde, natureza, céu azul, bagunça no quarto, pular na cama, esse é meu estilo e não o deixarei nunca!

Ensaio_Enzo_11m (77) 

Morana Zambrini – Você fotografa casais, gestantes, newborns, bebês maiorzinhos e crianças. Em qual situação você enfrenta mais dificuldade?

Fernanda Marqui – Cada estilo tem suas dificuldades, mas a fotografia newborn de fato é a que me deixa mais tensa. Tenho bastante segurança, prática e conhecimento no meu trabalho, mas bebês são imprevisíveis, em toda sessão se aprende algo novo com eles. Cada sessão é uma experiência nova. E é isso que a torna cada vez mais deliciosa.

IMG_8124

Morana Zambrini – Quais são suas principais inspirações na fotografia?

Fernanda Marqui – Images Of Grace Photo, Fernanda Petelinkar, Danielle Hamilton. You Cant be serious, Carla D’Aqui, Beth Jansen Photography.

Morana Zambrini – Qual dica você daria para os leitores do Fotografia DG que querem seguir o ramo de fotografia de família?

Fernanda Marqui – Estudem muito, conheçam seu equipamento, tenham um fotografo que te inspire e definam uma área que mais se enquadra no seu perfil. Quem fotografa tudo, não fotografa nada! Saibam tudo sobre a área que escolheram seguir, inclusive os pontos negativos. Aprofundem-se no que vocês amam, mas dêem um passo de cada vez. Amem crianças, amem momentos únicos, amem momentos em família!

  • Respeitem seus concorrentes, vocês podem precisar deles um dia.
  • Respeitem seus talentos precificando-os de forma justa. (Saber cobrar também é respeitar os concorrentes)
  • Se forem cobrar barato. Não cobrem. Seu equipamento tem um valor alto e fotografia é um investimento.
  • Boa sorte e não desistam de seus sonhos nunca!

 IMG_2130mont

Para conhecer mais o trabalho de Fernanda Marqui, acesse os links a seguir:

Ajude-nos, avalie este artigo:

Morana Zambrini

Sou jornalista por formação, mas fotógrafa de todo o meu coração! Um dia a imagem falou mais alto em mim e vi que era esse o caminho a seguir. Me especializei em fotografia de família, mas também me aventuro em publicidades e em alguns eventos. Onde existe emoção, afeto, alegria...alí estou para registrar =D

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra