Home » Artigos » Dicas

Como fotografar luzes de Natal 5/5 (1)

Alguns truques e recomendações para obter belas fotos dos enfeites luminosos de Natal e das festividades de final de ano

por Keith Jones

 

Luzes de festividades animam os ânimos, não importa onde estejam. Podem estar numa periferia, num shopping, ou mesmo em sua própria casa. Para aqueles que amam fotografar, essas luzes representam uma oportunidade de clicar algo belo e fora das imagens comuns.

Tirar fotos de luzes de festejos de final de ano pode ser divertido e animador, assim como um pouco complicado, por vezes. Então neste artigo vamos mostrar a coisas mais importantes a saber ao fotografar essas luzes.

O melhor período para fotografar luzes de final de ano fora de casa é após o sol se pôr, mas ainda antes de estar totalmente escuro. Quando você clica luzes natalinas quando está muito escuro, será capaz de ver as luzes, mas o restante da cena provavelmente estará escuro demais e com perda de detalhes nas áreas escuras.

A solução para isso seria tirar as fotos mais cedo, durante a tarde. Fotos tiradas logo após o pôr-do-sol e antes da completa escuridão irão mostrar-lhe tão bem as luzes quanto os detalhes nas áreas de sombras no restante da cena.

Isso ocorre porque nesse período de tempo, existe ainda uma réstia de luz ambiente na atmosfera. Também é escuro o bastante para que as luzes não fiquem tediosas, ou sejam ofuscadas pela luz diurna. Esse período normalmente dura menos de meia hora, provavelmente algo mais como 15-20 minutos.

De forma realista, a menos que você planeje, você pode não ser capaz de estar onde queria estar para clicar suas fotos de luzes de Natal durante esse período. Entretanto, você pode ainda obter bons cliques ao final da tarde, a depender de seu motivo.

Por exemplo, se pretende tirar fotos de uma árvore de Natal brilhante pela tarde antes do crepúsculo e ela é seu motivo principal, então suas fotos podem sair bacanas. Se a árvore também encontra-se numa área algo iluminada, os detalhes do entorno deverá ficar visível na sua imagem.

Finalmente, tirar fotos de luzes muito brilhantes, que podem estar em árvores, ou penduradas entre prédios ao final da tarde não deveriam ser um problema, especialmente de possuem padrões interessantes que parecem interessantes por si mesmos. Na verdade, um céu bastante escuro pode por si mesmo potencializar a iluminação.

Luzes de Natal

 

A próxima fonte de inquietação ao fotografar luzes de Natal é quanto à velocidade do obturador. Uma vez que estará praticamente escuro quando estiver clicando, será necessária uma velocidade mais lenta, frequentemente de ¼ de segundo a 2 segundos ou mais.

As fotos virão borradas com o balanço da câmera ao ser segurada na mão a tais velocidades. A melhor solução para evitar borrados devido à oscilações da câmera é usar um tripé.

Se não houver um tripé disponível, tente colocar a câmera numa superfície firme ao tirar as fotos das luzes natalinas. É uma boa ideia também utilizar o recurso de temporizador (timer) da câmera, para evitar trepidações da câmera que podem ocorrer ao simplesmente apertar o botão de disparo.

Se nenhuma dessas alternativas funcionar para você, uma outra solução é subir o ISO. Isso tornará o sensor de imagem da câmera mais sensível à luz, o que permitirá escolher uma velocidade mais rápida. Espera-se que seja uma velocidade rápida o bastante para permitir-lhe manter em mãos a câmera sem balançá-la.

No entanto, apesar de subir o ISO permitir-lhe usar velocidades mais altas, é preferível fazer uso de ISO mais baixo, de cerca de 100 ou 200, para melhor qualidade de imagem. Muitas câmeras começam a mostrar ruído digital e uma piora no brilho das cores assim que um ISO acima de 400 é utilizado. Mas se usar uma configuração de ISO bem alto é a única maneira de obter a foto, faça-o.

Desligue se flash ao fotografar luzes pelas ruas. Se você estiver bastante próximo delas ao fotografar, isso tende a ‘eliminá-las’. Se estiver muito longe do motivo, será ineficaz.

Ao clicar ao luzes de Natal dentro de casa, experimente apagar as luzes da casa para obter um efeito mais dramático das luzes da decoração e destacá-las. Não esqueça de usar um tripé ou firmar a câmera ao produzir as fotos.

Por outro lado, utilizar um flash para clicar dentro de casa não necessariamente arruinará seus cliques da árvore de Natal iluminada. Você ainda obterá uma imagem bonita de uma árvore bem enfeitada, mas as luzes não serão dominantes na imagem.

Além do mais, muito frequentemente você poderá querer incluir alguém na foto, tendo as luzes ao fundo. Utilizar um flash nessa situação é provavelmente a melhor forma de evitar borrado por movimento do(a) modelo(a), especialmente quando é uma criança (ou várias delas).

Nenhuma forma de tirar essas fotos internas é melhor que a outra. Você apenas terá diferentes visuais.

Assim como nas configurações de exposição para tirar fotos de luzes natalinas, não existe uma solução que adapte-se a tudo, já que a intensidade da luz pode variar de uma cena a outra. É melhor fazer um clique de teste primeiro e realizar os ajustes após ver os resultados.

Se estiver usando uma câmera compacta básica na rua, experimente utilizar um dos modos de cena da câmera como Paisagem Noturna. Esse tipo de configuração manterá o obturador aberto o suficiente para uma boa exposição. Mais uma vez, lembre-se de utilizar um tripé ou superfície estável ao clicar.

Se você está usando uma SLR digital ou algum tipo de câmera na qual possa controlar as configurações de exposição, dê um clique de teste em um dos modos semi-automáticos ou no modo manual. Verifique a imagem em seu visor e daí puxe sua abertura e/ou velocidade para buscar uma exposição que lhe satisfaça.

Enfim, obter um bom clique da iluminação de final de ano pode algumas vezes ser um desafio, mas pode também ser divertido e recompensador. Assim como tudo o mais em fotografia, estar preparado e praticar lhe levará ao seu melhor clique.

via Picture Correct

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Fernando

    Bom texto.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar