Fotografia de Espetáculos Teatrais 5/5 (1)

Quando comecei a fotografar profissionalmente, tive a oportunidade de cobrir algumas peças de teatro. Apesar de não ser a minha área de atuação atualmente, adquiri conhecimento através dessas experiências e gostaria de compartilhar com vocês.

Ao fazer a cobertura de um espetáculo teatral, é importante que o fotógrafo esteja familiarizado com a peça apresentada. Dessa forma, ele pode se preparar e imortalizar as cenas mais impactantes. Se possível, compareça aos últimos ensaios do elenco e aproveite para fazer alguns cliques, ou informe-se previamente com a direção do espetáculo para adquirir consciência sobre o tempo de duração, movimentação dos atores, mudanças de cenário e figurino e o que mais você julgar necessário. Comunicação é a chave.

Fotografia de Espetáculos Teatrais

Evite trabalhar com a câmera no modo automático, porque o esquema de iluminação costuma ser complicado nos espetáculos, que são projetados para o espectador, não para o fotógrafo, o qual costuma encontrar muitos desafios decorrentes das fortes sombras e iluminação intensa. Ao fotografar espetáculos em que os atores movimentam-se o tempo todo no palco, prefiro trabalhar com velocidades entre 1/100 e 1/200. Apesar de perder um pouco em termos de iluminação, eu opto por congelar os motivos e evitar borrões de movimento. Mas, como tudo na fotografia, isso não é uma regra e a utilização de velocidades baixas também podem resultar em efeitos maravilhosos, tanto do movimento corporal do ator quanto de seu figurino. O ISO acompanha a velocidade escolhida e varia entre 800 e 1600. Experimente bastante. Assim essas questões técnicas acabam ficando automáticas para o fotógrafo, que com o tempo começa a decorar as variações e percebe a necessidade de cada configuração de acordo com a situação em que se encontra.

Sempre procure novos ângulos para fotografar. Pode parecer óbvio, mas é muito fácil se distrair com a entrada e saída dos atores de ambos os lados e não explorar todo o espaço que o teatro oferece. Comece com as laterais, que são boas para capturar cenas em que poucos atores estão no palco. Os lugares mais altos, assim como os mais distantes, facilitam a captura de imagens de todo o palco. Por último, se você tiver a oportunidade de ficar entre a coxia (bastidores), aproveite para fotografar os atores individualmente conforme eles interagem, capturando suas expressões e a atmosfera de cada cena.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Marina Menezes

Marina Menezes é fotógrafa, blogueira, ensina a fazer comidas saudáveis no canal Cozinha da Mari e a retocar fotos com o Lightroom no canal Tutorial Lightroom do You Tube.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar