Home » Artigos » Artigos de opinião

A fotografia do ponto de vista de fotógrafos amadores 5/5 (1)

4 PERGUNTAS COM RESPOSTA  SOBRE O QUE É A FOTOGRAFIA DO PONTO DE VISTA DE VÁRIOS FOTÓGRAFOS AMADORES

Expressões Fotográficas publica neste artigo do Fotografia-DG uma FAQ de 4 perguntas com resposta efectuadas a fotógrafos amadores sobre  o que é a fotografia e ser fotógrafo.

Por uma questão de privacidade, todos os entrevistados pediram anonimato,  pelo que selecionou-se as 5 melhores respostas para a realização deste artigo de opinião. O intuito é servir de inspiração a novos fotógrafos e fornecer algumas dicas úteis a todos os que abraçam a fotografia com paixão.

Imagem Final

1 – O QUE É PARA SI A FOTOGRAFIA?

Para mim Fotografia, mais do que a “arte de pintar com a luz”, é:

[starlist]

  • PERSISTÊNCIA na obtenção do assunto a ser fotografado
  •  OBSERVAÇÃO sem um poder de observação intuitivo, o momento certo não aparece
  •  CRIATIVIDADE pois nem só de observação vive o fotógrafo. Por vezes haá que ser criativo na composição para se obter o resultado final desejado.
  •  TÉCNICA é sempre aconselhável saber o que se faz e como se deve fazer. Isso pode transformar uma imagem banal numa grande fotografia.
  •  DIFERENCIAÇÃO pois nenhum fotógrafo é igual. Toda a fotografia é uma imagem conseguida a partir da observação e interpretação que cada pessoa (fotógrafo ou não) faz de uma ssunto específico num momento específico.

[/starlist]

2 – A CÂMERA DIGITAL E O SMARTPHONE SÃO MITOS A ABATER?

Vou responder fazendo-lhe uma pergunta: Os dedos da mão são iguais? Não, não são, mas no fim todos interagem para um fim comum – fazer determinada acção. Para mim, fotografia é, acima de tudo, um exercício de paciência e observação. Claro que um equipamento topo de gama pode fazer a diferença no resultado final, mas se você não sabe ou não consegue ver não é o equipamento que vai fazer a diferença. Tudo tem de partir de você. Pois é vocÊ que vai interpretar um momento e deixar ao critério do espectador aquilo que você viu e como ele vai ver. Então, eu não acho que uma câmera digital ou smartphone produzam “olhares” diferenciados e menosprezados daquilo que você viu no momento e quer transmitir a quem vai ver o seu trabalho. Já o resultado final pode ditar que a utilização de uma câmera difgital ou smartphone é adulterar o príncipio básico da fotografia que é a “arte de pintar com a luz”, no sentido em que o resultado final, geralmente gravado como JPEG não vai imprimir o impacto que tem quando você fotografa em RAW utilizando o modo manual para controlar todo o processo de criação e edição de uma fotografia.

3 – O QUE VOCÊ ACHA DA EDIÇÃO DIGITAL?

A edição digital, quando utilizada com moderação pode conseguir resultados espantosos. Mas atenção, tudo o que é amsi, sobra. Isto quer dizer, que se uma fotografia não tem o impacto necessário para ser  exibida deve-se realçar certos aspectos da fotografia, como cores, iluminação, composição através de um novo reenquadramento. Quanto a efeitos, o HDR funciona bem em algumas fotos, efeitos retor e vintage funcionam bem em outras fotos e o monocromático (preto e branco) funciona quase sempre bem em todas as fotos. O que vocÊprecisa entender é que a edição digital não faz milagres numa foto, apenas realça o que a fotografia tem de melhor para prender mais a sua atenção.

4 – QUER DEIXAR AQUI ALGUMAS DICAS PARA TODOS AQUELES QUE COMEÇAM AGORA NA FOTOGRAFIA?

Ok. A primeira pergunta que você deve fazer a si próprio é que tipo de fotógrafo você quer ser: Fotógrafo de Moda, Foto-jornalista, Fotógrafo de paisagens, etc. A seguir, você deve decidir se vai investir ou não na fotografia, pois é um hobby ou uma profissão que requer mmuita disponibilidade finaceira e de tempo pessoal para aprimorar técnicas e desenvolver o chamado “poder de observação”. Se você quer investir a sério na fotografia, procure ler e ver o que outros fotógrafos fazem até encontrar o seu estilo. A internet, neste caso é um ótimo veiculo de informação. Crie uma página no facebook, uma conta numa galeria on-line e procure investir numa formação que vai-lhe alargar horizontes e aprimorar técnicas basicas e,acima de tudo, pegue na sua máquina, seja qual for  e pratique bastante.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Bem bacana.

  • Armando J Tanaka

    É certo que há mais amadores do que profissionais no mundo da fotografia, portanto gostei da matéria e proponho que tenha mais matérias para os amadores. Abçs.

  • Joao Diogo Baeeoso

    Eu já tenho uma página de fotografias no facebook a onde eu ponho as minhas fotos.
    http://www.facebook.com/byjdbfotografia

    É só visitarem e meter um gosto

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar